• Carregando...
Joaquim Barbosa: quem herdará seus votos? Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo.
Joaquim Barbosa: quem herdará seus votos? Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo.| Foto:

A pergunta que se tornou o centro da eleição de 2018 nesta semana começa a ser respondida na segunda-feira. É a data de divulgação da primeira pesquisa de intenção de voto já sem o nome de Joaquim Barbosa. Assim, será possível descobrir quem herda os votos que estavam sendo prometidos ao ministro do STF.

A MDA registrou ainda nesta terça, mesmo dia da desistência de Joaquim Barbosa, uma pesquisa na Justiça Eleitoral. Seus questionários preveem vários cenários de primeiro e segundo turno, todos já sem a presença do ministro.

A pesquisa é encomendada pela Confederação Nacional do Transporte, que tradicionalmente acompanha o processo eleitoral – mas que antes o fazia em parceria com o instituto Sensus.

Leia mais: Deputado gasta R$ 233 mil da Câmara para imprimir livros de autopromoção

Joaquim Barbosa desistiu da candidatura à Presidência pelo PSB alegando motivos pessoais. A dúvida é se seus votos vão para outro candidato de perfil “não político” ou qual será o critério usado pelos seus eleitores. Ciro Gomes e Alvaro Dias estão entre os possíveis beneficiados.

Em pelo menos um levantamento, do Poder 360*, Barbosa chegou a estar em segundo lugar na corrida presidencial, derrotando Jair Bolsonaro no segundo turno.

*A pesquisa foi realizada de 16 a 19 de abril de 2018. Foram entrevistadas 2.000 pessoas com 16 anos ou mais em 278 cidades em todas as regiões do país. A margem de erro deste estudo é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O registro desta pesquisa no TSE é BR-06596/2018.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]