• Carregando...
Vídeo com assédio a russa vira questão diplomática entre Rússia e Argentina
| Foto:

Virou uma questão diplomática: a embaixada da Rússia, na Argentina, repudiou o comportamento de um cidadão argentino que acompanha a Copa do Mundo 2018 e que gravou e postou um vídeo em que, aproveitando da disparidade idiomática, induziu uma jovem russa a falar bobagens – a exemplo de muitos brasileiros já denunciados pelo mesmo comportamento.

Fernando Penovi, 47 anos, perdeu o seu Fan ID (identidade de torcedor) e está proibido de entrar nos estádios. A direção de segurança adotou a sanção, justamente a pedido do governo argentino.

“A embaixada russa na Argentina está profundamente indignada com o absurdo e ofensivo absurdo cometido, de acordo com a informação divulgada nas redes sociais, por um dos turistas estrangeiros supostamente da República Argentina”, disse a representação diplomática através de um comunicado à imprensa.

>> Repórter é apalpada durante aparição ao vivo na Copa do Mundo

>> Caso de brasileiros que assediaram russa ganha repercussão no país da Copa do Mundo

A embaixada também exigiu um pedido de desculpas da pessoa responsável pela ofensa. “Esperamos que essa pessoa tenha a coragem de apresentar suas devidas desculpas publicamente”.

O vídeo em questão traz um homem de cerca de 50 anos ao lado de uma adolescente de aproximadamente 15 anos na entrada de um comércio na Rússia. Ele então convida a jovem a repetir suas palavras em espanhol. “Olá, argentinos. Venha aqui. Eu quero chupar… “, faz ela dizer.

A divulgação desse vídeo já gerou um alerta da embaixada da Argentina na Rússia. “Esta representação considera que respeito, tolerância e educação são valores universais e, portanto, rejeita o uso de diferenças linguísticas para desrespeitar nossos anfitriões na Federação Russa”.

Tais episódios têm sido comum no país sede da Copa.

Os casos de assédio na Rússia durante a Copa do Mundo são frequentes. O crime que ganhou maior repercussão foi realizado por grupo de brasileiros – entre eles um policial militar – que usaram uma mulher russa para falar em português termos de baixo calão.

O PM é lotado em Lages, Santa Catarina, e a corporação promete abrir um processo administrativo para punir o servidor. Outro envolvido no caso, foi demitido nesta terça (20) pela Latam, após a repercussão negativa do caso.

No sábado (16), um outro vídeo postado nas redes sociais por um grupo de brasileiros que estão na Rússia para acompanhar o Mundial 2018 também causou grande repercussão. Nas imagens, ao menos cinco homens tentam convencer uma mulher russa a gritar uma referência constrangedora a ela própria.

Desde o início da Copa, policiais do país conhecidos pela atitude linha-dura vêm fazendo vista grossa para flagrantes violações da lei, como beber em público, por exemplo, e qualquer repreensão mais enérgica dos torcedores poderia ir na contramão de interesses do governo de criar um clima de paz com os estrangeiros durante o evento.

 

Leia também

 >> TABELA DA COPA: confira os jogos, datas e grupos

 >> Simulador do campeão da Copa do Mundo 2018 na Rússia

>> Copa do Mundo: serviço de TV, agenda de jogos e notícias

WhatsApp da Copa do Mundo 2018

A Copa do Mundo 2018 no seu celular. Você pode receber mensagens instantâneas, via WhatsApp, para ficar bem informado sobre tudo o que vai acontecer no Mundial da Rússia, com início dia 14 de junho. Para receber diariamente as principais notícias da Copa e da seleção brasileira é muito fácil. Basta seguir os passos abaixo. É simples. Junte-se a nós na Copa do Mundo. As notícias serão enviadas do portal do Gazeta do Povo. Seja bem-vindo ao nosso grupo!

 

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]