• Carregando...
Arena Kazan, inaugurada em 2013, tem capacidade para 45 mil pessoas. Foto: Jonathan Campos, enviado especial/Gazeta do Povo
Arena Kazan, inaugurada em 2013, tem capacidade para 45 mil pessoas. Foto: Jonathan Campos, enviado especial/Gazeta do Povo| Foto:

DIRETO DE KAZAN, RÚSSIA – A Arena Kazan vai receber o esperado duelo de quartas de final entre Brasil e Bélgica, nesta sexta-feira (6), às 15h. Será a despedida do estádio na Copa do Mundo 2018. A praça esportiva, que foi palco de outros cinco duelos do Mundial da Rússia, reúne algumas particularidades. Confira 5 curiosidades sobre o local do próximo jogo da seleção brasileira.

1- Telão de LED gigante

Torcedora bate bola na frente da Arena Kazan. Ao fundo, o telão gigante na fachada do estádio. Foto: Jonathan Campos, enviado especial/Gazeta do Povo

Ao se aproximar da Arena Kazan, a primeira coisa a chamar atenção é um telão de LED gigantesco. A estrutura montada na fachada do estádio tem 3500 metros quadrados e impressiona. É o maior telão externo do mundo em praças esportivas.

2- Sistema espanta-pombo

Foto: Jonathan Campos, enviado especial/Gazeta do Povo

Kazan tem muitos pombos. Uma rápida caminhada pelo centro da cidade é o suficiente para constatar isso. Na região do estádio, não seria diferente. Mas os responsáveis pela manutenção do local encontraram um jeito de afastar os animais, evitando ‘batismos’ indesejáveis que deixariam suja a arena. Ao longo da temporada, principalmente em dias de treinos e jogos, os altos falantes do estádio emitem sons de falcões, o que inibe a presença dos pombos e garante aos torcedores um jogos tranquilo, sem surpresas desagradáveis vindas do céu.

3- Piscina no lugar do gramado

Estrutura montada na Arena Kazan para o Mundial de Esportes Aquáticos. Foto: Divulgação/Fina

O futebol não é exclusividade na Arena Kazan. Os primeiros eventos oficiais do estádio, em 2013, foram as cerimônias de abertura e encerramento da Universíada, maior evento esportivo universitário mundial. Mas o que chamou atenção mesmo foi a realização do Mundial de Esportes Aquáticos, em 2015. O gramado deu lugar temporariamente a duas piscinas olímpicas de 50 metros cada, uma para aquecimento dos atletas e outra para as competições de natação e nado sincronizado.

4- Sem dor de cabeça para a Fifa

Foto: Jonathan Campos, enviado especial/Gazeta do Povo

A Arena Kazan, inaugurada em 2013, foi o primeiro estádio efetivamente pronto para o Mundial. A Rússia sofreu com atrasos e mais da metade das sedes do torneio foi inaugurada apenas em 2018. Kazan, porém, foi a cidade que deu menos dor de cabeça aos organizadores da Copa do Mundo.

5- Jogos e quedas marcantes

Foto; AFP

A Arena Kazan já recebeu grandes seleções na Copa 2018 e dois dos jogos mais marcantes do torneio. Foi nesse estádio que a Alemanha perdeu para a Coreia do Sul e deu adeus ao Mundial ainda na primeira fase. A praça esportiva ainda recebeu a melhor partida das oitavas de final: França 4×3 Argentina. Agora será a vez de Brasil x Bélgica. O público de Kazan não tem do que reclamar. Abaixo a lista de partidas disputadas na cidade:

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]