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O Audi R18 ultra, à esquerda, será pilotado pelo brasileiro Lucas Di Crassi | Divulgação/Audi
O Audi R18 ultra, à esquerda, será pilotado pelo brasileiro Lucas Di Crassi| Foto: Divulgação/Audi

Desempenho

Carro utiliza dois propulsores

Esse R18 é um híbrido que combina um motor elétrico na dianteira e um central movido a diesel. O motor a combustão é um 3.7 V6 multiválvulas, sobrealimentado e com injeção direta de combustível. Este motor produz mais de 510 cv de potência e 86,6kgfm de torque. Já o motor elétrico produz mais 204 cv. A classificação quattro é dada aos veículos Audi dotados de tração integral. No caso do R18, pelas regras do campeonato, a tração integral só pode atuar a partir dos 120km/h. Até essa velocidade a tração é traseira. A transmissão é de seis marchas. O bólido conta também com um sistema que aproveita a energia da frenagem, que fica acumulada em um flywheel.

  • O visual do bólido conta com enormes faróis situados nas caixas de roda dianteiras

A etapa brasileira do Campeonato Mundial de Endurance, também conhecida como as 6 Horas de Interlagos, que ocorre na próxima sexta-feira e sábado em São Paulo, reserva várias surpresas para os admiradores de velocidade. Uma delas é a chance de conhecer de perto o desempenho do híbrido Audi R18 e-tron quattro, que vem conquistando, entre outras provas, as 24 Horas de Le Mans. A outra é a estreia do brasileiro Lucas Di Grassi, que estará pilotando o Audi R18 ultra (tecnologia de construção leve).

Esta prova irá integrar o calendário da WEC pelos próximos cinco anos e tem como promotor o ex-campeão mundial de Fórmula 1, Emerson Fittipaldi. A Audi é a maior vencedora da história recente das 24 Horas de Le Mans, com 11 conquistas nas últimas 13 edições, e lidera o Mundial de Endurance com os pilotos Allan McNish e Tom Kristensen.

A carroceria do R18 é extremamente agressiva, a começar pelos enormes faróis situados nas caixas de roda dianteiras. Para garantir resistência e leveza, o carro tem algumas partes feitas em fibra de carbono e alumínio. O R18 e-tron quattro pesa 900kg. Na frente, o bólido conta com asa dianteira, seguida pelo compartimento que guarda um dos motores. Depois, vem o para-brisa, já que o habitáculo é fechado. Já as rodas de magnésio de 18 polegadas calçam pneus largos, com 36cm na dianteira e 37cm na traseira. Apesar disso, sua altura é mínima, apenas 1,03m. As demais medidas são 4,65m de comprimento e 2m de largura. O sobrenome e-tron pertence aos veículos elétricos da marca.

Programação da etapa brasileira do Campeonato Mundial de Endurance

Quinta-feira – 13 de setembro, 11h às 12h30 - Treino livre 1, 15h30 às 17h - Treino livre 2

Sexta-feira – 14 de setembro, 9h45 às 10h45 - Treino livre 3, 14h30 às 14h50 - Classificação - LMP1 e LMP2

Sábado – 15 de setembro, 8h às 8h20 - Warm-up, 12h às 18h - Corrida

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