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O E350 Coupé traz faróis bipartidos retangulares e LEDs em formato de “L” deitado se destacam nas extremidades do para-choque | Fotos: Divulgação/KM77
O E350 Coupé traz faróis bipartidos retangulares e LEDs em formato de “L” deitado se destacam nas extremidades do para-choque| Foto: Fotos: Divulgação/KM77

Avaliação

Condução rápida e divertida

Ir de 0 a 100 km/h em apenas 6,4 segundos resume bem o que o V6 de 272 cv do E350 Coupé é capaz de fazer. É só pisar no acelerador com vontade que a frente salta. No curto trajeto do teste drive improvisado pela Mercedes-Benz no trecho sul do Rodoanel, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, o carro se mostrou rápido e realmente mais divertido de guiar do que a versão sedã . O câmbio automático de sete marchas trabalha ao máximo a elasticidade do motor e mesmo com a solicitação de troca do condutor é o carro que decide a melhor hora de fazer a mudança de velocidade. O ronco do V6 invade a cabine e a velocidade aumenta rapidamente.

O motorista pode optar entre dois modos de condução, Conforto e Esportivo, o que oferece diferentes ajustes da suspensão, resposta do acelerador e pontos de mudança de marcha. O motivo: garantir o melhor aproveitamento do propulsor. Ao chegar na curva, o carro se mantém na linha e a qualquer sinal de escapada, o controle de estabilidade entra em ação.

Saiba mais

Projetado para "voar", o E350 Coupé oferece conforto e estabilidade graças à suspensão com controle adaptativo do amortecimento.

Manobra

O conjunto de recursos que auxilia na manobra do carro também conta com um sistema de câmera traseira para marcha à ré. A imagem é gerada na tela de sete polegadas embutida no alto do console central.

Interativo

O conjunto de áudio e vídeo, com rádio CD/DVD, traz conexão bluetooth, entrada auxiliar no porta-luvas e sistema viva-voz.

Requinte

Para compor o ambiente sofisticado da cabine, na lateral das portas a iluminação é com filetes de fibra ótica.

Cupês

A Mercedes-Benz tem outras duas opções de cupê na sua gama brasileira: o CLC 200 K, um cupê médio duas portas, avaliado em R$ 142 mil, e o CLS, de quatro portas, no valor de R$ 319.300.

E500 Coupé

A Mercedes-Benz anunciou que também trará para o Brasil no início de 2010 o E500 Coupé. O modelo virá na versão de acabamento Avantgarde, equipado com motor 5.5 V8 de 388 cv e 54 kgfm de torque. O preço deve ficar acima dos R$ 300 mil e será vendido apenas sob encomenda.

  • Requinte interno: volante em três raios multifuncional e acabamento emborrachado com detalhes em alumínio
  • O quadro de instrumentos com elementos circulares segue a proposta
  • A xícara no visor avisa o momento de parar para descansar
  • Teto panorâmico deixa o ambiente interno agradável
  • A ausência da coluna central, os vincos laterais mais pro­­nunciados e o cai­­mento do teto realçam a espor­­tividade do carro
  • Veja ficha técnica do Classe E350 Coupé

São Bernardo do Campo (SP) - Enquanto muitas marcas de carros demoram até um ano para trazer seus lançamentos globais para o Brasil – alguns modelos sequer de­­sembarcam aqui –, a Mercedes-Benz se destaca pela rapidez em oferecer seus produtos aos consumidores brasileiros. O novo Classe E Coupé, já disponível nas concessionárias da marca, é mais um exemplo. O esportivo de luxo chega ao mercado nacional três meses após estrear na Europa. A versão é a E350, equipada com o motor 3.5 V6, de 272 cavalos de potência. Com o preço de R$ 285 mil, está situada entre o sedã "básico", que parte de R$ 269.900, e a Avant­garde, que custa R$ 299.900.

Substituto do CLK , o E350 oficialmente tem apenas dois concorrentes no país: o Audi A5 – motor 3.2 V6, de 269 cv (R$ 255 mil) – e o BMW Série 3 – motor 2.5 V6, de 218 cv (R$ 234 mil). Por isso, a marca da estrela de três pontas aposta no sucesso de vendas do modelo. A projeção é de 50 unidades até o fim do ano ou 16 por mês, um número audacioso, considerando o valor do carro.

Independentemente da concorrência, o médio-grande da Mer­cedes ofe­rece conteúdo de sé­­rie so­­fis­ti­cado para atrair os brasileiros endinheirados. Nesse segmento, onde os itens de segurança pe­­­­­­sam na compra, o pacote do E350 é ge­ne­roso. São sete air bags – du­­plos frontais, laterais, do tipo cortina e para os joelhos do motorista –; freios com ABS, EBD (dis­­tri­­bui­dor eletrônico de frenagem) e assistente de emergência e controles eletrônicos de estabilidade e de tração, que corrigem pequenas falhas em uma curva mal feita ou contornada em velocidade acima da ideal, evitando derrapagens e melhorando as frenagens, além dos faróis bixenônio que se adaptam às condições do tráfego e reagem automaticamente para evitar o ofuscamento dos outros motoristas.

Mas o que chama a atenção são os inúmeros recursos eletrônicos que auxiliam na condução do mo­torista. O Adaptive Highbeam Assist, por exemplo, usa uma câ­­mera no para-brisa para reconhecer o tráfego contrário e os freios aproximam as pastilhas dos discos para mantê-los sempre secos durante a chuva. Já o Atten­­tion As­­sist monitora o comportamento do condutor, especialmente em viagens longas. Se este apresentar cansaço, o desenho de uma xícara de café aparece no quadro de instrumentos, sugerindo parar o carro para um breve descanso. O dispositivo também é capaz de ler placas de trânsito que alertam sobre limites de velocidade e indicação de curvas.

Tem ainda o Parktronic. Por meio de sensores, o sistema mede o tamanho da vaga onde se deseja estacionar o veículo e exibe no painel o esterçamento necessário do volante na manobra.

Não bastasse a fartura eletrônica, o cliente também desfruta de um acabamento interno estilo "primeira classe". O painel é igual ao do sedã, com exceção do volante de três raios, no lugar do de quatro. Há regulagens elétricas dos assentos dianteiros e para acessar o as­­sento traseiro; couro nos bancos; computador de bordo repleto de funções; controle de cruzeiro; sensores de chuva, de luminosidade; teto panorâmico; e um sistema CD/DVD, com oito alto-falantes e me­­mória interna de 4 GB para armazenar músicas.

Para embalar todo esse refinamento, os mesmos traços externos já conhecidos da versão sedã, só que com um design esportivo. Os vincos laterais são mais pronunciados e a linha de cintura alta, deixa as janelas me­­nores. A caída do teto, típica dos cu­­pês, forma uma traseira mais curta. Destaque para a ausência da coluna central "B" (que divide as ja­nelas dianteiras e traseiras). Na frente, os faróis bipartidos e retangulares seguem a nova identidade visual da marca. O para-choque ganhou um filete de LEDs em formato de "L" deitado, fixados dentro de duas tomadas de ar menores nas extremidades. As rodas contam com cinco raios e são de 17 polegadas.

Sob o capô, o mesmo propulsor do sedã. A potência de 272 cv aos 6.000 rpm, com torque máximo de 35,7 kgfm, disponíveis a partir dos 2.400 giros, levam o esportivo de 0 a 100 km/h em apenas 6,4 segundos, atingindo uma velocidade máxima de 250 km/h. O mo­­tor é acoplado a um câmbio automático se­­quencial de sete ve­­lo­­cidades (7G-Tronic), com a opção de trocas manuais por meio de hastes atrás do volante. Segundo a Mer­­­cedes, o E350 faz até 11 km/l em consumo misto (cidade/es­­trada).

O jornalista viajou a convite da Mercedes-Benz.

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