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O controle de estabilidade deixou a versão Tendance com um bom custo-benefício. No teste de slalom, o carro mostrou segurança nas mudanças bruscas de direção | Fotos: Divulgação/ Citroën
O controle de estabilidade deixou a versão Tendance com um bom custo-benefício. No teste de slalom, o carro mostrou segurança nas mudanças bruscas de direção| Foto: Fotos: Divulgação/ Citroën

Ao volante

O que já era bom ficou ainda melhor

A adição de etanol ao bloco 1.6 THP deixou o C4 Lounge mais esperto ao dirigir. Os 8 cavalos extras – na gasolina, o aumento foi de apenas 1 cv (166 cv) – fazem o três volumes ganhar velocidade rapidamente, auxiliado pelo torque máximo de 24,5 kgfm, gerados entre 1.400 e 4.000 rpm.

A terceira geração do câmbio automático AT6, de seis velocidades, oferece uma relação de marchas 11% mais longa, traduzindo em menor ruído do motor. Em velocidade cruzeiro, a 100 km/h, o conta-giros marca apenas 2 mil rpm. O conforto interno é beneficiado pelo amplo espaço, principalmente para quem vai atrás, graças ao entre-eixos de 2,71 m, atributo herdado do C4 Pallas.

O controle de estabilidade se encarrega de transmitir tranquilidade nas curvas e em mudanças bruscas de direção, corrigindo possíveis saídas de traseira.

Com as alterações, o C4 Lounge turboflex promete economizar até 7,5% no consumo de gasolina em relação à linha 2014.

  • O interior não passou por alteração, bem como o visual externo
  • O novo motor 1.6 THP turbo flex fez a potência do C4 Lounge saltar de 165 cv para 173 cv

Para melhorar as vendas no concorrido segmento de sedãs médios, a Citroën tornou flex o motor 1.6 THP (Turbo High Pressure) que equipa o C4 Lounge. O resultado é um salto de oito cavalos – de 165 cv para 173 cv (o torque de 24,5 kgfm foi mantido) – quando abastecido somente com etanol, comparado à versão a gasolina, que deixará de ser fabricada. Antes da marca francesa, apenas a BMW conciliava o propulsor turbo ao sistema bicombustível.

VÍDEO: veja o Citroën C4 Lounge THP flex em ação

A nova tecnologia foi implantada nas versões THP Tendance e Exclusive, que custam, respectivamente, R$ 78.790 e R$ 85.490 –R$ 2,1 mil a mais do que o antigo C4 Lounge 1.6 THP movido apenas com o derivado de petróleo. Além do novo motor, a justificativa da marca para o aumento é a mudança para a terceira geração da transmissão AT6, automática de seis velocidades, e a incorporação do controle de estabilidade (ESP) na configuração intermediária.

O bloco 2.0 flex aspirado, de 151 cv e 21,7 kgfm, foi mantido nas versões Origine (R$ 63.390), Tendance manual (R$ 67.890) e Tendance automático (R$ 72.890). Visualmente, nada foi alterado.

Tornar o motor 1.6 THP flexível é a aposta da Citroën para deixar o C4 Lounge mais atraente e assim tentar galgar degraus entre os sedãs médios. O modelo já vendeu 11,7 mil unidades desde outubro de 2013, quando estreou no mercado brasileiro. Desempenho que o coloca na lista dos seis modelos da categoria mais emplacados no país.E é o segundo da marca, perdendo apenas para o hatch C3.

Porém, os números ainda o deixam abaixo de 1 mil unidades/mês, meta que a Citroën espera alcançar com a novidade e que é superada pelos concorrentes mais próximos, como VW Jetta e Nissan Sentra. E, ao contrário do que previa a fabricante quando lançou o substituto do C4 Pallas, a versão THP, a mais cara da família, acabou assumindo a linha de frente nas vendas. Hoje representa 60% dos licenciamentos do sedã, o que justifica a decisão em aprimorá-lo.

A versão Tendance já vem de série com os obrigatórios airbag duplo e freios com ABS, ar digital de duas zonas, trio elétrico, direção elétrica, sistema multimídia com GPS, bancos em couro, além do ESP (controle de estabilidade) com ASR (antipatinagem), incluído na mudança. A configuração topo de linha Exclusive acrescenta faróis de xenônio, sensor de ponto cego, teto solar, airbags laterais e de cortina (seis no total), câmera de ré e partida por botão.

A nova motorização será usada ainda em outros modelos da PSA Peugeot-Citroën, como o Peugeot 2008. Mas, a parceria logo ganhará uma concorrência de peso neste tipo de tecnologia. A Honda já anunciou que em breve oferecerá uma gama de motores turbo flex na linha.

O jornalista viajou a convite da Citroën.

Citroën C4 Lounge THP flex em ação

Versão turbo do sedã médio vira bicombustível e agora rende até 173 cv de potência. Preço parte da configuração sobrealimentada começa em R$ 78.790.

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