A Volkswagen apresentou nesta sexta-feira (22) o Golf Variant, versão perua da sétima geração do hatch. O modelo estará nas concessionárias na próxima semana em duas configurações: a Comfortline, que começa em R$ 87.490, e a Highline, que sai de R$ 94.990.
Apresentado ao público brasileiro no Salão de São Paulo 2014, o Golf Variant chega importado do México para ocupar a lacuna deixada pelo Jetta Variant, aposentado no Brasil no primeiro semestre de 2013. Ele vem equipado com o motor 1.4 TSI BlueMotion, já disponível no Golf vendido no país, que gera 140 cv e 25,5 kgfm de torque (despejado a partir de 1.500 rpm). O câmbio é o DSG de sete velocidades, com função Tiptronic, que permite ao motorista efetuar as mudanças manualmente, por meio da alavanca de câmbio ou por aletas no volante.
A perua se diferencia do hatch do qual deriva justamente no formato mais alongado da traseira. São 4,56 m de comprimento, contra 4,25 m do modelo mais curto. A distância do entre-eixos de 2,63 m, porém, é a mesma. O porta-malas comporta 605 litros (no hatch são 313 l), alcançando 1.620 l com os bancos traseiros rebatidos. Ainda olhando detrás, a Variant se destaca por trazer lanternas duplas, em vez das tradicionais simples.
Confira a seguir o que cada versão traz de série e seus opcionais:
Principais itens de série: ar-condicionado Climatic com difusor traseiro; multimídia com tela sensível ao toque de 5,8” com sensor de aproximação, MP3, bluetooth e entrada para SD-Card; sensores de estacionamento dianteiro e traseiro; Park Assit, para a assistência automática em manobras de estacionamento (vagas paralelas e perpendiculares); start/stop, que desliga o veículo em paradas rápidas, como cruzamento e semáforos; sistema de frenagem Multicollision Brake, que, em caso de colisão, aciona os freios automaticamente após o impacto inicial; sete airbags; controles de estabilidade e de tração; bloqueio eletrônico do diferencial; assistente de partida em rampa; monitoramento da pressão dos pneus; rodas de liga leve aro 16; entre outros.
Opcionais:
Pacote Elegance (R$ 4.500): volante multifuncional com aletas para trocas de marcha; controlador de velocidade cruzeiro; pacote de iluminação e visibilidade; rodas com novo desenho aro 17.
Pacote Exclusive (R$ 8.890): agrega sistema de navegação, com comando de voz e atualização dos mapas por 3 anos.
De série: todo o conteúdo do Comfortline + ar-condicionado de duas zonas; bancos em couro; controlador de velocidade cruzeiro; sensores de chuva e luminosidade; e volante multifuncional com aletas para a troca de marcha.
Opcionais:
Pacote Elegance (R$ 5.820): rodas com desenho diferenciado aro 17; seleção do perfil do condutor, com quatro modos de condução disponíveis (Normal, Sport, Eco e Individual); sistema de navegação com comando de voz e atualização dos mapas por 3 anos; e sistema keyless de abertura das portas sem chave e partida do motor por botão.
Pacote Exclusive (R$ 15.700): incorpora faróis bixenônio com luz diurna em led; assistente de luz para farol alto (reduz a luminosidade ao cruzar um veículo em sentido contrário); controlador adaptativo de distância e velocidade (ACC), que mantém uma velocidade pré-selecionada e uma distância definida do veículo à frente, freando ou acelerando automaticamente, seguindo o fluxo do trânsito - contém o mecanismo stop and go, que para e arranca automaticamente; sistema de monitoramento frontal (Front Assist), que monitora permanentemente a distância do tráfego à frente, auxiliando o motorista na frenagem de emergência e o alertando por meio de sinais visual ou sonoro quando for necessária uma reação; sistema de frenagem urbana de emergência (City Emergency Brake), que aciona os freios automaticamente diante de uma colisão, caso não haja reação do motorista.
Pacote Premium (R$ 26.670): todo o conteúdo do Exclusive + banco do motorista com regulagem elétrica; detector de fadiga; sistema de entretenimento com comando de voz e atualização dos mapas por 3 anos; e sistema Pro Active, que detecta uma potencial situação de acidente, diante de um frenagem brusca, por exemplo, e pré-tensiona automaticamente os cintos de segurança dos ocupantes e, numa condição crítica, fecha as janelas e o teto solar
Pintura metálica: R$ 1.200
Pintura perolizada: R$ 1.700
Teto solar elétrico: R$ 5.300
-
Deputada norte-americana defende que EUA retirem visto de Moraes; leia entrevista exclusiva
-
Nova projeção aponta possibilidade de cheia ainda maior do Guaíba em Porto Alegre
-
Após críticas por suposto confisco de produtos, prefeitura de Canoas decide alterar decreto
-
Apoiado por Lula, STF quer ampliar gratificações de assessores dos ministros
Aposentados de 65 anos ou mais têm isenção extra de IR, mas há “pegadinha” em 2024
Esquerda não gostou de “solução” para o rombo compartilhada por Haddad; o que diz o texto
A “polarização” no Copom e a decisão sobre a taxa de juros
Bolsonaro 5 x 4 Lula: BC se divide sobre juros e indica rumo após saída de Campos Neto
Deixe sua opinião