• Carregando...
Flavio Bolsonaro, um cabo e um soldado no STF
| Foto:

Em vez de um cabo e um soldado, a família Bolsonaro mandou ao STF um advogado especialista em contencioso nos tribunais superiores. Simbolicamente no primeiro dia 17 de Jair Bolsonaro à frente da presidência da República, uma decisão liminar sobre o filho do presidente mostra que as promessas de campanha eram o que costumam ser por essas bandas: palavras ao vento.

A proposta de plano de governo registrada pelo presidente no TSE tem o despretensioso título “O Caminho da Prosperidade” e começa com a principal e única promessa de campanha: “Propomos um governo decente, diferente de tudo aquilo que nos jogou em uma crise ética, moral e fiscal”.

Ainda nem sabemos se realmente o STF decidirá pela suspensão ou pela continuidade da investigação de Fabricio Queiroz, mas o pedido impetrado pela defesa, em segredo de justiça e valendo-se do foro privilegiado, já é mais danoso para a imagem do presidente da República que qualquer revelação sobre a origem do dinheiro movimentado já ouvida em casos semelhantes.

Ao abraçar a vocação messiânica e se dedicar à idolatria da superficialidade, abraçando discursos e desprezando ações, o Brasil se joga novamente numa piscina política de palavras ao vento.

Não era necessária muita perspicácia para saber que o discurso veemente pela moralidade e “contra tudo o que está aí” não combina com quem está há décadas na política, acompanhado de cargos eletivos para toda a família pendurados apenas e tão somente no sobrenome, além de uma coleção de votos a favor da preservação de todo tipo de privilégio parlamentar.

O presidente da República, quando deputado, chegou ao cúmulo de ser o único a pedir para se pronunciar em plenário a favor do colega que matou a deputada eleita para ficar com a suplência e foi condenado a 103 anos de prisão. Nem o próprio, que estava solto na época, nem o advogado dele ou qualquer outro deputado a ele ligado quiseram falar.

O caso é que, na investigação sobre Queiroz, não estamos falando apenas de hipocrisia, mas de mentira, algo que é levado bem a sério em sociedades sérias.

O presidente da República assegurou em uma live pelo Facebook, algo que se tornou uma espécie de canal oficial de comunicação, que os responsáveis pagariam por seus erros. Nos dias 6 e 8 de dezembro, o senador Flavio Bolsonaro afirmou por escrito que cabia a Fabricio Queiroz dar explicações e que ele tinha o dever de prestar esclarecimentos ao Ministério Público.

A afirmação em si já é um despropósito. Não pode o deputado alegar desconhecimento do que se passa no próprio gabinete envolvendo um amigo de anos da própria família, até porque ali ele é a autoridade máxima, que responde tanto por ações quanto por omissões. Como se não bastasse, ele próprio se mete a evocar o foro privilegiado – que a família inteira condenava dias atrás – para impedir que o assessor tenha de prestar esclarecimentos.

É estarrecedor que a medida tenha sido tomada dia 16 de janeiro, depois que o deputado simplesmente resolveu não aparecer para depor no Ministério Público do Rio de Janeiro seguindo a dois depoimentos aos quais faltou seu ex-assessor, Fabricio Queiroz. O pior é que a estratégia pode naufragar quando o ministro Marco Aurélio voltar do recesso: a decisão de Luiz Fux é liminar, apenas uma suspensão, a decisão final virá depois.

Flavio Bolsonaro tem foro privilegiado no STF não pelo fato de ser senador, mas para os atos cometidos durante o mandato de senador, que não incluem a epopéia Queiroz. Caso seja levada a ferro e fogo a regra por trás do processo em segredo de Justiça, é capaz que após todo esse desgaste a investigação ainda continue.

Se eu fosse da oposição, entraria no CADE denunciando monopólio. Não pode a própria família do presidente da República oferecer mais oposição a ele que os adversários políticos.

A hemorragia verbal do clã Bolsonaro não demorou um mês para cobrar seu preço assim que passaram de pedra a vidraça. Em um único dia, descobre-se que lançam mão sem pudor de dois privilégios que condenam para os outros: foro privilegiado e auxílio-mudança.

Embora o irmão, que hoje em dia representa a família no exterior, tenha afirmado – me parece que categoricamente – ser contra o foro privilegiado, Flavio Bolsonaro tem nele seu ÚNICO argumento para tentar barrar as investigações sobre si. E sim, era mentira também que ele não era investigado: segundo o despacho do ministro Luiz Fux, em segredo de Justiça, a base para entrar no STF é o fato de o CADE ter quebrado o sigilo do senador e solicitado informações posteriores à sua diplomação.

Como se não fosse suficiente, ficamos sabendo ainda que todos os Bolsonaros que tinham como optaram por receber o vergonhoso auxílio-mudança dado àqueles parlamentares que não têm nenhuma mudança a fazer.

O próprio presidente da República que, segundo o site da Câmara, deve devolver o apartamento funcional que ocupava até 31 de janeiro, e teve sua mudança financiada pelos cofres públicos, recebeu o privilégio de R$ 33 mil para se mudar de onde não saiu: Brasília. O filho, o mesmo que é contra o foro privilegiado evocado pelo irmão, também recebeu.

Obviamente a oposição fez um carnaval com a história do auxílio-moradia, mas não pensem que isso abala a moral dos Bolsonaro. Eles crêem que estão fazendo tudo certo porque seguem agindo como sempre agiram.

O senador Randolfe Rodrigues questionou via twitter a flagrante divergência entre discurso e ação, mas o filho que foi na cadeirinha de bebê do carro da posse e continua vereador pelo Rio de Janeiro, única profissão que já exerceu na vida, achou tudo bem engraçado e se considera na posição de tirar sarro da história.

“Todos tem o direito! Senador(x), e o chupão na barriga, já sarou?”, pergunta Carlos Bolsonaro com direito a erros primários de português, ética e cálculo político.

Alguns apostavam que os filhos seriam problema para o governo de Jair Bolsonaro, devido à falta de limites que o capitão do exército vive entre família e vida pública. Poucos imaginavam que tudo viria à tona tão rápido e, sobretudo, de forma tão amadora e descarada.

Que seja feita uma ressalva: jogar a culpa na família Bolsonaro agora é o cúmulo da cara-de-pau para quem era bolsonarista de 4 costados até duas semanas atrás, na posse com duas classes de imprensa, a amiga e a independente. Embora tenham discursado o oposto absoluto do que fazem na área da ética, eles não são os únicos. Foi assim com Collor, com Fernando Henrique, com Lula, com Dilma e com Temer.

O espantoso é que o brasileiro, já escaldado com todas essas experiências e tendo hoje em dia instrumentos para escrutinar a vida e as atitudes de cada político, continue acreditando como sebastianista no mito do caçador de marajás. Não foi por falta de aviso.

 

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]