Perfil
Célio Martins

Célio Martins

Célio Martins, jornalista graduado em Comunicação Social pela Universidade de Londrina (UEL). Master em Jornalismo pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais/Universidade de Navarra (Espanha).

Atualmente é editor e repórter na Gazeta do Povo, jornal em que também publica o blog Certas Palavras (http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/certas-palavras), espaço onde escreve sobre temas diversos, como política, meio ambiente, economia, cultura, ciência e cotidiano.

Antes, atuou na Folha de S. Paulo, O Estado do Paraná, Folha de Londrina, Correio do Estado (MS), TV Campo Grande (SBT), TV Iguaçu (SBT) e CNT.

Em 2003 fez o curso de pós-graduação Master em Jornalismo, pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais em parceria com a Universidade de Navarra (Espanha). Na Gazeta do Povo, onde trabalha desde 1987, atuou como repórter e editor de Esportes, Paraná, Brasil, Mundo e Economia. Também foi editor responsável da Primeira Página do jornal.

Em 1997 recebeu o prêmio nacional Bola de Ouro, em São Paulo, pelas reportagens sobre futebol.

Fez reportagens em vários países, com destaque para o terremoto do Chile em 2010, duas eleições na Venezuela e uma eleição na França. Cobriu ainda a posse de Lula, em 2003 e o primeiro título de Roland Garros conquistado pelo tenista Guga, em 1997.

Em março de 2013, foi o primeiro jornalista do Paraná e um dos poucos do Brasil até então a conseguir visto de trabalho para produzir uma série de reportagens sobre Cuba: http://www.gazetadopovo.com.br/mundo/especiais/passagem-para-cuba/

Tem oito livros de ficção e poesia inéditos e dois livros de poemas publicados de forma independente (Fragmento Urbano – 1983 e Tempos Incertos – 2009).

Célio Martins com o lateral Cafú (capitão do penta de 2002) ao ser agraciado com o prêmio nacional Bola de Ouro em 1997 por reportagens sobre futebol.
Célio Martins - Lula
Célio Martins durante entrevista coletiva de Lula na campanha presidencial de 2002.
Capa do livro Tempos Incertos, publicação independente de Célio Martins.
Célio Martins entrevista Dunda
Célio Martins em uma das entrevistas exclusivas que fez com Dunga, na Copa de 1998.
Veja mais

Últimas de Célio Martins

1 de 7