• Carregando...
Foto: Reprodução/ Internet
Foto: Reprodução/ Internet| Foto:

Taxistas e PcD (pessoas com deficiência) agora poderão adquirir veículos híbridos e elétricos com isenção de IPI (imposto sobre Produtos Industrializados) e IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

O benefício foi aprovado numa ação conjunta no Congresso Nacional com a participação de 387 deputados e 58 senadores.

Os parlamentares derrubaram o Veto 40/ 2018, promulgado pelo então presidente Michel Temer, incluindo os descontos dos dois impostos à Lei 13.755/ 2018.

>> Carros sem impostos: veja quem tem direito a descontos de até 30% 

Em seguida, a medida foi validada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, conforme informou a Agência Senado e o Planalto.

Os incentivos já estavam previstos no Rota 2030, novo regime automotivo criado por meio da Medida Provisória 843/ 2018. No entanto, eles foram excluídos do texto final por Temer, que alegou inconstitucionalidade e contrariedade ao interesse público.

As isenções alteram ainda a Lei 8.383/1991, além da existente isenção do IOF em financiamento para compra de veículos com potência bruta de até 127 HP (equivalente a 129 cv).

>> PRF já está usando novo bafômetro no combate à embriaguez nas estradas

>> Placa Mercosul terá novidades para facilitar identificação e evitar clonagem

Com isso, taxistas, cooperativas de táxi e pessoas com deficiência poderão usufruir dos benefícios na aquisição de híbridos e elétricos.

Foto: Toyota/ Divulgação
Foto: Toyota/ Divulgação

A decisão do Congresso também modifica a Lei 8.988/1995, que contemplará o desconto do IPI. Assim o grupo citado acima poderá contar com a isenção não só para a compra de híbridos e elétricos como também carros convencionais a combustão com até 2 mil cilindradas.

Lembrando que os automóveis elétricos estão isentos da taxa de importação desde 2015.

>> PRF já está usando novo bafômetro no combate à embriaguez nas estradas

Já quem tá fora deste grupo continuam a pagar pelo IOF em financiamento e outras compras a prazo, além das alíquotas de IPI que incidem no preço do veículos de passeio e comerciais leves. Confira abaixo:

  • 7% para modelos 1.0 e híbridos e elétricos
  • 11% acima de 1.0 até 2.0, flex ou etanol
  • 13% acima de 1.0 até 2.0 a gasolina
  • 18% acima de 2.0, flex ou etanol
  • 25% acima de 2.0 a gasolina
  • 4% a 8% utilitários

SIGA O AUTO DA GAZETA NO INSTAGRAM

Ver essa foto no Instagram

SERIE 3 CONVERSA COM MOTORISTA A nova geração do Serie 3 que estreia no Brasil é repleta de tecnologia, com recurso herdados do irmão maior Serie 7. Destaque para o assistente pessoal inteligente, que permite ao motorista conversar com o carro e pedir alguns comandos como sintonizar rádio, resfriar os esquentar a temperatura do ar-condicionado, informar o clima em diferentes localidades ou acionar o GPS para levar ao destino pretendido. O sedã premium também oferece um sistema que registra os últimos 50 metros percorridos pelo carro para voltar de marcha ré automaticamente, sem a intervenção do condutor. É ideal para manobras em garagem e ruas apertadas. A sétima geração estará disponível no fim de março em duas versões: a 330i Sport, por R$ 219.950, e a 330i M Sport, a R$ 269.950. O modelo substitui o 328i. Além do visual mais agressivo, cheia de vincos. As rodas são de aro 18 (Sport) e 19 (M Sport). O motor é o 2.0 turbo, de quatro cilindros, que rende 258 cv (13 cv a mais que antecessor) e 40,8 kgfm de torque. O zero a 100 km/h ocorre em 5,8 s e a velocidade máxima alcança 250m km/h. As primeiras 1 mil unidades vêm da Alemanha e a partir de julho ele começa a ser produzido em Araquari (SC). #bmwserie3 #bmw330i #bmwbrasil #novageração #seda #esportiva #carros #automoveis #cargram #instacar #gazetadopovo #velocitta #turbo 🎥#renytrovao

Uma publicação compartilhada por Automóveis Gazeta do Povo (@autogazetadopovo) em

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]