• Carregando...
Hermes Leão, presidente da APP. Foto: Antonio More/Gazeta do Povo.
Hermes Leão, presidente da APP. Foto: Antonio More/Gazeta do Povo.| Foto:

A APP-Sindicato, representante da maior categoria do funcionalismo paranaense, negocia para que o governo Cida Borghetti apresente, além da reposição da inflação, propostas de melhorias em algumas situações pontuais dos professores.

Os sindicatos têm reunião com o governo no fim da tarde desta segunda para tentar definir um índice de reajuste para os servidores estaduais. No entanto, o governo fala em dar menos do que os 2,76% que seriam responsáveis para cobrir pelo menos os 12 últimos meses de inflação.

Para os professores, o governo teria de repor a inflação desde maio passado (ainda que isso não compense os mais de 10% de perdas acumuladas desde 2016), voltar a pagar o salário de 2016 aos professores temporários e rediscutir a hora-atividade.

Leia mais: Governo prometeu mais mulheres no governo, mas não cumpriu

O salário dos professores contratados por PSS (que têm contrato de apenas um ano) caiu de R$ 1,4 mil para R$ 1,2 mil para vinte horas semanais. O governo Beto Richa adotou essa medida no contexto do “ajuste fiscal”, que arrochou o funcionalismo para manter as contas do governo em dia.

No mesmo pacote, o governo também diminuiu o número de horas a que os professores têm direito fora de sala de aula, para preparar material e corrigir provas. “Não estamos pedindo nenhum direito a mais, apenas a reposição do que perdemos”, afirma o presidente da APP-Sindicato, Hermes Leão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]