• Carregando...

Um estudo realizado pelo engenheiro de Segurança e Saúde no Trabalho, Antonio Carlos Vendrame, em São Paulo, revela que as vibrações produzidas por um carro, especialmente, aquelas transmitidas pelo assento, afetam diretamente a coluna vertebral de seu ocupante. "Problemas na coluna vertebral podem aparecer em razão da intensidade da vibração e do tempo de exposição", explica o especialista.

Vendrame cita ainda que há também outros efeitos. "Não podemos nos esquecer das vibrações de corpo inteiro, que afetam os motoristas que fazem da condução de veículos sua ocupação. Neste caso, podem incluir fadiga, insônia, dores de cabeça, náuseas, perda do equilíbrio, hérnia de disco e distúrbios gastrintestinais", completa o engenheiro.

Por conta disso, ele orienta que os donos de veículos façam uma revisão dos amortecedores a cada 40 mil km/h. Ele lembra que o dispositivo tem a função de reduzir os efeitos das vibrações, prolongando o tempo de vida útil do veículo (suspensão e pneus). Em Curitiba, a troca de amortecedores sai, em média, por R$ 250 em oficinas especializadas (sempre o par e num carro popular).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]