Depois de revelar o T-Cross que promete mexer com o mercado de SUVs compactos no Brasil, a Volkswagen tem mais uma carta na manga para atacar outro segmento de sucesso, o de picape intermediária.
A marca já desenvolve um rival a altura para a Fiat Toro, que domina a categoria sem ser incomodada - a outra representante é a Renault Oroch. E uma prévia de como será essa picape da Volks será dado no Salão Internacional de São Paulo, que ocorre de 6 a 18 de novembro.
A marca irá expor um conceito, que dará origem à versão final prevista para um "futuro próximo”, diz a fabricante. A expectativa é que estreie em 2020.
>> Fenômeno de vendas, Fiat Toro terá a ameaça de novos rivais em breve; veja quais
O modelo usará a multiplataforma MQB, possivelmente a variante menor MQB A0, a mesma do Polo, Virtus e T-Cross. Terá cabine dupla e ficará posicionado entre Saveiro e Amarok.
Segundo a VW, o conceito terá um visual muito próximo da versão que chegará às ruas, com “apenas algumas modificações”.
No esboço divulgado pela montadora é possível notar a semelhança das lanternas com as do T-Cross, com uma barra iluminada cortando toda a tampa do porta-malas. É provável que o desenho frontal siga também as linhas do SUV compacto.
>> Fiat prepara SUV cupê inspirado na picape Toro
A Volks trata a novidade como uma combinação de conteúdo de um SUV urbano com a versatilidade de uma picape, tal qual a Fiat definiu a Toro à época do lançamento. Ela terá a opção de tração integral e será um produto global, mas com o desenvolvido feito no Brasil.
Também trará uma inovação para o segmento, na qual haverá uma painel traseiro rebatível que ampliará a área de carga.
A nova picape deverá ser impulsionada pelo motor 1.4 TSI, de 150 cv e 25,5 kgfm, com opções de câmbio manual de cinco marchas e automático, de seis, além do 2.0 a diesel, de 180 cv e 42,8 kgfm, da Amarok.
A caçamba terá, provavelmente, capacidade de carga de 1 tonelada.
Rumores apontam para um modelo do porte da Oroch, que é um pouco menor que a Toro (2,82 metros de entre-eixos da Fiat contra 2,99 m da Renault). Deverá ser produzida em São José dos Pinhais (PR), de onde sairá o T-Cross.
>> VW Amarok dá troco em Ford Ranger e também baixa preços
Fiat Toro sem concorrentes
Fiat / Divulgação
Lançada em 2016, a Fiat Toro não possui concorrentes diretos no mercado brasileiro. A Renault Oroch, que chegou antes, em 2015, e inaugurou o segmento intermediário , vende em média 1,1 mil unidades/mês, enquanto a Toro emplaca quase 4,8 mil mensais.
Ela é a segunda picape mais vendida no país, atrás apenas da irmã menor Strada. Os preços variam de R$ 92.990 a R$ 151.990, valores que a colocam na mesma faixa de algumas opções de porte médio, como a Ford Ranger, que ganhou reduções na tabela para atrair interessados da Toro.
O modelo da Fiat é vendida com três opções de motores: 1.8 flex, de 139 cv (câmbio de 6 marchas), 2.4 flex, de 186 cv (câmbio de 9 marchas) e 2.0 turbodiesel, de 170 cv (câmbio de 9 marchas e tração 4x4).
Já a Oroch é oferecida com propulsor 1.6, de 120 cv, e 2.0, de 148 cv, com preços entre R$ 72.890 e R$ 89.190.
Renault / Divulgação
Decisões de Dino sobre incêndios escalam ativismo judicial e desarmonia entre poderes
Enquanto Moraes dobra a aposta, União Europeia se livra de censor que ameaçou Musk
X diz que volta é “temporária” e que plataforma deve ficar inacessível novamente em breve no Brasil
A truculência sai vitoriosa na universidade
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião