Campinas (SP) Para quem precisa de um modelo que alie espaço de sobra para a família e a robustez de um genuíno 4X4, a última novidade da Jeep para o mercado brasileiro é o gigantesco Commander. Ele é o primeiro utilitário esportivo da marca norte-americana a oferecer sete lugares. Com 4,78 metros de comprimento, o jipão importado é 37 cm maior que o irmão Grand Cherokee, de quem herdou toda a parte mecânica.
O Commander já chama a atenção pelo visual "quadradão". Clássico em estilo, ele lembra muito os antigos Cherokees, produzidos de 1994 a 2001. Lá estão os vidros verticais laterais, o imenso pára-brisa e a traseira bem reta. Por outro lado, os parafusos visíveis nos pára-lamas das rodas fazem um contraponto ao ar nostálgico do veículo.
Por dentro, o Commander tem um estilo austero, seguindo o espírito 4X4 da marca, mas com conforto e bom acabamento (apesar do plástico rígido do painel). A instrumentação e equipamentos instalados no console foram dispostos de forma mais vertical e estão à mão do motorista. Mas o destaque interno realmente é a possibilidade de levar até sete ocupantes, sendo que os dois passageiros extras são acomodados no porta-malas.
Também existe bastante lugar para bagagem isso, é claro, se os dois bancos adicionais forem rebatidos. Com sete pessoas a bordo, existe espaço para reduzidos 170 litros de bagagem. Dobrando os assentos da terceira fileira, o espaço de carga aumenta para 973,5 litros. Também dobrando a segunda fileira, há um total de 1.775 litros.
O Commander chega ao Brasil recheado de itens. O modelo traz de série ar-condicionado digital com saídas para as três fileiras de assentos, conjunto elétrico, sensor de estacionamento na frente e atrás, air-bags frontais e laterais, sistema de som, bancos em couro, ajuste elétrico do pedal de freio no painel e computador de bordo. Além disso, o veículo possui três tetos solares. Um tradicional na frente e dois menores tipo "vigia" bem acima de quem está na segunda fileira.
Ficha técnica
Motorização 5.7 V8 Hemi a gasolinaPotência máxima 326 cv a 5000 rpmTorque máximo 50 kgfm a 4000 rpmCâmbio Automático seqüencial de cinco velocidadesConsumo 4,8 km/l (cidade) e 8,1 km/l (estrada)0-100 km/h 7,4 segundos Velocidade máxima 208 km/hDimensões 4,78 metros de comprimento, 2,26 m de largura, 1,82 m de altura e 2,78 m de entreeixosPorta-malas 170 litros (sete assentos ocupados) e 973,5 l (cinco bancos ocupados)Rodas/pneus Liga leve aro 17/Goodyear P245/65R 17 Wrangler HP BSW
-
Lula homenageia ditador e é homenageado como pacifista
-
Vistas grossas sobre abusos, críticas a Israel e acordo nuclear: como Lula vem apoiando o Irã
-
Enquete: Você acha que Lula vem utilizando as enchentes no RS como palanque de autopromoção?
-
Governo suspende importação de arroz do Mercosul após países subirem 30% valor do grão
Agro gaúcho escapou de efeito ainda mais catastrófico; entenda por quê
Prazo da declaração do Imposto de Renda 2024 está no fim; o que acontece se não declarar?
Rombo do governo se aproxima dos recordes da pandemia – e deve piorar com socorro ao RS
“Desenrola” de Lula cumpre parte das metas, mas número de inadimplentes bate recorde
Deixe sua opinião