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Primeiro encontre um local seguro e iluminado. Se estiver em uma rua muita escura ou com pouco movimento de veículos e pedestres, procure, com o pneu furado mesmo, um lugar mais movimentado ou, então, um posto mais próximo para fazer a troca.

Carro engatado

Estacione o carro num local plano, junto à calçada ou ao acostamento e ligue o pisca-alerta. Puxe bem o freio de mão e deixe a primeira marcha engatada para evitar que o carro se movimente. Se estiver num desnível, calce a roda da frente com um pedra ou um pedaço de madeira.

Triângulo

Em uma via urbana ou mesmo na estrada é necessário colocar o triângulo de sinalização no mínimo a 40 metros do carro (cerca de 40 passos). Caso contrário, você corre riscos de ser atropelado durante a tarefa.

Ferramentas

Em seguida, retire a chave de roda e o macaco do porta-malas (normalmente localizados na lateral ou dentro do estepe, se este estiver instalado também no bagageiro). Observe bem a posição das duas ferramentas para saber colocá-las no lugar corretamente depois da troca. Dica: um macaco hidráulico (disponível no mercado nos modelos jacaré, garrafa e sanfona com capacidade entre 2 e 32 toneladas) pode facilitar bastante o trabalho. O preço do equipamento varia de R$ 28 a R$ 50.

Parafuso

Comece a afrouxar os parafusos do pneu furado com o carro ainda no chão, girando a chave de roda no sentido anti-horário. Para facilitar o trabalho, o mais indicado é uma chave de roda com prolongador – o valor da peça, também chamada de cabo de força, varia de R$ 7 (com 50 centímetros) a R$ 65 (com 1,20 metro).

Macaco

Após afrouxar os parafusos (não solte tudo ou retire as peças do aro ainda), é hora de usar o macaco. O local exato de encaixe varia, mas normalmente fica na extremidade inferior da carroceria, entre as rodas da frente e as de trás. Há modelos que trazem algum tipo de indicação da posição de encaixe: uma seta, um orifício ou cavidade. Na dúvida, consulte o manual do proprietário. A base do macaco deve ficar apoiada em chão firme.

Estepe

Depois de encaixar o macaco, é hora de pegar o estepe. Neste caso, o indicado também é olhar o manual do automóvel, já que em alguns modelos o pneu extra fica junto ao motor (Fiat Uno) ou debaixo do porta-malas, no lado externo do carro (Ford Ka e Citroën Picasso). Na maioria, porém, vem no porta-malas, no assoalho coberto pelo tapete ou na lateral direita. Em veículos como o CrossFox e Ecosport o estepe fica visível, pendurado no lado externo da porta traseira.

Substituição

Gire a manivela do macaco até as duas rodas laterais do carro ficarem a cerca de 5 centímetros de altura do chão. Em seguida retire os parafusos e o pneu furado e encaixe o estepe. Coloque os parafusos nos orifícios do estepe e aperte-os primeiro com a mão (no sentido horário) até encostarem o aro na roda. Use a chave de roda para apertá-los mais até o aro ficar firme. Depois disso, pode abaixar o macaco.

Ajuste final

Com o carro no chão, use o cabo de força para dar um aperto forte nos parafusos, pisando na chave para o ajuste final. Procure um borracheiro mais próximo para calibrar o estepe e consertar o pneu furado.

Vedador

Lembre-se: se o clima ou o local não possibilitarem a troca, o mais indicado é ter à mão um spray reparador – vedador de furos à base de látex – e procurar uma oficina. O produto custa em média R$ 14.

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