• Carregando...
Brasileiro abusa da ingenuidade de crianças russas em vídeo. Lado obscuro da Copa do Mundo 2018.
Brasileiro abusa da ingenuidade de crianças russas em vídeo. Lado obscuro da Copa do Mundo 2018.| Foto:

A polêmica detonada pelo vídeo de torcedores brasileiros que induzem uma russa a falar palavras obscenas chega agora às crianças. É a pulverização do assédio, baixaria e sexismo na Copa do Mundo 2018.

Agora circula nas redes sociais uma postagem de um brasileiro (com a camisa da seleção) pedindo para dois meninos repetir expressões chulas, do tipo ‘eu dou para o Neymar’. O vídeo, por questões óbvias de bom senso, não será reproduzido neste espaço.

Os casos de assédio na Rússia durante a Copa do Mundo são frequentes, conforme relatou o jornalista André Pugliese, enviado especial da Gazeta do Povo na Rússia. O crime que ganhou maior repercussão foi realizado por grupo de brasileiros – entre eles um policial militar – que usaram uma mulher russa para falar em português termos de baixo calão.

>> Repórter é apalpada durante aparição ao vivo na Copa do Mundo

>> Caso de brasileiros que assediaram russa ganha repercussão no país da Copa do Mundo

O PM é lotado em Lages, Santa Catarina, e a corporação promete abrir um processo administrativo para punir o servidor. Outro envolvido no caso, foi demitido nesta terça (20) pela Latam, após a repercussão negativa do caso.

No sábado (16), um outro vídeo postado nas redes sociais por um grupo de brasileiros que estão na Rússia para acompanhar o Mundial 2018 também causou grande repercussão. Nas imagens, ao menos cinco homens tentam convencer uma mulher russa a gritar uma referência constrangedora a ela própria.

No rastro desses episódios de mau comportamento de fãs, uma ativista russa acaba de criar um abaixo-assinado denunciando os homens vistos nas imagens. A petição registrada no site Change.org por Alena Popova, jurista e ativista que atua numa série de causas, entre elas a da defesa da mulher, já reuniu quase 300 assinaturas.

Em seu documento, Popova exige um pedido de desculpas dos torcedores que gritavam “essa é bem rosinha” em alusão à cor do sexo de uma jovem loira, lembrando que o comportamento viola leis russas como questões de ordem pública e respeito ao próximo.

Desde o início da Copa, policiais do país conhecidos pela atitude linha-dura vêm fazendo vista grossa para flagrantes violações da lei, como beber em público, por exemplo, e qualquer repreensão mais enérgica dos torcedores poderia ir na contramão de interesses do governo de criar um clima de paz com os estrangeiros durante o evento.

Leia também

 >> TABELA DA COPA: confira os jogos, datas e grupos

 >> Simulador do campeão da Copa do Mundo 2018 na Rússia

>> Copa do Mundo: serviço de TV, agenda de jogos e notícias

WhatsApp da Copa do Mundo 2018

A Copa do Mundo 2018 no seu celular. Você pode receber mensagens instantâneas, via WhatsApp, para ficar bem informado sobre tudo o que vai acontecer no Mundial da Rússia, com início dia 14 de junho. Para receber diariamente as principais notícias da Copa e da seleção brasileira é muito fácil. Basta seguir os passos abaixo. É simples. Junte-se a nós na Copa do Mundo. As notícias serão enviadas do portal do Gazeta do Povo. Seja bem-vindo ao nosso grupo!

 

 

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]