• Carregando...
Ratinho. Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo.
Ratinho. Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo.| Foto:

O Ibope da véspera de eleição para o governo do Paraná coloca Ratinho Jr. (PSD) com um pé dentro do Palácio Iguaçu. Os 57% de votos válidos parecem fechar o caminho para o segundo turno, principalmente pelo desempenho pífio de Cida Borghetti (PP), uma candidata à reeleição que jamais chegou a ameaçar o líder de intenções de voto.

Ratinho, caso se confirmem os dados do Ibope deste sábado, se elegerá governador praticamente por W.O., pela ausência de algum nome forte que pudesse lhe fazer frente. Sem os nomes que vinham dominando a política do estado (Requião, Gleisi, Beto) e a ausência quase inexplicável de Osmar Dias (PDT) tornaram Ratinho o virtual favorito desde o começo.

Leia mais: Ibope mostra Requião reeleito; prisão de Beto embola disputa por segunda vaga

O que não se sabia era que seus adversários teriam tanta dificuldade, que patinariam tanto. No caso de Cida, mesmo com a máquina estatal na mão, não chegar a 20 por cento dos votos, é uma realização inédita. Difícil alguém conseguir isso. Claro, a prisão de Beto Richa (PSDB) não facilitou as coisas, mas Ratinho, igualmente parceiro de mesa de Beto, escapou à maldição.

João Arruda (MDB) fez o que pôde. Deputado federal desconhecido, chegou a incomodar, e pode ainda terminar a eleição na frente de Cida. O petismo, que já chegou a ser competitivo no estado, desabou e apelou para Dr. Rosinha (PT), um sujeito inegavelmente sério, mas que não tem votos.

DESEJOS PARA O PARANÁ: Diálogo e governabilidade

Ratinho muito provavelmente será o próximo governador. Claro que há méritos dele no processo. Mas o eleitor, envolvido na eleição nacional, não está necessariamente apaixonado por ele. O tempo dirá se ele terá forças para se manter como um líder estadual ou se foi, no fundo, um grande golpe de sorte.

Metodologia

O Ibope ouviu 1.512 eleitores entre os dias 4 e 6 de outubro, sob encomenda da RPC. A margem de erro é de 3 pontos, com 95% de confiança. O registro na Justiça Eleitoral é PR-07265/2018.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]