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Somente de janeiro a novembro, o Ford Ecosport vendeu 38.457 unidades | Fotos: Arquivo
Somente de janeiro a novembro, o Ford Ecosport vendeu 38.457 unidades| Foto: Fotos: Arquivo
  • Pajero TR4 flex é um dos modelos mais vendidos da japonesa Mitsubishi
  • Hyundai Tucson foi outro modelo que impulsionou a venda de utilitários esportivos

Em um ano repleto de lançamentos e com várias opções em todos os segmentos, engana-se quem pensa que os sedãs mé­­dios, com vários itens de tecnologia e conforto, foram o objeto de desejo da maior parte dos consumidores brasileiros. Pelo menos neste ano, estes carros perderam espaço para os utilitários esportivos.

De acordo com dados da Fe­­deração Nacional da Distribui­ção de Veículos Automotores (Fe­­nabrave), de janeiro a no­­vembro deste ano foram em­­placadas 157.366 unidades de sedãs médios. Volume abaixo das 182.975 unidades vendidas de utilitários esportivos ou SUVs. É a primeira vez que mo­­delos como Ford EcoSport, Hyun­­dai Tucson e Mitsubishi Pa­­jero ganham essa "briga". O vo­­lume chega a superar o total de sedãs médios comercializados em todo o ano passado.

O que ajudou a mudar o gosto do consumidor e dar um em­­purrãozinho nas vendas de SUVs foi a combinação de au­­mento de renda, disponibilidade de crédito e juros mais baixos. Características de um país com economia estável, que au­­menta a confiança do consumidor.

"Os segmentos competem hoje. Se você for ver, o que mais vai crescer no Brasil nos próximos anos será o de SUVs, mas o segmento de sedãs sempre reinou", afirma o gerente executivo de planejamento de mar­ke­­ting da Volkswagen do Bra­sil, Fabrício Biondo. Apesar da tendência, o diferente gosto en­­tre homens e mulheres é o que vai equilibrar esta disputa. "Os dois segmentos hoje, com o crescimento da renda, se combinam. Você tem consumidores que procuram SUVs por conta da versatilidade, da posição alta de dirigir, por isso ela agrada muito as mulheres. E os sedãs agradam mais os ho­­mens", descreve Biondo.

Os investimentos nos utilitários esportivos estão cada vez maiores. A líder do segmento Eco­­Sport, por exemplo, vai ga­­nhar uma nova geração em 2012, de acordo com a Ford. Pa­­ra não perder espaço nesse mer­­cado promissor, a Citroën já lançou sua proposta de SUV, o Aircross.

Segundo o diretor geral da Citroën do Brasil, Ivan Ségal, o Aircross tem como o objetivo atrair os clientes de todos os seg­­mentos e de todas as marcas. Lançado em setembro nas concessionárias, o Aircross já conta com 2.586 unidades vendidas até agora.

Outros lançamentos como Hyundai ix35 e a nova geração do Kia Sportage aqueceram o mercado no final deste ano. A briga promete esquentar ainda mais no ano que vem, com a chegada do Renault Duster e do utilitário esportivo da família Agile, da General Motors. Seja qual for o resultado dessa disputa, quem ganha são as fabricantes, afinal, esses produtos garantem margem de lucro muito maior do que qualquer modelo popular líder de vendas.

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