A Fórmula 1 é um grande laboratório para os fabricantes automotivos. Da modalidade saem tecnologias aplicadas aos carros de passeio, na busca por melhores desempenho e consumo.
A Renault é uma que aproveita a experiência das pistas. A montadora lança uma nova família de motores, a 1.0 3-cilindros e 1.6 SCe Flex (Smart Control Efficiency), que passará a equipar toda a gama de veículos nacionais da marca.
Começa agora pelo Sandero e Logan e até o fim do mês estará disponível também no Duster e Oroch - apenas no 1.6. Em 2017, chegará aos futuros lançamentos Kwid (1.0) e Captur (1.6).
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A novidade traz o sistema ESM (sigla em inglês para Gerenciamento Inteligente de Energia). Trata-se de um mecanismo vindo da F1 que mantém o motor girando nas desacelerações, auxiliando o alternador a recuperar a energia dissipada, que depois será enviada à bateria.
O processo acontece sem que o carro consuma combustível. Já durante a aceleração, o alternador não precisará ‘roubar’ energia do motor para enviar à bateria.
É mais um ingrediente em prol da eficiência enérgica, que tem ainda a ajuda da direção eletrohidráulica assistida, dos pneus de baixa resistência ao rolamento, do óleo de viscosidade mais baixa e da redução de peso do motor em 20 kg (30 kg no 1.6), graças à adoção do bloco em alumínio.
Esse pacote faz o hatch e o sedã compactos serem até 19% mais econômicos na motorização 1.0 e até 21% na 1.6 em relação à linha anterior.
O propulsor mais forte conta ainda com o sistema stop-start, que desliga o veículo automaticamente em paradas rápidas, como semáforos e cruzamentos. O motor 1.0 tricilíndrico rende 79/82 cv e 10,2/10,5 kgfm (gasolina/etanol), enquanto o 1.6 4-cilindros gera 115/118 cv e 14,5/15,5 kgfm.
Consumo
O Sandero 1.0 recebeu nota A do Inmetro, com médias de 9,5/ 14,2 km/l na cidade e 9,6/ 14,1 km/l na estrada (etanol/ gasolina). O modelo anterior fazia na cidade 12,6 km/l com gasolina.
Já o 1.6 faz 8,6/ 12,8 km/l e 9,2/ 13,4 km/l (e/g) nos ciclos urbano e rodoviário, respectivamente.
A transmissão é sempre manual de cinco velocidades, sendo que na configuração 1.6 há como opcional o câmbio automatizado Easy’R, que agora vem acompanhado dos controles de estabilidade e de tração e do assistente de partida em rampas, ao custo adicional de R$ 3.350.
Por enquanto, os dispositivos de segurança são itens exclusivos da transmissão automatizada. De acordo com a Renault, o assistente em rampa resolve uma crítica recorrente do clientes sobre o recuo que o carro dava nas paradas em subidas. A marca estuda levar o módulo para outros modelos, como também oferecer o Easy’R associado ao motor 1.0.
A versão Authentique trazem de série ar-condicionado; direção eletrohidráulica e vidros dianteiros elétricos. A Expression inclui vidros dianteiros com função um-toque; som com CD/ MP3/Bluetooth; computador de bordo; retrovisor e maçanetas na cor da carroceria; e luz no porta-malas.
Série Vibe
A Renault também retomou a série limitada Vibe, que virá com o motor 1.0 3-cilindros e um design diferenciado para atrair o público mais jovem.
Baseado na versão Expression, vem de fábrica com faróis de neblina; sensor de ré; retrovisores elétricos; lanternas brancas com máscaras negras; rodas de liga aro 15; alto-falantes com bordas em led; e elementos com acabamento em azul.
O pacote já inclui a central multimídia Media NAV 2.0, que é opcional no restante da linha.
Retomadas e ultrapassagens ficam mais ágeis com o novo motor 1.0 3-cilindros
- Renyere trovão
A nova família de motores SCe tem como objetivo principal melhorar a eficiência energética dos modelos da Renault para atender aos novos parâmetros energéticos do Inovar-Auto.
Tivemos a oportunidade de rodar pelas ruas e rodovias de Curitiba no Sandero 1.0 3-cilindros - a opção 1.6 não estava disponível para o test drive. E de cara é visível o ganho de aceleração em relação ao antigo 1.0 4-cilindros.
Cerca de 90% do torque máximo (10,5 kgfm) já é entregue a 2.000 rpm, graças ao duplo comando de válvulas variável, um número 15% superior ao antecessor, segundo a Renault.
Traduzindo, o Sandero ficou mais ágil, com respostas imediatas do acelerador, especialmente nas saídas de semáforos. E na estrada, notamos o ganho durante as ultrapassagens.
Conforme dados da montadora, as retomadas são até 6% mais rápidas (80 a 120 km/h em 14,1 seg). Além disso, a aceleração de 0 a 100km/h está 8% melhor, com a marca de 13,0 s (etanol).
O 1.0 SCe é ainda mais potente que o seu antecessor. O motor gera 79/ 82 cv (g/e) – 2 cv a mais que o antigo quatro cilindros seja qual for o combustível.
Já o motor 1.6 SCe fez a potência subir de 106 cv para 118 cv, com etanol, um ganho de 11,3%. Com gasolina, o salto foi de 98 cv para 115 cv, um aumento de 17,3%. O torque também é maior: 16,0 kgfm.
Números da Renault apontam que o Sandero acelera de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos (ganho de 3,7s em relação ao antigo motor). A retomada de 60 a 100km/h está quase 4 segundos mais ágil (9,2s).
No Duster e Oroch, o 1.6 SCe oferece 118 cv/ 120 cv (g/e), com torque de 16,2 kgfm. A melhora de potência e torque é resultado de uma nova calibração da nova central eletrônica e um trabalho no coletor de escapamento. O SUV compacto parte de R$ 69.200 e a picape, de R$ 69.620.
A família SCe foi desenvolvida pela Renault Tecnologia Américas (RTA) e produzida no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais. Será usada globalmente por meio da Aliança Renault-Nissan, inclusive na nova geração do March.
Quanto custa?
SANDERO
1.0 SCe Authentique
R$ 42.700
Direção eletrohidráulica, ar-condicionado, indicador de troca de marcha e vidros elétricos dianteiros
1.0 SCe Expression
R$ 44.950
Agrega vidros elétricos dianteiro com um toque, sistema de som com CD/ MP3/ bluetooth, computador de bordo, luz no porta-malas e retrovisor e maçanetas na cor da carroceria.
1.0 SCe Vibe
R$ 47.100
Incorpora faróis de neblina, sensor de ré, retrovisores elétricos e na cor preta, lanternas com máscaras negras, central multimídia MediaNav com navegador por GPS, rodas de liga leve aro 15, alto-falantes com bordas em led e elementos com acabamento em azul.
1.6 SCe Expression
R$ 49.770
Idem do 1.0 Expression, além de central multimídia MediaNav com navegador por GPS e start-stop.
1.6 SCe Expression Easy’R
R$ 54.420
Agrega câmbio automatizado com troca sequencial, controles de tração e de estabilidade, sensor de ré e assistente de arrancada em subida.
1.6 SCe Dynamique
R$ 53.500
Idem ao 1.6 Expression, além de retrovisores elétricos, vidros elétricos traseiros com um toque, piloto automático, volante em couro, rodas de liga aro 15 e faróis de neblina.
1.6 SCe Dynamique Easy’R
R$ 58.550
Agrega câmbio automatizado com troca sequencial, controles de tração e de estabilidade, sensor de ré e assistente de rampa.
1.6 SCe GT Line
R$ 54.620
Idem ao 1.6 Dynamique (sem o piloto automático), além de central multimídia MediaNav com navegador por GPS, ar-condicionado automático, indicador de temperatura externa e rodas de liga aro 16.
1.6 SCe Stepway
R$ 59.720
Idem ao 1.6 GT Line (sem rodas de liga), além piloto automático, barras longitudinais de teto e suspensão elevada.
1.6 SCe Stepway Easy’R
R$ 63.070
Acrescenta câmbio automatizado com troca sequencial, controles de tração e de estabilidade, sensor de ré e assistente de arrancada em rampa.
RS 2.0
R$ 62.500
Idem ao 1.6 GT Line (sem o strat-stop), além de banco esportivo, controles de tração e de estabilidade.
LOGAN
1.0 SCe Authentique
R$ 46.300
Idem ao Sandero 1.0 Authentique.
1.0 SCe Expression
R$ 48.200
Idem ao Sandero 1.0 Expression.
1.6 SCe Expression
R$ 52.750
Idem ao Sandero 1.6 Expression.
1.6 SCe Expression Easy’R
R$ 57.350
Idem ao Sandero 1.0 Expression Easy’R.
1.6 SCE Dynamique
R$ 56.400
Idem ao Sandero 1.6 Dynamique.
1.6 SCe Dynamique Easy’R
R$ 61.400
Idem ao Sandero 1.6 Dynamique Easy’R.
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