• Carregando...
Rio Music Conference Curitiba
Rio Music Conference Curitiba| Foto:

Na semana passada, entre os dias 03 e 05, aconteceu o encontro Regional Sul do Rio Music Conference em Curitiba. O RMC é considerado o maior evento de musica eletrônica do hemisfério Sul e em 2013 ampliou suas edições regionais, que além da conferência para troca de informações, contou com uma agenda noturna com os clubs da região, o RMC Club Week.

Rio Music Conference Curitiba (Foto: Marcos Martins)

Rio Music Conference Curitiba (Foto: Marcos Martins)

O evento aconteceu no Hotel Pestana e contou com o apoio da Prefeitura de Curitiba. A grande participação de donos de clubs, agências, escolas de DJs e promoters de eventos da região sul do Brasil, assim como de autoridades locais, evidenciaram a importância da realização deste tipo de evento voltado à música eletrônica, criando a união entre todas as entidades envolvidas na cena.

Dentre os vários painéis, foram discutidos temas como a internacionalização de marcas brasileiras no exterior, a consolidação de produtores musicais brasileiros, o grande crescimento do público de música eletrônica e também um destaque especial a segurança em eventos e clubs.

Workshops AIMEC e Yellow (Foto: Marcos Martins)

Workshops AIMEC e Yellow (Foto: Marcos Martins)

Gustavo Conti, sócio do Warung Beach Club em Itajaí e Ricardo Flores, sócio do club Green Valley em Camboriú, ambos em Santa Catarina, relataram suas experiências em promover eventos no exterior com suas marcas e também o crescimento e grande aceitação do público de outros países, promovendo tours internacionais que nos últimos anos já passaram por Ibiza, Singapura, Japão, Holanda e Estados Unidos. Destacaram também as dificuldades em realizar eventos de grande porte no Brasil, devido as barreiras impostas pela legislação brasileira.

No painel com produtores musicais nacionais, foram abordados temas como o crescimento do número de produções de qualidade e grande repercussão mundial de artistas brasileiros. Estavam presentes a dupla de produtores gaúchos Sonic Future, o também gaúcho Do Santos e os produtores paranaenses Dake, Bruno Be e Rafael Araujo. Falaram também sobre a importância dos produtores criarem uma identidade sonora muito bem definida, da evolução constante e reciclagem dos estilos musicais.

Abertura na Radiola Records (Foto: Marcos Martins)

Abertura na Radiola Records (Foto: Marcos Martins)

O crescimento da cena eletrônica no interior também foi tema de discussão no painel com a presença de representantes do núcleo Collours de Caxias do Sul, Groove Society de Toledo, Dining de Chapecó. A quebra de antigos paradigmas, trazendo festas que aconteciam em áreas rurais para o centro das cidades, foi um dos temas mais comentados. Segundo os produtores de eventos, a desmistificação da cena eletrônica e a grande aderência do público, mostram o potencial mercado que existe em regiões distantes dos grandes centros urbanos.

Assuntos polêmicos da cena eletrônica também foram discutidos na conferência, em um papo bem descontraído com a presença de artistas de renome da região sul, os curitibanos Aninha, Gromma, Leozinho, Ber Bush, os catarinenses Daniel Kuhnen e Doriva Rozek, o gaúcho Pic Schimitz. Falaram sobre a profissão de DJ; a saturação e o marketing americano com músicas de baixa qualidade; dos DJs que se tornam populares não pelo talento, mas por todo o marketing encima de seu nome; do novo público que está entrando na música eletrônica, entre vários outros assuntos.

Os temas polêmicos também surgiram no painel ‘caixa preta’, onde a platéia fez perguntas anônimas para o carioca DJ Memê e para Sandro Horta, sócio da agência DJCom.

Painéis Rio Music Conference Curitiba (Foto: Marcos Martins)

Painéis Rio Music Conference Curitiba (Foto: Marcos Martins)

A segurança nos eventos de grande porte e em clubs também estiveram na pauta da conferência. O painel contou com a presença de representantes do Corpo de Bombeiros, da Prefeitura Municipal de Curitiba e também de Jeje, sócio do Club Vibe e Yuri Bernardi, sócio do club Danghai. Foram abordados temas como a adequação dos clubs as normas de segurança, as fiscalizações feitas de forma não tão amigável pela prefeitura e polícia militar no passado e de perspetivas para acordos que possam ser firmados em conjunto entre os clubs e os órgãos legais.

O RMC Curitiba também contou com uma série de workshops promovidos pelas escolas de DJs AIMEC e Yellow. Falaram sobre produção musical, técnicas de discotecagem, sobre o trabalho dos VJs e até uma competição para criação de um Remix de uma música, somente em 2 horas!

As próximas edições regionais do RMC acontecem em Manaus e São Paulo, e a edição principal em fevereiro de 2014 no Rio de Janeiro.

Encerramento na Praça da Espanha (Foto: Marcos Martins)

Encerramento na Praça da Espanha (Foto: Marcos Martins)

Siga as atualizações do blog pelo Facebook.

Qual é a boa!?

Quinta | 10.10
@Club Vibe – Mainframe com Loulou Players (Deep House)

Sexta | 11.10
@DUC – Arno Cost (Progressive House)
@Danghai – Du Serena (Techno)

Sábado | 12.10
@Club Vibe – Dash Dot (Deep House)
@Danghai – Perfect Stranger (Techno)

 

Veja também:
Corra dos ‘Fake DJs’!!
Fala aí! O que é Deep House?
Vem aí a edição de Curitiba do Rio Music Conference!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]