• Carregando...
A perua da marca sueca é oferecida nas versões T5 Comfort, T5 Dynamic e T6 AWD | Divulgação/Volvo
A perua da marca sueca é oferecida nas versões T5 Comfort, T5 Dynamic e T6 AWD| Foto: Divulgação/Volvo
  • Com 4,63 metros de comprimento e 1,5 tonelada, o veículo impressiona pela robustez e estilo
  • Interior sofisticado e com vários comandos no volante

Os utilitários esportivos e os crossovers são responsabilizados pela redução drástica das opções de peruas compactas e médias no mercado nacional. Mesmo assim, ainda há um público cativo para o Mercedes-Benz Classe C Touring e Audi A4 Avant que, desde setembro, estão com outra concorrente de peso, o Volvo V60. Com motor 2.0 turbo e oferecida nas versões T5 Comfort, T5 Dynamic e T6 AWD, a perua está com equipamentos de segurança inéditos na categoria.

Um deles é o detector de pedestres, disponível na versão mais sofisticada, a T6. O dispositivo detecta a presença de pedestres nas ruas e freia o veículo em velocidades até 35 km/h caso haja risco de impacto. Esse sistema é especialmente eficiente nos casos em que o motorista não esboça reação ante o pedestre. O sistema atua por meio de câmera e radar, instalado na parte frontal do carro que faz a leitura do ambiente. Por falar em leitura, essa versão do Sportswagon possui um sistema que lê as placas de sinalização e indica no painel a velocidade máxima permitida naquela via. É uma ajuda e tanto nas grandes cidades onde radares fiscalizam cada vez mais. A câmera posicionada na dianteira também detecta as placas de ultrapassagem proibida.

Outro item que ajuda a vida do motorista, principalmente em rodovias, é o Piloto Automático Adap­­tativo. Disponível na versão T6, o sistema mantém, automaticamente, a distância programada pelo motorista do veículo à frente e pode ser usado tanto em estradas como na cidade. Em todas as três versões do modelo oferecidas no mercado, o City Safety é de série. Com esse sistema, o carro freia automaticamente caso o motorista não reaja a tempo de evitar uma colisão iminente – ou quando está dirigindo em direção a um objeto parado em até 50 km/h. É uma mão na roda para evitar pequenas colisões que podem danificar o veículo e até mesmo causar ferimentos leves nos ocupantes.

Para não dormir

O Sistema de Alerta ao Condutor, que está presente na versão T6, é uma tecnologia que, a partir do padrão normal de direção, consegue avisar o motorista com sinais sonoros em caso de distração ou sonolência acima dos 65km/h. Uma mensagem no painel aparece sugerindo uma parada para descansar e tomar um café.

Se optar em continuar guiando o veículo, mesmo com evidente cansaço, o motorista estará sujeito a um grave acidente. Se o carro desviar da trajetória repentinamente, o sistema de aviso de mudança de faixa entra em ação. Ele consegue, por meio de uma câmera, monitorar a posição do carro na pista. Caso ele saia da faixa a uma velocidade acima de 65km/h, o sistema dará um alerta sonoro, evitando colisões por distração. Se a mudança for intencional, com seta ativada, o alerta não é ativado. A perua está com preços que partem de R$ 130.900.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]