• Carregando...

No Brasil, durante a década de 80 e início de 90, o uso de teto solar no carro era uma coqueluche. Além de ser sinônimo de sofisticação, associava também esportividade e conforto. O problema é que muitas oficinas independentes instalavam produtos sem qualidade, de procedência duvidosa, fazendo com que motoristas sofressem com as infiltrações e a falta de assistência técnica. Isso arranhou a imagem do acessório, espantou os clientes e praticamente soterrou o mercado.

Recentemente, o teto solar voltou a despertar a cobiça dos proprietários de carro depois que virou opcional em alguns modelos nacionais, como o Chevrolet Vectra, o Fiat Stilo e o Idea, o Ford Fusion e o Peugeot 307 – os dois últimos fabricados no México e Argentina, respectivamente, mas livres da taxa de importação.

São poucas as lojas especializadas na instalação e manutenção, quase todas trabalhando com a fabricante alemã Wesbato que, além de oferecer garantia vitalícia do produto, é fornecedora das principais montadoras e uma das líderes no mercado europeu, onde o teto solar é idolatrado. "Muita gente ainda tem a desconfiança de que, com o tempo, a vedação ou o escoamento da água da chuva se deteriore e o interior venha a se molhar, trazendo prejuízo. Isso só ocorre quando o serviço é mal-feito ou o equipamento é de segunda linha", ressalta Antônio Turek, proprietário da Vidrão Comércio de Vidros e Acessórios, no bairro Vila Fanny, em Curitiba. E ele avisa aos interessados: "ou coloca uma coisa uma boa, ou não coloca. Uma vez que cortou o teto do carro, não tem mais volta".

Modelos

Existem basicamente dois tipos de teto solares vendidos no país. O manual, onde se bascula o vidro por meio de uma alavanca. É o mais procurado por ter um preço menor – em média sai por R$ 1,3 mil – e abertura total, já que é possível remover todo o sistema. E o elétrico, que desliza o vidro para fora do veículo, abrindo-o até 2/3. Traz opções de "one touch" – abertura e fechamento por meio de um simples toque no botão – e acoplado ao alarme – este, quando acionado, fecha o acessório automaticamente, como ocorre com os vidros da janela, evitando assim o risco de esquecê-lo aberto. O preço por esta praticidade varia de R$ 2,8 mil a R$ 3,5 mil no mercado independente.

De acordo com Carlos Eduardo Klettenberg, supervisor de vendas da Pick UP Total, no Uberaba, quase todos os veículos aceitam os modelos de teto solar da Webasto. Inclusive, os carros mais antigos. "Minha clientela é formada, na maioria, por veículos com mais de três anos de fabricação. Já coloquei o acessório até num Chevette", destaca o funcionário, que cita exceções como a nova Toyota Hilux, a Chevrolet Blazer e a Ipanema e o Fusca.

Manutenção

Como qualquer componente do carro, o teto solar também necessita de revisões periódicas, especialmente o elétrico. Antônio Turek recomenda pelo menos a cada 12 meses. "Respeitando esse período, se alguma peça apresentar defeito ou desgaste é possível trocá-la sem que os demais componentes sejam afetados e o prejuízo acabe sendo maior", ressalta.

Já Carlos Eduardo aconselha o usuário a não utilizar produtos químicos abrasivos na hora de lavar o carro, pois isso pode corroer as borrachas de vedação, como também não colocar o corpo para a fora do veículo utilizando a fresta do teto. "A pessoa acaba se apoiando com a costa no vidro. O risco de quebrar os braços que sustentam a peça é muito grande, pois a matéria-prima é náilon. A substituição nunca é fácil, pois o mercado de reposição é restrito", complementa.

Concessionárias

A procura pela instalação do teto solar em concessionárias é bem menor do que nas lojas independentes. Normalmente, o cliente que opta pelo acessório faz questão que ele já saia de fábrica. Aliás, Carlos Eduardo recomenda esse procedimento. "Há casos, como o do novo Vectra, onde se mexe muito na estrutura para a instalação. Com isso, o gasto com mão-de-obra duplica o valor do equipamento, que está na faixa de R$ 6,9 mil", ressalta. No caso do Sky Window, da Fiat, que equipa o Stilo e o Idea, a colocação só é possível mediante encomenda de fábrica. O preço é de R$ 6,5 mil.

Serviço: Pick Up Total - Fone (0XX41) 3296-9611. Vidrão - Fone: (0XX41) 3569-4622.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]