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 | Henry Milleo / Gazeta do Povo
| Foto: Henry Milleo / Gazeta do Povo

Na situação econômica atual analisar em que gastar cada centavo, seja em novas compras ou simplesmente pagar contas, tornou-se rotina para boa parte da população. Na hora de adquirir ou trocar de carro não é diferente. Afinal, o que vale a pena quando se leva em consideração a mesma média de preço: um carro zero km básico ou um seminovo mais equipado?

Numa pesquisa rápida nota-se que um veículo de entrada chega a figura na mesma faixa de preço de um usado de categoria superior. O Fiat Palio Attractive 1.0 novo, por exemplo, sai por R$ 39.410. Já com R$ 38.810, segundo a tabela Fipe, dá para levar um Linea Essence 1.8, ano 2013, mais espaçoso e potente.

E com a vantagem ainda de trazer equipamentos valorizados pelo consumidor, mas que nem sempre estão disponíveis num zero km mais acessível. “Ar-condicionado e direção hidráulica estão entre os itens que os clientes mais buscam nos carros”, revela Maurílio Pinheiro, gerente comercial da Ricci Automóveis, na capital.

Compra a crédito

Quanto à forma de pagamento, a mais procurada ainda é a aquisição a crédito. Porém, outros métodos têm despertado o interesse do cliente para fugir dos juros, que podem alcançar 1,99% ao mês.

“O financiamento é praticado em 80% de nossas vendas, mas sentimos uma redução nos últimos meses, pois o consumidor tem optado por adquirir o automóvel via carta de crédito e pagamentos à vista”, salienta o gerente.

No atual panorama de incertezas, quem puder optar por outra maneira e evitar o financiamento, sem dúvida, estará no caminho certo

Valter Pereira Francisco Filhocoordenador do curso de Economia da FAE.

A menor procura pelo parcelamento é confirmada pelo Cetip, empresa que opera informações sobre esse tipo de crédito. Nos sete primeiros meses do ano os paranaenses financiaram 149 mil usados, ou 3,3% a menos que no mesmo período de 2014. No caso dos veículos novos, a retração da modalidade de janeiro a julho foi ainda maior: 39,1% (59 mil carros).

Pagar à vista continua sendo a melhor e a mais aconselhável maneira para compra, orienta o coordenador do curso de Economia da FAE, Valter Pereira Francisco Filho. “No atual panorama de incertezas, quem puder optar por outra maneira e evitar o financiamento, sem dúvida, estará no caminho certo.”

Aquecido

A crise fez ressurgir o mercado de seminovos, que desde o ano passado vem mostrando força. Conforme a Assovepar - associação que reúne as revendas de usados no Paraná - em 2015 (até julho) foram comercializadas 552.872 unidades entre automóveis leves, o que representa um aumento de 5,5% nas vendas comparado ao mesmo período de 2014.

Para o presidente da entidade, Antonio Gilberto Deggerone, o momento do mercado é favorável. “Os números são satisfatórios e acompanhamos o cenário nacional. Seguimos em frente em busca de qualificação e capacitação para melhorar o setor de usados a cada dia.”

Confira abaixo modelos básicos zero km e seminovos completos com preços equivalentes:

R$ 37,5 mil

VW GOL 1.6 TRENDLINE 0KM

Apesar da motorização mais forte, a versão Trendeline entrega pouco em equipamentos: apenas aviso de faróis acesos e vidros dianteiros elétricos como destaque .

Direção hidráulica, ar-condicionado e sistema de som só no pacote opcional que acresce quase R$ 6 mil.
Motor 1.0:
76 cv. Porta-malas: 285 l.

R$ 36 mil

VW VOYAGE 1.6 I-MOTION 2014

Além de oferecer espaços interno e porta-malas maiores que os do Gol, o sedã vem com direção hidráulica, computador de bordo, trio elétrico, ar-condicionado e câmbio automatizado.
Motor 1.6
: 104 cv. Porta-malas: 480 l.
Outras opções
: CrossFox 1.6 2012 (R$ 38,3 mil) e SpaceFox 1.6 Highline 2012 (R$ 36,5 mil).


R$ 39,4 mil

FIAT PALIO 1.0 ATTRACTIVE 0km

São de série direção hidráulica, vidros (dianteiros) e travas elétricos, ar-condicionado, computador de bordo, chave canivete com telecomando e encosto de cabeça para todos os ocupantes.
Motor 1.0
: 75 cv. Porta-malas: 290 l.




R$ 38,8 mil

FIAT LINEA ESSENCE 1.8 2013

O sedã tem o dobro da potência do Palio e mais espaço no porta-malas. Também vem com itens ausentes no hatch, como som MP3, alarme, faróis de neblina, volante com ajuste de altura e distância e vidros elétricos nas quatro portas.
Motor 1.8
: 132 cv. Porta-malas: 500 l.
Outras opções
: Punto 1.6 Essence Dualogic 2013 (R$ 38,1 mil) e Idea 1.6 Adventure 2012. (R$ 37,5 mil).

R$ 39.4 mil

FORD KA 1.0 SE 0KM

A lista de série com direção elétrica, ar-condicionado, vidros (dianteiros), trava e abertura do porta-malas elétricos , sistema de som com USB e bluetooth e chave canivete com controle remoto.
Motor 1.0
: 85 cv. Porta-malas: 257 l.



R$ 40,2 mil

FOCUS 1.6 SE 2013

O hatch médio oferece nesta versão faróis de neblina, sistema para fixação de cadeira infantil, sensor de estacionamento, piloto automático, bancos em couro e volante multifuncional.
Motor 1.6:
135 cv. Porta-malas: 316 l.
Outras opções:
EcoSport 1.6 Freestyle 2012 (R$ 41,3 mil) e New Fiesta 1.6 Powershift (R$ 40,6 mil).


R$ 37,8 mil

GM ONIX 1.0 LS 0km

O acabamento de entrada do hatch oferece direção hidráulica com regulagem de altura, freios com EBD e ar-condicionado. Já vidros, retrovisores e trava elétricos, além do alarme não estão disponível bem como opcional, apenas a partir da versão LT (R$ 41,6 mil), enquanto o sistema de som passa a vir de série na 1.0 Seleção (R$ 44,4 mil).

Motor 1.0: 80 cv. Porta-malas: 280 l.

R$ 37,3 mil

GM COBALT 1.8 LT 2013

O sedã compacto vem com computador de bordo, alarme e vidros elétricos dianteiros. E tem o maior porta-malas da categoria, além de acomodar os ocupantes com folga, graças ao entre-eixos de 2,62 m.

Motor 1.8: 108 cv. Porta-malas: 563 l.

Outras opções: Sonic HB 1.6 LTZ 2012 (R$ 37,3 mil) e Prisma 1.4 LT 2013 (R$ 37,3 mil).

R$ 38,6 mil

HYUNDAI HB20 1.0 Comfort 0km

Um dos modelos mais vendidos no país vem de fábrica com direção hidráulica, ar-condicionado, volante multifuncional, sistema de som com bluetooth, computador de bordo, sistema Isofix para a fixação de cadeira infantil.

Motor 1.0: 80 cv. Porta-malas: 300 l.



R$ 40,2 mil

HYUNDAI i30 2.0 2012

Com um aporte de R$ 1,6 mil é possível subir para o hatch médio, que entrega motor bem mais potente e mais itens de série, como faróis de neblina, retrovisores elétricos com rebatimento automático, sensores de iluminação e de chuva e porta-luvas refrigerado.

Motor 2.0: 145 cv. Porta-malas: 340 l.

Outras opções: Tucson 2.0 2011 (R$ 39,2 mil) e HB20 Comfort Style 2014 (R$ 40,1 mil).

R$ 40.060

RENAULT SANDERO 1.0 EXPRESSION 0km

Esta é a versão mais completa na motorização 1.0. Vem de série com ar-condicionado, vidros e travas elétricos, alarme, computador de bordo e sistema de som. A básica Authentique traz apenas o ar-condicionado.

Motor 1.0: 80 cv. Porta-malas: 320 l.



R$ 41,1 mil

RENAULT FLUENCE 2.0 DYNAMIQUE 2012

O sedã médio entrega um bloco mais vigoroso e o dobro de torque. Tem direção elétrica, airbags laterais, volante multifuncional, sensores de iluminação e chuva, faróis de neblina, som com bluetooth e ar digital de duas zonas.

Motor 2.0: 143 cv. Porta-malas: 530 l.

Outras opções: Duster 1.6 2012 (R$ 40,6 mil) e Logan 1.6 Dynamique 2014 (R$ 40 mil).

Depreciação é menor no modelo usado

Para quem pensa em abrir mão do zero km e buscar um seminovo, saiba que há algumas vantagens quando os modelos estão situados na mesma faixa de preço. Além ser mais completo e entregar mais espaço e motor, o usado possui uma depreciação menor, fator importante na hora da revenda.

Segundo Willen Haus, gerente de veículos seminovos da Ford Slaviero, a perda de valor do carro novo é maior, por isso é um ponto que deve ser levado em consideração na hora da escolha. No primeiro ano de uso do veículo, a depreciação gira entre 13% a 20%, enquanto que a partir do segundo ano,a variação no preço cai para 3% a 8%.

O seminovo também tem a vantagem de possuir a garantia de fábrica, uma vez que as montadoras oferecem um período de 3 a 5 anos para este benefício. A evolução de um segmento para outro é evidenciado.

Dicas na hora da compra

Veja os cuidados para não ter dor de cabeça:

  • Documentos em dia: Verifique se a documentação do carro está em dia. No caso de lojas independentes, veja se consta na relação de associados da Assovepar (clique aqui). Solicite o número do Renavam e faça uma consulta no Detran ( IPVA, DPVAT e multas). Peça o laudo técnico da perícia do carro, que é feito pelas revendas.
  • Mecânica e revisão: Confira no manual se foram feitas todas as revisões. Se possível, leve um mecânico para dar uma olhada no estado do automóvel. Diferenças no tom da pintura indicam que ele foi batido. As lojas devem oferecer no mínimo três meses de garantia para problemas de motor e câmbio.
  • Quilometragem: Carros entre 10 mil a 50 mil km têm a vantagem de estar na garantia de fábrica. Acima disso, é provável que peças da suspensão e pneus apresentem desgastes e exijam a troca.
  • Dê uma volta antes: Rodar com um seminovo antes da aquisição é uma maneira de saber se ele é tão bom na prática quanto na aparência. Colocar a família dentro do carro, verificar o tamanho do porta-malas, checar o funcionamento dos itens de conforto, como ar-condicionado, e sentir o motor são maneiras de escolher o carro que se encaixe às suas necessidades. Caso o modelo tenha sido descontinuado, pesquise a disponibilidade de peças e o valor do seguro.
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