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Montada em Manaus, a Tiger tem ABS de série e custa R$ 39.900 | Divulgação
Montada em Manaus, a Tiger tem ABS de série e custa R$ 39.900| Foto: Divulgação

Considerada pela Triumph o principal produto para o mercado brasileiro, no retorno da marca britânica ao país, a Tiger 800XC chega para ser a principal concorrente da BMW F 800 GS. A moto com características aventureiras é montada na fábrica da empresa em Manaus e custa R$ 39.900, com freios ABS de série.

Apesar de ainda ser pouco conhecida no Brasil, a marca inglesa está entre as principais fabricantes mundiais de motocicletas. Em 2012, a Triumph completou 110 anos de história e vai fechar o ano com cerca de 50 mil unidades ao redor do mundo. Além de Inglaterra e Tailândia, Manaus é o terceiro local do mundo a contar com linha de montagem da Triumph. A diferença é que na Ásia e Europa existem processos mais complicados de produção, como usinagem de chassi e motor.

No Brasil, a Triumph iniciou a produção de motos via CKD (complete knock down), em setembro, sistema no qual as motos chegam totalmente desmontadas. Além da Tiger 800 XC, a naked Speed Triple e a clássica Bonneville T 100 já são montadas no país. Para o próximo ano, a empresa confirmou que as novas gerações da esportiva Daytona 675 e da naked Street Triple também sairão das linhas manauaras.

A Tiger feita no Amazonas tem, além da BMW, moto com a qual possui características mais similares, rivais como Honda XL 700V Transalp e Suzuki DL 650 V-Strom. Todas se encaixam na categoria de trail de alta cilindrada ou maxtrail, que são motos com aptidões mistas off/on-road e destinadas a longas viagens. Enquanto Transalp e V-Strom prezam por maior conforto, F 800 GS e Tiger 800 possuem pegada mais aventureira, mas também mantendo alto nível de comodidade.

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