Esportividade nunca foi bem a palavra certa para traduzir o espírito das motos fabricadas pela Triumph. Desde o lançamento da TT 600 e da linha Daytona, a marca não trazia ao mercado um produto que pudesse fazer frente à concorrência japonesa, principais responsáveis por tomar o mercado mundial de superesportivas de média cilindrada a partir da década de 70. Agora, dois anos depois de comemorar o seu centenário, a marca inglesa apresenta sua nova aposta para este segmento, a Daytona 675.
Com desenho moderno e esportivo, o modelo está mais compacto que as versões anteriores da Daytona. Essa característica deve-se, principalmente, à natureza do motor, com dimensões notavelmente melhores que as de quatro cilindros de 600 e 650 cm3. Todo o desenvolvimento esteve focado na máxima eficiência da combustão. Para isso, os projetistas optaram por utilizar um ângulo de válvulas mais fechado, 23,5 graus. Essa característica não só deu dimensões menores, mas também vida nova ao motor. Agora o propulsor de 12 válvulas e 675 cm· gera 125 cv de potência máxima a 12.500 rpm. O torque também melhorou muito, tanto em alta quanto em baixa rotação, uma característica dos modelos de três cilindros. Segundo o fabricante, são 7,3 kgf.m a 11.200 rpm.
Outro ponto de destaque nesta moto é o quadro. Totalmente construído em liga de alumínio, o chassi contribui para o baixo peso do conjunto, 165 quilos (a seco), cerca de 20% mais leve que a Daytona 650. O sistema de freios inclui dois discos de 308 mm com pinças de quatro pistões na dianteira, e um de 220 mm com pinças simples na traseira. A capacidade do tanque é de 17,4 litros, nada mal para uma superesportiva com os atributos da Daytona 675.
Disponível no mercado internacional nas cores grafite, amarela e vermelha, essa é a nova aposta da Triumph contra a Honda CBR 600RR, a Yamaha R6, a Kawasaki ZX-6 e a Suzuki GSX-R600. Os primeiros resultados já começam a aparecer. Na edição de setembro da revista norte-americana Motorcyclist, a Triumph Daytona 675 foi eleita a melhor moto de 2006 pela imprensa especializada.
No Brasil, a marca Triumph é representada pelo Grupo Izzo. O modelo Daytona 675 está à venda nas concessionárias da rede por R$ 49,9 mil, um preço competitivo em relação à outra moto da categoria à venda no País: a Honda CBR 600RR, que custa US$ 22.109.
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