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Faróis escurecidos, apliques em preto e rodas maiores, além do estepe na tampa traseira, compõem o figurino 'fora de estrada' da Activ | Divulgação
Faróis escurecidos, apliques em preto e rodas maiores, além do estepe na tampa traseira, compõem o figurino 'fora de estrada' da Activ| Foto: Divulgação

Novo câmbio é eficiente, mas não evita gritaria do motor 1.8

A Chevrolet manteve na Activ o mesmo motor da Spin tradicional, porém adicionou a nova transmissão automática de seis velocidades de segunda geração (GF6-2), já usada pelo Onix e Cruze.

As trocas de marchas, segundo a marca, ficaram até 50% mais rápidas e possibilita reduções duplas e até triplas em situações de frenagem. Mas, não conseguiu evitar que a gritaria sob o capô numa arrancada ou retomada mais forte.

Assim como no restante da linha, o propulsor 1.8 Econoflex, de 108 cv a 5.400 rpm e torque máximo de 17,1 kgfm a 3.200 rpm não é compatível com a dimensão e o peso do carro, que ainda ganhou 75 kg de ‘gordura’, com as mudanças específicas para a versão.

Durante o test drive entre São Paulo e Águas de São Pedro, no interior paulista, notou-se que o novo câmbio privilegia o torque em velocidades mais baixas, um bom atributo em se tratando de um veículo familiar, porém limita que o motor seja mais elástico.

A Chevrolet também fez uma nova redistribuição do peso e modificações nos acertos de molas e amortecedores que deixaram a minivan mais segura acima dos 100km/h. De qualquer forma, curvas mais fechadas exigem atenção redobrada.

  • Para abrir o porta-malas é preciso antes puxar o estepe para o lado
  • Interior traz volante em couro e acabamento na cor preta

A roda um pouco maior e com pneu misto, outra sobressalente pendurada na tampa do porta-malas e adereços que remetem ao universo fora de estrada. Pronto, a Chevrolet criou a sua versão para pegar a onda do estilo aventureiro. Esta embalagem cobre a Spin e ganhou o nome de Activ, mantendo o motor 1.8, de 108 cv.

A novidade, revelada no Salão de São Paulo, chega às lojas no fim do mês com preços de R$ 62.060 (câmbio manual de cinco marchas) e R$ 65.860 (automático de seis velocidades ).

A Spin Activ assume o posto de topo de linha, embora ofereça apenas a opção de cinco lugares – a Spin comum ainda tem a configuração de sete lugares (R$ 61.960). A intenção da Chevrolet é aumentar a hegemonia no segmento de minivans, no qual detém 55% de participação..

A principal característica do carro está fixada na parte detrás do veículo. O estepe preso à tampa do porta-malas é uma marca registrada do segmento e exige maior espaço lateral para a abertura. Sem contar o trabalho dobrado para acessar o compartimento de bagagem. Primeiro é preciso destravar o sistema que fixa a roda auxiliar (pela chave ou por um botão no painel), depois acionar o gatilho para desprendê-la da carroceria, puxá-la para a lateral e então abrir a tampa traseira.

Apesar da mão de obra, o processo é rápido e o mecanismo desenvolvido pela Chevrolet mostra-se confiável. A marca preocupou-se até em posicionar o estepe no centro da tampa traseira para evitar um desequilíbrio da carroceria – afinal são 50 quilos a mais do conjunto. O vão sob o assoalho onde ficava o estepe no imenso porta-malas (de 710 litros ) foi mantido como porta-objetos oculto.

A Spin Activ também exibe por fora um figurino para reforçar o apelo de 'aventureiro da cidade'. Os para-choques redesenhados ganharam proteção plástica em preto fosco e um aplique em cinza na parte inferior; na traseira, a moldura em plástico traz o nome Activ em baixo-relevo, refletores nas extremidades e também o aplique cinza na parte inferior central, abaixo dos sensores de ré que são de série. As laterais do veículo foram estilizadas com faixas adesivas escuras e as lanternas e faróis receberam faixas pretas.

As rodas são de liga leve e aumentaram para 16 polegadas, conferindo um ligeiro aumento da altura em relação. Somam-se ainda os faróis de neblina e os bancos, agora em tecido preto e listas brancas e dispõem de regulagem de altura manual apenas para o motorista

Por dentro, a estética também foi melhorada. O preto agora predomina no painel. No centro, uma moldura prata destaca a tela de 7" sensível ao toque do sistema multimídia MyLink. O volante revestido em couro é de série e traz controles de áudio, telefone e de velocidade de cruzeiro. Também são de série direção hidráulica, ar-condicionado e travas e vidros elétricos. O painel de instrumentos com display digital do velocímetro e do computador de bordo recebeu a inscrição Activ.

Ao todo, são cinco cores disponíveis: branco, azul, preto, prata e cinza.

Clique aqui e confira o infográfico em tamanho maior

Clipe de divulgação da Spin Activ

Minivan fantasiada com adereços ‘aventureiros’ chega no fim do mês com preços de R$ 62.060 (manual) e R$ 65.860 (automático).

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