• Carregando...
Professores especialistas recomendam o estudo antecipado mesmo sem previsão de data para o edital. (Foto: Sérgio Moraes/AscomAGU)
Professores especialistas recomendam o estudo antecipado mesmo sem previsão de data para o edital. (Foto: Sérgio Moraes/AscomAGU)| Foto:

Se você está aguardando com ansiedade o edital do concurso do Instituto Nacional de Seguridade Social – INSS, saiba que o momento de começar a sua preparação não é na publicação do edital e sim antes do órgão receber a autorização para realizar o concurso, já que a quantidade de matérias que precisam ser estudadas para as provas, seja de nível médio, seja de nível superior, comparando com o histórico de concursos do INSS, via de regra é incompatível com o tempo entre a publicação do edital e a prova (veja abaixo o infográfico).

 

O último concurso do INSS foi organizado pelo Cebraspe (antigo Cespe/UnB) e teve edital publicado em 23 de dezembro de 2015, com prova objetiva realizada no dia 15 de maio de 2016 em cidades dos 26 estados e no Distrito Federal. Os inscritos tiveram 144 dias para estudar entre a publicação do edital e a prova, o que contrariou a história dos concursos do INSS, já que normalmente há bem menos tempo de preparação.

LEIA MAIS: Concurso INSS: edital poderá sair em poucos meses!

Na ocasião, os candidatos ao cargo de Técnico do Seguro Social (nível médio) enfrentaram uma prova objetiva com 120 itens para julgamento certo-errado das matérias de Ética no Serviço Público, Regime Jurídico Único, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Noções de Informática e Conhecimentos Específicos (Direito Previdenciário). Já os candidatos ao cargo de Analista do Seguro Social (nível superior em Serviço Social) enfrentaram 120 itens das matérias de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Noções de Informática,  Direito Constitucional, Direito Administrativo, Legislação Previdenciária, Legislação da Assistência Social, Saúde do(a) Trabalhador(a) e da pessoa com Deficiência e Conhecimentos Específicos (Serviço Social).

Carreiras do INSS

No edital de 23/12/2015 (baixe aqui) foram oferecidas vagas para Técnico do Seguro Social (nível médio) e Analista em Serviço Social (nível superior em Serviço Social). Já nos editais anteriores, além do cargo de técnico do seguro social, foram abertas oportunidades para médico perito no edital de 15/12/2011 (baixe aqui), analista previdenciário nas especialidades de Arquitetura, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciência da Computação, Ciências Atuariais, Comunicação Social, Direito, Engenharia Civil, Mecânica, Elétrica e de Telecomunicações, Estatística, Pedagogia, Psicologia, Terapia Ocupacional e com formação em qualquer área no edital de 26/12/2007 (baixe aqui) e oportunidades para analista previdenciário com formação em qualquer área no edital de em 15/01/2003 (baixe aqui).

Iniciando os estudos

Sendo assim, para turbinar a sua preparação desde já, o blog Concurseiros convidou a equipe do curso Alfacon para dar dicas de como iniciar os seus estudos nas matérias que foram exigidas no último concurso para Técnico Previdenciário, cargo que exige apenas o nível médio de escolaridade. Veja abaixo o que os especialistas pensam sobre como estudar cada matéria.

Ética no Serviço Público – Prof. Thállius Moraes
“O último edital do INSS na matéria de Ética no Serviço Público veio consideravelmente curto, abordando somente o Decreto n.º 1.171/1994 (Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal) e o Decreto n.º 6.029/2007 (Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo Federal). Esses dois conteúdos são relativamente fáceis, sendo comum que a prova aborde meramente o texto dos decretos. Assim, uma forma de obter bons resultados, é ler várias vezes as duas normas (que são pequenas) e ficar atento aos detalhes. A realização de questões de provas anteriores é um passo fundamental, que irá auxiliar bastante na preparação. Dentro do Decreto n.º 1.171/1994 (que é o mais cobrado dos dois) merece atenção especial a parte que fala dos deveres e vedações aplicáveis aos servidores, cuja cobrança em prova é feita de maneira mais acentuada.”

Regime Jurídico Único – Prof. Thállius Moraes
“O tópico de Regime Jurídico Único trata das disposições da Lei n.º 8.112/1990, o Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União. Encontramos esse estatuto também dentro do edital de Direito Administrativo, de forma que ele pode ser cobrado nesses dois momentos da prova. Desse modo, o recomendável é que toda a lei seja estudada. A leitura é fundamental, além da realização de questões de provas anteriores, que ajudarão na preparação e memorização dos pontos mais cobrados. Essa lei é cobrada com uma grande frequência em prova, muitas vezes com uma boa quantidade de questões. Assim, quase todos os tópicos devem ser estudados, sendo que os dois tópicos que caem com menos recorrência são as partes de ‘Direito de Petição’ e ‘Seguridade Social do Servidor’. Os demais tópicos são usualmente muito cobrados. Contudo, isso não significa que esses dois assuntos devem ser deixados de lado, eles apenas podem ser estudados de maneira menos intensa que os demais.”

Veja outros concursos com inscrições abertas em todo o Brasil |

Noções de Direito Constitucional – Profª Adriane Fauth
“Ao se falar na disciplina de Direito Constitucional para o concurso do INSS, a banca organizadora (do último concurso) costuma cobrar um conteúdo mais curto, o qual vai do artigo 5º ao 17 e do 37 ao artigo 41. No último edital o artigo 17 não foi cobrado, mas eu aconselho que os candidatos estudem esse também, uma vez que a banca vem demonstrando uma tendência em cobrar esse artigo que trata dos Partidos Políticos. Além disso, o conteúdo é cobrado de forma bem literal, mas não quer dizer que será uma cópia da Constituição já que a banca organizadora costuma fazer uma reescrita do artigo, por isso a minha dica é fazer uma leitura do texto constitucional, acompanhado de um bom material para que o aluno entenda o artigo da constituição, ou seja, compreender o significado, os fundamentos e a ideia do constituinte.

De forma geral, minha outra dica para o INSS é dar uma atenção ao material de estudo, seja ele vídeo aula, PDF ou apostila. O importante é procurar um material que seja completo e voltado para a banca e para o concurso do INSS. Assim como não deixar de lado os exercícios. Todo material que é visto deve ser complementado na mesma ocasião com os exercícios relacionados a aquele tópico. Por fim, a última dica é a realização dos simulados. Recomendo que o aluno faça no mínimo um simulado por semana, tendo em vista que por meio do simulado o candidato consegue revisar os conteúdos, identificar quais assuntos precisam ser estudados com mais ênfase, além de ajudar o candidato a criar uma noção de como fazer prova, isso é muito importante para que o candidato não seja surpreendido no dia do concurso.”

Noções de Direito Administrativo – Prof. Thállius Moraes
“O edital de Direito Administrativo para o INSS costuma ser bastante amplo. Além disso, todos os tópicos previstos no edital são relevantes para prova, isto é, a banca (do último edital), considerando os concursos em geral, gosta de cobrar todos em prova, de maneira que negligenciar o estudo de um tópico que seja é correr o risco de perder questões importantes. Como a matéria é relativamente complexa e bastante extensa, um direcionamento adequado é fundamental na preparação. Uma dica importante é iniciar os estudos pelo tópico ‘Organização da Administração Pública’, pois ele fornece conceitos que serão necessários para o bom entendimento dos demais tópicos. Na sequência, o estudo do tópico de ‘Princípios’ também é recomendável, pois ele também irá trazer alguns elementos que servirão de base para os próximos assuntos.

Os tópicos de Serviços Públicos, Controle da Administração Pública e Lei n.º 9.784/1999 (Processo Administrativo Federal) são melhores aproveitados se estudados depois dos demais já que são um pouco mais complexos e o bom entendimento dos temas anteriores irá ajudar bastante na desenvoltura desses últimos assuntos. Após estudar cada tópico, o candidato deve fazer uma bateria de questões referentes ao tema de modo a medir seu real aproveitamento do que foi estudado, verificando os pontos que precisam ser reforçados e quais os aspectos que a banca costuma cobrar com predileção.

Feito isso, passa-se para etapa seguinte, realizando questões desse assunto, da mesma maneira que acima explanado. Quando encontrar dificuldade em uma questão (ou tiver errado ela), é salutar que o candidato deixe essa questão destacada para no futuro refazê-la e aprender com ela, de forma a não errar mais o assunto. Uma vez por semana (ou a cada quinze dias) é importante fazer um simulado, seguindo as mesmas regras do edital (tempo de prova, quantidade de questões, matérias, etc.). Além do treino do conteúdo teórico, o simulado é fundamental para o candidato ‘se conhecer’, de modo saber quanto tempo em média leva para resolver cada matéria, o tempo necessário para passar o gabarito, etc. Os resumos também são uma boa pedida, pois eles irão auxiliar na hora de revisar rapidamente os assuntos mais importantes, além de serem fundamentais para a famosa ‘decoreba’.”

VEJA TAMBÉM: É oficial: TRF da 4ª região confirma concurso para servidores

Língua Portuguesa – Profª Janaina Arruda
“Língua Portuguesa para um concurso como o do INSS é essencial para a aprovação. Esse tipo de concurso geralmente é muito concorrido, por essa razão o candidato tem que fazer a diferença na pontuação justamente em uma disciplina básica como o português. Inicialmente, deve-se recorrer ao último edital para ter uma noção dos conteúdos que foram solicitados para posteriormente compará-lo ao novo edital, quando esse sair. Mas já antecipo, língua portuguesa não sofre grandes alterações, o que ocorre algumas vezes é a retirada ou a inserção do conteúdo de Redação Oficial. Língua Portuguesa não se aprende com edital aberto, é uma disciplina que irá requerer mais tempo de preparação, pois seu conteúdo é muito extenso. Então partimos da premissa de que o candidato já estude e que maximize sua preparação com a saída do edital.

Tendo em vista ser a banca Cespe responsável pelo certame do INSS, será necessário praticar com exercícios recentes da banca, pegar provas desse ano e do ano anterior para se ter uma noção do nível de dificuldade das questões. Assim, será possível, na realização dos exercícios, verificar qual o conteúdo que está trazendo mais dificuldade. Com essa identificação, o candidato pode voltar na teoria daquele assunto, por meio de vídeo aula ou do próprio caderno para retomar os pontos fracos. Não recomendo uso de gramática com edital aberto, pois o candidato pode se perder na quantidade de informações e estudar assuntos desnecessários. O melhor é ser objetivo nessa etapa e estudar o que cai em consonância com a banca, por isso reforço a vídeo aula e as próprias anotações. Não é hora de inventar técnica, fazer o simples dá certo!”

Raciocínio Lógico – Prof. Daniel Lustosa
“A matéria de RLM – Raciocínio Lógico – para o INSS (Técnico Previdenciário) é uma das mais tranquilas da prova, devido a quantidade de questões e de assuntos cobrados. Nos 3 últimos editais os assuntos cobrados foram os mesmos e a quantidade de questões variou de 3 a 6. Os assuntos são: Proposições (de conceitos até valores lógicos das proposições compostas – tautologias), Teoria dos Conjuntos e Porcentagem. Como disse, o RLM não deve ser o problema do candidato a uma vaga. Estudar antes e sempre, claro, fará toda diferença.”

Noções de Informática – Prof. Ranielison Passos
“Os assuntos que sempre são cobrados em provas de concurso, quando a banca os relaciona no edital, são segurança da informação, aplicativos da suíte de escritório, sistemas operacionais e redes de computadores. Esses temas podem cair de várias formas, desde questões de conhecimento simples até mesmo questões complexas, pois o nível da prova irá exigir do candidato um conhecimento considerável sobre os assuntos apresentados no edital. Entre os assuntos que os candidatos devem dar atenção está a parte de rede de computadores, um dos temas mais relevantes para a prova, pois o detalhamento de assuntos apresentado no edital passado está ‘pendendo’ para esse lado.”

Direito Previdenciário – Profª Lilian Novakoski
“Primeiramente, cabe ressaltar a importância do Direito Previdenciário no concurso do INSS. Nos últimos certames foi a disciplina com o maior número de questões (no último foram 70 questões) e certamente este padrão deve ser mantido, pois a função da Previdência á a concessão e manutenção de benefícios previdenciários. O candidato deve estudar com base no último edital. O conteúdo é amplo, não devendo ser deixado nenhum tópico de lado, por isso é relevante a preparação com antecedência, antes da publicação do edital. Além de um conteúdo ser extenso, o candidato deve estar atento as frequentes mudanças legislativas, lembrando que neste momento estamos discutindo uma reforma previdenciária, e pequenas alterações no texto de lei são frequentes, porém não deixe para estudar depois da reforma previdenciária ser aprovada, é bem mais simples se atualizar após compreender o conteúdo.

Para a compreensão do conteúdo é essencial bom material de apoio, a lei e a prática de exercícios e simulados. O candidato deve iniciar seu estudo pela Constituição Federal (art. 194 a 204) e conhecer a Lei n.º 8.213/1991, a Lei n.º 8.212/1991, o Decreto n.º 3.048/1999 e ainda a legislação referente a assistência social, Lei n.º 8.742/1993 e o Decreto n.º 6.214/07 que regulamenta o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC-LOAS). Além do texto de lei, o candidato deve conhecer alguns tópicos doutrinários (como a conceituação do Direito Previdenciário) e também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal e Superior Tribunal de Justiça. Os principais tópicos que devem ser estudados com maior afinco pelo candidato são os Beneficiários do Regime Geral de Previdência Social, os Benefícios do Regime Geral de Previdência Social, o Financiamento do Sistema de Seguridade Social, a Assistência Social e o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social.”

BAIXE: E-book gratuito ensina como começar a estudar para concursos públicos

Deixe abaixo seus comentários e sugestões de assuntos que você gostaria de ver aqui no blog Concurseiros. Siga as páginas do Vida Financeira e Emprego e da blogueira Thais Nunes no Facebook.

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]