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A apresentação do Jaguar XE à imprensa brasileira ocorreu no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera. | Renyere Trovão/Gazeta do Povo
A apresentação do Jaguar XE à imprensa brasileira ocorreu no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera.| Foto: Renyere Trovão/Gazeta do Povo

Em setembro de 2014 a Jaguar apresentou ao mundo o novo sedã de entrada da marca, o XE. O evento em Londres, ocorrido em um palco flutuante no rio Tamisa, contou com a participação de celebridades e shows de luzes e pirotecnia. Teve até helicóptero trazendo a estrela da festa.

A apresentação do Jaguar XE à imprensa brasileira ocorreu no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera. Renyere Trovão

A suntuosa avant-première não foi por acaso. Eleito o carro mais bonito do Salão de Paris 2014, o modelo é a principal aposta da marca inglesa para demarcar território em importantes mercados do planeta, entre eles o brasileiro.

Nesta semana, a Jaguar Land Rover mostrou o carro à imprensa nacional, divulgando os preços e iniciando a pré-venda. As primeiras unidades começam a ser entregues em outubro, com preços que variam de R$ 169,9 mil na versão de entrada, com motor 2.0, de 240 cv e 34,6 kgfm de torque, a R$ 299,9 mil na 3.0 V6, de 340 cv e 45,9 kgfm.

A novidade irá brigar com BMW Série 3, Mercedes-Benz Classe C e Audi A5, os donos do pedaço no segmento de sedã médio premium.

Versões e preços do Jaguar XE

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Visualmente, o XE segue os demais modelos da marca, valorizando traços esportivos. Os faróis são ligeiramente mais afilados do que os do XF, sedã posicionado logo acima. Já a traseira traz uma inspiração no F-Type, que também empresta o desenho do volante.

Mas o principal presente recebido do esportivo de R$ 426 mil é motor mais potente, capaz de levar o XE de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos.

Já o propulsor menos nervoso é compartilhado do Land Rover Evoque e empurra o sedã de 0 a 100 km/h em 6,8 s. Ambos alcançam 250 km/h de velocidade máxima (controlada eletronicamente). O câmbio automático de 8 velocidades que equipam as versões também é da linhagem do F-Type.

AVALIAÇÃO: Confira o desempenho do Jaguar XE

A porta de entrada da Jaguar traz um farta lista de equipamentos de série. Destaque para a tela sensível ao toque de 8 polegadas, borboletas para troca de marcha no volante, sistema start-stop (desliga o motor em paradas rápidas no trânsito) e faróis de xenônio.

Fabricação nacional

A meta da fabricante inglesa é emplacar cerca de 600 unidades por ano no Brasil – de 150 a 200 até o fim de 2015. Apesar de a diretoria brasileira da Jaguar não adiantar informações durante a apresentação do modelo em São Paulo, é grande a possibilidade de o sedã ser montado no Brasil, ao lado do Discovery Sport, que tem previsão para sair da futura fábrica de Itatiaia (RJ) em 2016, com um índice de nacionalização de 30% a 40% num primeiro momento, subindo para 60% posteriormente.

O presidente da Jaguar Land Rover Brasil (JLR), Terry Hill, disse que o foco agora é garantir a qualidade de produção do utilitário esportivo. “A fábrica está quase pronta, por isso temos de nos concentrar no Discovery Sport. E também há outros produtos a caminho do Brasil. Vamos avaliar (a produção nacional) no momento certo”, despistou o executivo. Um dos modelos que virão em 2016 é o crossover F-Pace, que chegaria para brigar com Porsche Macan e BMW X4.

Euro Import

No Paraná, a Euro Import já faz o cadastro dos clientes interessados pelo XE. A reserva deve ser feita diretamente nas lojas ou por telefone (consulte aqui).

Neste primeiro momento, o XE não estará disponível para o público que quiser conhecê-lo pessoalmente. As primeiras unidades para exibição no showroom chegam até a metade de setembro, enquanto que os carros para test drive somente no fim da segunda quinzena. “Em setembro também vamos fazer uma ação com 300 clientes no autódromo Velo Cittá (Mogi Guaçu/SP) e outras duas em São Paulo, sendo em outubro”, adiantou Ruben Barbosa, diretor de vendas da JLR Brasil.

*Jornalista viajou a convite da Jaguar Land Rover Brasil

Revisão e seguro

Veja algumas vantagens para a aquisição do Jaguar XE:

Seguro auto

A Jaguar oferece um plano de seguro de lançamento do XE, com preços a partir de R$ 3.910 ao ano, dependendo do perfil do proprietário. O valor promocional se estende até o fim do ano, podendo ser prorrogado.

Revisão preço fixo

O XE possui um plano de três anos de revisões básicas pelo custo anual de R$ 900, incluindo a mão de obra. As revisões incluem troca de óleo, filtro de óleo, filtro de ar, filtro de combustível e fluido de freio.

Programa Acess 1

O plano de financiamento da Jaguar prevê a recompra garantida do veículo após 24 meses, por um valor mínimo garantido. Com o Access, é possível pagar a partir de apenas 20% de entrada na compra do veículo novo. O saldo restante pode ser dividido em 23 prestações fixas, com o pagamento de 50% do valor do veículo na última parcela, com garantia de recompra pelo concessionário após dois anos.

Programa Acess 2

O cliente também pode usar o valor da quitação de 50% na última parcelapara dar entrada em qualquer modelo da Jaguar Land Rover. Caso utilize o plano de financiamento Access na compra do XE, o plano de revisão já vem incluído.

Concorrência

Compare o XE com os principais rivais:

Jaguar XE e XE S

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Divulgação/ Jaguar
Motor 2.0 turbo e
3.0 V6 Supercharger
Potência/ torque 240 cv/ 24,5 kgfm e 340 cv/ 34,6 kgfm
Câmbio AT (8M)
Dimensões 4,67 m (C), 2,83 m (EE), 1,85 m (L) e 1,41 (A)
Velocidade máxima 250 km/h
0 a 100 km/h 6, 8s (2.0) e 5,1s (3.0)
Porta-malas 455 l
Preço R$ 169,9 mil (XE) e R$ 299 mil (XE S)

BMW Serie 320i e 328i

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Divulgação
Motor 2.0 turboflex
Potência/torque 184 cv/ 27,5 kgfm (320i) e 245 cv/ 35,7 kgfm (328i)
Câmbio AT (8M)
Dimensões 4,82 m (C), 2,92 m (EE), 1,82 m (L) e 1,50 (A)
Velocidade máxima 229 km/h (320 i) e 250 km/h (328i)
0 a 100 km/h 7.9s (320i) e 6,1s (328i)
Porta-malas 520 l
Preços R$ 173,5 mil (320i) e R$ 221,5 mil (328i)

MB Classe C200 e C250

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Divulgação / Mercedes-Benz

Motor 2.0 turbo
Potência/ torque 184 cv/ 30,6 kgfm e 211 cv/35,7 kgfm
Câmbio AT (7M)
Dimensões 4,59 m (C), 2,76 m (EE), 1,77 m (L)e 1,40 m (A)
Veocidade máxima 235 km/h (C200) e 250 km/h (C250)
0 a 100 km/h 7,3s (C200) e 6,6s (C250)
Porta-malas 480 cv
Preços R$ 159,9 mil (C200) e R$ 195,5 mil (C250)

Audi A5

Motor 1.8 e 2.0 turbo
Potência/ torque 170 cv / 32,6 kgfm e 225 cv/ 35,7 kgfm
Câmbio CVT e ATM (7M)
Dimensões 4,71 m (C), 2,81 m (EE), 1,85 (L) e 1,39 m (A)
Velocidade máxima 220 km/h (1.8) e 240 cv (2.0)
0 a 100 km/h 8,4s (1.8) e 6,4s (2.0)
Porta-malas 480 l (1.8) e 455 l (2.0)
Preços R$ 156 mil (1.8) e R$ 223 mil (2.0)
AT: câmbio automático. ATM: câmbio automatizado com dupla embreagem. (C): comprimento.
(EE): entreixos. (L): largura). (A): altura.
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