Depois da queda nas vendas de veículos no país, registrada em julho, o Paraná voltou a crescer. O índice foi de 7,22% a mais em agosto em relação ao mês anterior, um total de 1.463 unidades a mais comercializadas no período. Já em relação a agosto de 2004 o crescimento foi ainda maior, 17,78%. O total de unidades vendidas neste mês de agosto foi de 21.722.
O segmento de automóveis, que vendeu 12.045 unidades em agosto deste ano, apresentou crescimento de 6,49% em relação a julho e 23% em relação a agosto de 2004. Já os comerciais leves venderam 2.080, o que corresponde a 7,22% a mais que agosto, e 27,69% a mais que no mesmo mês do ano passado. O segmento de ônibus foi o que apresentou maior alta, 28,77% a mais que em julho, e um índice positivo de 16,05% em relação a agosto de 2004.
O segmento que apresentou maior participação no mercado paranaense no período de janeiro a agosto de 2005 foi o de automóveis, detendo 55,45% do mercado. Em seguida estão as motocicletas, com 28,58% do mercado, e em terceiro, os comerciais leves, com 9,58% do mercado.
As marcas líderes deste mês de agosto nos segmentos de autos e comercias leves foram a GM com 27,9% do mercado. Em segundo, a Fiat que deteve 26,64%. Em terceiro lugar ficou a Volkswagen, com 21,8% e, em quarto, a Ford, com 8,8% do mercado.
De acordo com o diretor-geral da Fenabrave-PR, Luís Antonio Sebben, o 2.º semestre de 2005 deve superar o primeiro, mesmo com a crise político-econômica, e deve chegar ao fim do ano com cerca de 8% a mais de veículos vendidos no Paraná em relação ao ano passado.
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