• Carregando...
Funcionários se despedem da última unidade do Fusca/ Beetle, no México. Foto: Divulgação
Funcionários se despedem da última unidade do Fusca/ Beetle, no México. Foto: Divulgação| Foto:

Uma trajetória de 84 anos chega ao fim. A Volkswagen encerrou oficialmente a produção mundial do Fusca, que passou a ser chamado de New Beetle (o novo besouro) em sua versão moderna, lançada em 1997.

A última unidade deu adeus às 14h20 (de Brasília) desta quarta-feira (10) na fábrica de Puebla, no México. A despedida teve uma cerimônia de agradecimento ao carro mais icônico da indústria automotiva, com direito à música mariachi e muito aplauso.

>> Paixão sem fim! Fusca ganha versão Porsche com motor esportivo

Os funcionários mexicanos vestiram uma camiseta com a inscrição 'Bye, Bye Beetle'. Na unidade de Puebla foram fabricados desde 1997 mais de 1,7 milhão de exemplares do Vocho, como o Fusca era chamado por lá. A última unidade foi montada do início ao fim em sete horas.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A montadora também postou um vídeo no Twitter mostrando o momento em que a última unidade deixa a linha de montagem.

Apesar da atmosfera festiva, a despedida foi em clima de nostalgia por encerrar a produção de um dos carros mais emblemáticos da empresa alemã.  O fim já fora anunciado pela VW no ano passado.

A série Beetle Final Edition marcará o ponto final. Serão 65 unidades vendidas no México apenas pela internet, com preços partindo de US$ 21 mil (cerca de R$ 80 mil).

Cada unidade vem com uma placa comemorativa seriada do 1 ao 65 do lado esquerdo. As cores disponíveis são o azul metálico, preto, branco e bege.

>> Picape, perua, Rolls-Royce…Veja dez variações quase desconhecidas do Fusca

Versão derradeira Beetle Final Edition (à dir) ao lado de um modelo da década de 1930.
Versão derradeira Beetle Final Edition (à dir) ao lado de um modelo da década de 1930.

Em todo o mundo, foram produzidas 21 milhões de unidades desde o primeiro exemplar em 1935. Deste total, 3 milhões em solo brasileiro, o que fez do país o terceiro maior produtor do veículo, atrás apenas da Alemanha e Estados Unidos.

>> Fusca mais antigo do mundo, da 2ª Guerra, volta à ativa; assista

>> Fusca ajudou a recuperar a imagem da Alemanha após Segunda Guerra

>> Fusca: de importado a brasileiro

A trajetória do Fusca:

  • 1934 - Por ordem de Hitler, o projetista austríaco Ferdinand Porsche é contratado para produzir o projeto do Fusca. O primeiro protótipo surge um ano depois.
  • 1935 - Apresentação oficial do 'Volkswagen', com que tinha como peculiaridade a ausência da janela traseira.
Ferdinand Porsche e sua criação. Foto: Volkswagen/ arquivo
Ferdinand Porsche e sua criação. Foto: Volkswagen/ arquivo
  • 1936 - Em julho, saem as primeiras unidades do sedã (V1). A resistência delas é testada em um enduro de 50 mil km. No mesmo ano surge a versão conversível.
  • 1939 - Mal os ‘besouros’ começam a ser fabricados quando, no auge da 2ª Guerra Mundial, a produção é interrompida para a montagem de veículos militares, usando o modelo como base.
Hitler e Porsche no lançamento do Fusca na Alemanha. Volkswagen/Divulgação
Hitler e Porsche no lançamento do Fusca na Alemanha. Volkswagen/Divulgação
  • 1947 - Onze anos depois do desenvolvimento dos sedãs, a Alemanha realiza as primeiras exportações. Os carros vão para a Holanda e os EUA.
  • 1950 - Em setembro, chegam ao Brasil os primeiros modelos. Cinco anos depois, a fabricante alcança a marca de um milhão de unidades na Alemanha.
Os primeiros Fuscas produzidos no Brasil. Foto: Volkswagen/ arquivo
Os primeiros Fuscas produzidos no Brasil. Foto: Volkswagen/ arquivo
  • 1959 - O Fusca passa a ser feito oficialmente no Brasil, com 54% das peças nacionalizadas. Em 1972 foi a vez de o país atingir o um milhão de veículos.
  • 1984 - Modelo começa a usar o motor 1600, de 46 cv.
  • 1986 - Para fabricar outros modelos, a VW do Brasil abandona a montagem do Fusca. No México, ele continua em linha.
  • 1993 - O sedã volta em 1993 a pedido do então presidente da República Itamar Franco. Com isso ganhou o nome de 'Fusca Itamar'.
Presidente da República Itamar Franco no retorno do Fusca. Foto: Divulgação
Presidente da República Itamar Franco no retorno do Fusca. Foto: Divulgação
  • 1996 - O retorno durou apenas três anos, saindo definitivamente de linha no Brasil. No México, o Vocho, como era chamado o Fusca por lá, permaneceu em produção até 2003.
  • 1997 - Surge o New Beetle, a releitura moderno do velho Fusca. O modelo pôs fim ao legado popular do veículo, assumindo uma proposta mais sofisticada e, por isso, bem mais cara. O carro foi produzido no México e exportado para outros mercado.
  • 1999 - O New Beetle chega ao Brasil com mecânica do Golf. O motor 2.0 a gasolina era associado ao câmbio automático de 4 marchas.
  • 2006 - O modelo recebe sua primeira reestilização.
  • 2011 - O Beetle muda de geração e a Volks decide resgatar os nomes como o modelo popular era conhecido em diferentes país. No Brasil, vou a chamar Fusca, na França, Coccinelle, e na Itália, Maggiolino.
  • 2012 - O 'novo Fusca' estreia em solo nacional com motor 2.0 turbo e opção de câmbio manual ou automatizado de dupla embreagem. O garoto-propaganda à época era o jogador Neymar.
  • 2017 - O carro se despede do Brasil sem muito alarde.
  • 2018 - Volkswagen anuncia para 2019 o fim definitivo da produção do Fusca, com as últimas unidades recebendo o nome de Final Edition.
  • 2019 - No dia 10 de julho o derradeiro Fusca/ Beetle sai da linha de montagem de Puebla, no México.

SIGA O AUTO DA GAZETA NO INSTAGRAM

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]