• Carregando...
Os triciclos produzidos na Trimax já foram vendidos para clientes no Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo e Maranhão. A divulgação ainda é feita no boca a boca | Fotos: Daniel Derevecki/ Gazeta do Povo
Os triciclos produzidos na Trimax já foram vendidos para clientes no Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo e Maranhão. A divulgação ainda é feita no boca a boca| Foto: Fotos: Daniel Derevecki/ Gazeta do Povo
  • Motores usados nos modelos da Trimax são da Volkswagen e da Honda
  • Confira a ficha técnica das máquinas

O sobrenome alemão pode ser traduzido como "homem da popa", mas não é às embarcações que Roberto Heckmann, 58 anos, se dedica. Há quase dez anos, o seu negócio é criar e fabricar triciclos na sua empresa, a Trimax, em Curitiba. O primeiro ficou pronto em 2000 e foi fruto da vontade do empresário "de criar alguma coisa", como ele define. O resultado foi tão bom que há cinco anos Heckmann vem atendendo os pedidos de compradores de todo o país. Sua pequena indústria está instalada no bairro Tingui. Nesse período, entregou 30 unidades que hoje estão rodando pelo Paraná, San­ta Catarina, São Paulo, Espírito Santo e Maranhão, só para citar alguns destinos.

As vendas crescem mesmo sem o empresário investir no marketing. "Ainda não tenho capacidade produtiva para atender pedidos que surgiriam a partir de alguma ação mais ofensiva de divulgação", explica. Este ano, por exemplo, Heckmann decidiu não participar do Salão Duas Rodas em São Paulo, no início de outubro, por esse motivo.

E será que isso pode mudar no futuro? "Estou indo conforme a maré", conta ele, mas garante que espera dobrar a produção em 2010 em comparação com es­­te ano, em que foram feitos sete triciclos. "Espero ter um local mais amplo para trabalhar, com mais funcionários e mais pedidos", completa. O crescimento, na verdade, já começou. Há um ano, desde que mudou de Pi­­nhais, na região metropolitana, para o bairro Tingui, Heckmann contratou três pessoas para ajudar no produção dos triciclos.

No sangue

O empresário é apaixonado pe­­las motocicletas e descobriu que essa paixão está no sangue. Ou­­tro dia, revirando uma caixa com fotos antigas, encontrou imagens do seu bisavô em uma mo­­to. Então, era natural que ele co­­locasse em prática seu desejo de "criar algo diferente" nesse segmento. Formação acadêmica ele não tem. Lembra que deixou a es­­­cola aos 14 anos de idade para trabalhar com o pai em oficina me­­cânica, mas o reparo nunca foi o seu forte. Ele queria mesmo inventar.

E Heckmann foi feliz na sua criação. Os triciclos que ele produz têm excelente acabamento. Os bancos, por exemplo, não têm costuras para evitar que entre água. E o motor é extremamente silencioso, ideal para quem quer viajar com tranquilidade. Outra característica importante é a economia. O tanque de combustível tem capacidade para 40 litros. Assim, dependendo do modelo, é possível rodar mais de 700 quilômetros sem reabastecer.

Os motores usados nos modelos da Trimax são os da Volkswa­gen e da Honda. Os da Volks ele com­­pra novos, nas revendas. Já os da Honda, devido ao alto custo dos zero quilômetro, são de carros sinistrados, mas com no má­­ximo 2 mil km de uso. Os preços dos triciclos variam de R$ 41 mil a R$ 53,6 mil. O prazo de entrega, a partir de feito o pe­­dido, é de cinco meses. Esse tempo é necessário para a produção e também para que a Trimax providencie toda a documentação do triciclo.

Por enquanto, Heckmann só desfruta dos triciclos que produz nos testes que faz antes de entregar o produto para o cliente. É que até agora ele não conseguiu construir o seu. "Toda vez que estou terminando um para mim aparece um cliente e acabo vendendo".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]