• Carregando...
Congresso Nacional. Foto: Pedro França/Agência Senado.
Congresso Nacional. Foto: Pedro França/Agência Senado.| Foto:

Uma discussão que tem servido como pano de fundo para todo o período de Michel Temer na Presidência é a ideia de que o atual presidente só assumiu o cargo para parar a Lava Jato. Mexeu os pauzinhos para derrubar Dilma e prometeu que a “sangria” seria estancada.

A conversa que revelou o Plano Jucá só reforçou o que já se imaginava antes. No diálogo, gravado pela PF, Romero Jucá diz a Sérgio Machado que era preciso fazer um “pacto nacional” para colocar Michel Temer na Presidência e “delimitar [a Lava Jato] onde está”.

Coincidência ou não, desde então várias ações contra a Lava Jato andaram, tanto da Presidência quanto no Congresso. E a Lava Jato, queiramos ou não, deu uma esfriada, com os procuradores berrando a plenos pulmões que Brasília está jogando contra eles.

Mas, se os pró-Lava Jato andam bravos com Temer, será que os investigados estão felizes com o governo? Será que eles pensam que o Plano Jucá está funcionando bem? A votação das duas denúncias contra Michel Temer na Câmara dão uma boa ideia – muito melhor do que qualquer enquete ou pesquisa de opinião.

Vejamos o impeachment. Tire-se o PT da conta, por obviamente ser suspeito. Havia, à época, 23 investigados na Câmara. Desses, 19 votaram. No total, 17 votos foram pelo impeachment de Dilma, o que significa 89% de lavajateiros querendo o plano nacional para colocar Temer e estancar a sangria. Nove em cada dez.

Agora, as duas denúncias. Usando o mesmo critério de exclusão dos petistas, para ser justo, temos agora 61 investigados em plenário. Na segunda denúncia (só um voto mudou de uma para a outra), houve 47 eleitores não-petistas. Desses, apenas 13 disseram que era o caso de afastar o presidente Temer, gestor do Plano Jucá. Os outros 36% (76%) querem que Temer continue com o bom serviço que vem lhes prestando.

Numa outra conta: dos 61 deputados federais investigados atualmente, 47,5% votaram tanto a favor do impeachment de Dilma Rousseff quanto pelo arquivamento da segunda denúncia contra Michel Temer.

Leia mais: Veja como cada deputado votou na 2.ª denúncia contra Michel Temer

Colaborou: Camila Abrão.

Siga o blog no Twitter.

Curta a página do Caixa Zero no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]