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Produto que se encaixa nas principais atividades fora de estrada, o FMX chega para substituir o modelo FM na mineração, transporte de cana e madeira e serviços em obras | Fotos: Divulgação/Volvo
Produto que se encaixa nas principais atividades fora de estrada, o FMX chega para substituir o modelo FM na mineração, transporte de cana e madeira e serviços em obras| Foto: Fotos: Divulgação/Volvo

Opcionais

Bafômetro e sensor de ponto cego

Não bastasse o nível de tecnologia disponível de série no FMX, o cliente tem ainda alguns opcionais para aumentar a segurança ativa e passiva do veículo. Além do controle eletrônico de estabilidade (ESP), a Volvo oferece piloto automático inteligente (ACC), que auxilia o motorista a manter o caminhão a uma distância constante e segura do veículo à frente. O equipamento funciona tanto na frenagem quanto na aceleração.

Já o sensor de ponto cego (LCS) informa o condutor se existe algum objeto no lado direito do veículo em caso de troca de faixa de rodagem. E até um "bafômetro" (alcolock), que é instalado dentro da cabine e mede a quantidade de álcool na respiração do motorista. Se for detectado excesso, impede a partida do motor. "Nosso produto é mais moderno, seja em tecnologia e segurança, do que qualquer carro produzido em solo brasileiro", compara Bernardo Fedalto Jr., gerente de caminhões da linha "F".

  • A força do motor, com torques que vão de 200 a 240 kgfm, são indicados para a combinação bitrem
  • A cabine oferece um painel ergonômico e banco do motorista com regulagem a ar
  • O espelho duplo reduz pontos cegos
  • Pino de reboque suporta 25 toneladas

A Volvo apresentou esta semana o novo caminhão pesado vocacional FMX, com motor de 13 litros e potências entre 400 cv a 480 cv nas versões 6x4 e 8x4. O veículo é volta­do para operações severas e não rodoviárias, como mineração, cons­­trução, cana-de-açúcar e flo­res­­­tal, onde as cargas transportadas vão de 32 a 50 toneladas de PBT (Peso Bruto Total). A novidade começa a ser produzida na fábrica da Volvo, em Curiti­ba, e as primeiras unidades vendida a partir de janeiro de 2011, pouco mais de três meses após o seu lançamento na Europa. Esse intervalo curto na importação é incomum entre as fabricantes de caminhões. "Decidimos antecipar a vin­­da do FMX por visualizarmos para os próximos anos um crescimento nas obras de infraestrutura no país, com a Copa do Mundo (2014), as Olimpíadas (2016) e o Programa de Aceleração do Cres­ci­­mento (PAC)", disse Bernardo Fe­­dalto Júnior, gerente de vendas da área de caminhões da empresa. Os preços partem de R$ 460 mil (6x4) e de R$ 530 mil (8x4).

Maior vão livre do solo, grade diferenciada, para-choque produzido em aço, grade protetora dos faróis e para-sol com friso, entre ou­­tros itens, identificam a aplicação do veículo. Houve mudanças vi­­suais em relação aos demais mo­­delos da linha "F", contribuindo para aumentar ainda mais a aparência fora de estrada.

Entre os atributos do FMX estão os faróis individuais (luz alta, pisca e farol) – e não em conjunto –, que reduz custos em caso de danos. O conjunto ótico ganhou ainda um limpador de alta pressão, já dis­­ponível nos estradeiros FH. Há opções de farol de neblina ou de milha no para-choque e do farol de conversão, o qual ilumina para a direção em que o veículo está seguindo.

Outro item já disponível nos FH, que passa a ser oferecido também na linha off-road, é a caixa de câmbio I-Shift. Em breve, a Volvo vai incorporar também sensores que enviam informações sobre o pe­­so da carga.

Outros diferenciais que facilitam a vida do motorista foram adicionados no FMX, como o estribo antiderrapante na parte inferior do para-choque, que auxilia na limpeza do parabrisa, por exemplo, e a escada com suporte para as mãos, que garante ao condutor uma rápida e conveniente visão panorâmica da carga, sem descer do caminhão.

O pesado traz ainda um resistente pino de reboque dianteiro com capacidade para 25 toneladas. Ele foi estrategicamente instalado bem ao centro da grade inferior. Espelhos com um braço de suporte mais estreito ajudam a reduzir os pontos cegos, melhorando a visibilidade do motorista.

O trem de força não sofreu alteração alguma em relação ao antecessor FM, inclusive o freio motor VEB (Volvo Engine Brake), com po­­tências de 410 cv ou 510 cv, dispensando a instalação de um retarder.

A marca aproveitou também para lançar o FMX com motor de 11 litros (370 cv), voltado para aplicações intermediárias entre o FMX 13 litros e o VM 6x4, outra veículo da marca. A previsão da montadora com a novidade é abocanhar um terço do mercado de caminhões acima de 35 toneladas, o que significa uma projeção de 1,2 mil unidades comercializadas em 2011.

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