• Carregando...
Desde o início do mês as concessionárias Chevrolet estão vendendo as três versões do Vectra sedã com descontos que chegam a R$ 9 mil | Walter Alves/ Gazeta do Povo
Desde o início do mês as concessionárias Chevrolet estão vendendo as três versões do Vectra sedã com descontos que chegam a R$ 9 mil| Foto: Walter Alves/ Gazeta do Povo

Série limitada

Versão Collection marca o fim da produção

Para marcar o fim da produção do Vectra, o modelo terá uma série especial batizada de Collection. Ela será limitada a duas mil unidades (numeradas) e somente na cor verde. O modelo deve chegar às lojas entre fim de maio e o início de junho ao preço de R$ 65,4 mil. A novidade é baseada na versão Elite e possui itens como ar-condicionado digital, trio elétrico, direção hidráulica, bancos em couro e com costura verde, sistema de áudio Premium Sound, air bags frontais, entre outros.

Externamente, há novas rodas na cor grafite, aro 17, com face diamantada, antena de teto Shark (estilo tubarão), faróis com máscara negra e saias laterais na cor do veículo. Na parte mecânica, o motor é o tradicional 2.0 flex, acoplado ao câmbio automático de 5 marchas. A inscrição Collection virá estampada nas portas traseiras, nos bancos dianteiros e na tampa do porta-malas. Vale lembrar que em 2004, o Vectra deixou sua segunda geração com uma série especial de mesmo nome.

O lançamento do Chevrolet Cruze sedã previsto para o segundo semestre derrubou o preço do Vectra 2011, carro que sairá de linha com a vinda do novo modelo. O desconto pode chegar a R$ 9 mil, dependendo da versão. Se você está interessado em levar um para casa é melhor se apressar, pois a promoção engloba o estoque das concessionárias, uma vez que, segundo as lojas pesquisadas, a fábrica não vem faturando novas unidades – o que confirmaria a aposentadoria do Vectra após 18 anos de mer­­cado brasileiro.

Em Curitiba, a configuração de entrada Expression que conta com air bags frontais, trio elétrico e freios ABS, pode ser comprada por R$ 50,9 mil (valor mais baixo encontrado). O preço normal dele é de R$ 58,7 mil. A versão Elegan­ce, que custava em mé­­dia R$ 62,5 mil, está sendo encontrada por R$ 53,5 mil. O modelo vem com freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem, sistema de imobilização do motor, rodas de alumínio e ar-condicionado digital. Já a top de linha, Elite, que tem acabamento em couro, câmbio automático e sensor de chuva, está sendo vendida a R$ 62,9 mil. O seu preço normal é de R$ 71,9 mil. To­­das com motorização 2.0 flex, de 140 cavalos.

O Cruze virá ainda na configuração hatch, porém sem data definida, forçando a descontinuidade também do Vectra GT. Por isso, a carro ganhou um ge­­neroso bônus de fábrica e pode ser adquirido por R$ 51,9 mil – custava cerca de R$ 60 mil – na versão de entrada, com ar-condicionado digital, direção hidráulica e air bag duplo de série.

O Vectra chegará no fim da vida em alta. É o quarto modelo mais emplacado em sua categoria (sedã médio), com uma em média 1,5 mil vendas ao mês – só perde para o Toyota Corolla, Honda Ci­­vic e Kia Cerato; está à frente do Fiat Linea, Ford Fusion e do recém-lançado Renault Fluence. "Todo dia negociamos pelo me­­nos um Vectra na loja", afirma Herbert Salazar, vendedor da Gran Park, loja Batel. Mesmo com a notícia de que o Cruze virá em breve para substituí-lo, o Vectra manteve a procura aquecida, garante o atendente. Para Mario Veiga, diretor de vendas da CCV, o modelo deixará saudades, pois possui um consumidor apaixonado pelo carro. Ele compara ao que ocorreu com o Monza, outro exemplo de projeto bem sucedido e que até hoje mantém uma legião de admiradores.

A Chevrolet ainda não oficializou o fim da produção do Vec­­tra, o que faz surgirem boatos de que o modelo permaneceria co­­mo uma versão mais barata de entrada da linha. Isso seria um risco para fabricante, uma vez que poderia "concorrer" com o Cru­­ze, tido como a grande aposta da marca para este ano.

Trajetória

O Vectra foi lançado no Brasil em 1993. Três anos mais tarde veio a segunda geração. Chegou a ser o sedã mais vendido entre 1996 a 1998, quando começou a dividir a liderança com o Honda Civic, já nacionalizado. Com o lançamento de um novo Toyota Corolla em meados de 2002, o Vectra começou a perder mercado e suas vendas despencaram. A atualização do Chevrolet Astra brasileiro acabou por canibalizar as vendas do Vectra. Em 2005 surgiu a terceira geração e de lá pra cá ganhou algumas reestilizações.

Serviço:

CCV – (41) 3360-7000. Gran Park – (41) 3340-1200. Metrosul – (41) 3330-1000. Champagnat Veículos – (41) 3330-1800.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]