• Carregando...

Na semana passada, mais uma turma da Escola de Trânsito de Araucária, na Grande Curitiba, concluiu os cursos de direção defensiva e primeiros socorros para renovação da carteira. Foram 15 horas de estudos e os motoristas que optaram por freqüentar os cursos garantem que as três manhãs passadas no local não foram perdidas. "Valeu a pena, pois o instrutor me ensinou como devo proceder em caso de acidente. Antes, eu até poderia prejudicar uma vítima", conta o autônomo Durvalino de Oliveira, 48 anos, habilitado há 28 anos. "Além disso, a gente aprende que deve ter paciência no trânsito e tomar cuidado com a sinalização e preferenciais", acrescenta o lavrador Cláudio Caja, 46 anos e que dirige há 23 anos.

Assim como Cláudio Caja e Durvalino de Oliveira, a partir da próxima terça-feira, os motoristas de Curitiba, São José dos Pinhais e Colombo – habilitados antes de 1998 – terão que fazer os cursos de Primeiros Socorros e Direção Defensiva antes de renovar a carteira. Essa exigência atinge apenas os motoristas mais antigos porque as disciplinas já são ministradas obrigatoriamente aos candidatos a condutor desde 21 de janeiro de 1998, quando entrou em vigor o Código de Trânsito Brasileiro.

O Detran-PR vem implantando gradativamente a exigência desde o início do ano. Os primeiros municípios a oferecerem os cursos foram Campo Largo e Araucária. Na semana passada, Ponta Grossa, Irati, Carambeí, Castro e Imbituva também tiveram que se adaptar a nova medida. Até o dia 8 de maio, será a vez da Lapa, União da Vitória, São Mateus do Sul, Rio Negro, Paranaguá e Guaratuba. Até agosto, todos os municípios do estado deverão estar enquadrados.

Opções

Maria Aparecida Farias, coordenadora de Habilitação do Detran-PR, explica que os motorista têm duas opções para cumprir a exigência. A primeira é fazer as 15 horas dos cursos nos Centros de Formação de Condutores (CFCs). A segunda é estudar sozinho o conteúdo dos cursos de direção defensiva e primeiros socorros, cujas informações estão no site (www.pr.gov.br/detran). Neste caso, a pessoa terá que fazer uma prova gratuita no Detran-PR. É obrigatório acertar 70% das 30 questões.

Serviço: Mais informações, inclusive para obter a lista dos centros de formação de condutores autorizados a ministrar os cursos, podem ser obtidas pelo telefone 0800-6437373.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]