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O Agera vai de 0 a 100 km/h  em 3,1 segundos | Roberto Massignan Filho/Gazeta do Povo
O Agera vai de 0 a 100 km/h em 3,1 segundos| Foto: Roberto Massignan Filho/Gazeta do Povo

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Dezenas de bólidos estão expostos no Salão de Genebra. Conheça alguns deles:

Gumpert Apollo Sport que carrega um motor Audi V8 4.2 biturbo de 700 cv. O carro carrega a fama de ter batido o recorde da pista alemã de Nürburgring.

Pagani Zonda Cinque Roadster é equipado com um V12 da AMG de 678 cv. O esportivo consegue arrancar de 0 a 100 km/h em apenas 3,4 segundos e atinge a velocidade máxima de 350 km/h.

Lamborghini Gallardo com seu motor V10 5.2 de 562 cv faz de 0 a 100km/h em 3,4 segundos e alcança a máxima de 325km/h.

  • Koenigsegg CCXR virá para o Brasil custando R$ 6 milhões
  • Gumpert Apollo Sport bateu o Corvete ZR1 em Nürburgring
  • Pagani Zonda Cinque Roadster atinge os 350 km/h
  • Lamborghini alcança os 325km/h

Embora tenha dedicado grande espaço para os carros ecologicamente corretos, o Salão de Genebra também está repleto de bólidos com motores que despejam centenas de cavalos de potência e se aproximam dos 400 km/h de velocidade máxima. É o caso do Porsche Panamera, Bugatti Veyron Grand Sport, Lotus Evora e Lamborghini Gallardo Super­leggera.

Além dessas conhecidas marcas, montadoras independentes também se destacam com seus supercarros, como a sueca Koenigsegg que, desde 2004, só fabrica carros que alcançam velocidades fantásticas. Na mostra automotiva, que está aberta para o público até domingo, a marca destaca dois bólidos e um deles, o modelo CCXR, já está reservado para o Brasil, onde deverá chegar em maio, através da importadora Platinuss, custando cerca de R$ 6 milhões. O Koenigsegg que virá para cá esconde em seu cofre um motor V8 4.7 com dois compressores de 1.020 cv.

Equipado com uma tecnologia inovadora, o CCXR é capaz de rodar com gasolina pura, álcool puro ou qualquer mistura dos dois – é o flex mais potente da história. O motor do carro destinado para nosso país foi retrabalhado para aceitar o etanol (E 100). E com este combustível, o CCXR acelera de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos, com velocidade máxima de 412 km/h, segundo a fábrica. No estande da marca, o carro já estava identificado com o propriedade da importadora Platinuss, com endereço em São Paulo. E caso esta unidade não seja vendida até outubro, será exposta no Salão do Automóvel de São Paulo.

O outro grande lançamento da Koenigsegg é o Agera, que significa "agir" em sueco). O motor é basicamente o mesmo utilizado pelo CCXR. Trata-se de um V8 4.7 que passou por algumas modificações antes de ser colocado no Agera. A principal foi a substituição do sistema de sobre alimentação, antes com uma dupla de compressores mecânicos e agora com dois turbocompressores. A potência é típica dos bólidos: 922 cv a 7.250 giros. O torque (força) é daqueles capazes de comprimir os ocupantes contra os bancos a qualquer cutucada no acelerador: 112 kgfm a 5.100 giros. De acordo com a Koenigsegg, o carro larga da imobilidade e alcança os 100 km/h em 3,1 segundos e a sua velocidade máxima é superior a 390 km/h. O estilo racing do carro é garantido pelas bolhas no teto, cortadas por uma faixa envidraçada. O cuidado com o desenho se estendeu ao projeto das rodas, inventado para sugar o ar quente gerado pelos grandes discos de freio cerâmicos de 39,2 centímetros na frente e 38 centímetros de diâmetro atrás. Na traseira, um conjunto de lanternas de LEDs contornam saídas de ar para a o motor.

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O jornalista viajou a convite da Mercedes-Benz

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