• Carregando...
Jonathan Campos/Gazeta do Povo, enviado especial à Rússia
Jonathan Campos/Gazeta do Povo, enviado especial à Rússia | Foto:

DIRETO DE KAZAN, Rússia – O técnico Tite agradeceu ao Coritiba e ao Atlético pelas informações prestadas sobre a Bélgica. O Brasil encara os belgas nesta sexta-feira (6), às 15 horas, em Kazan, pelas quartas de final da Copa do Mundo 2018.

“Obrigado Coritiba e Atlético Paranaense por ter nos proporcionado e à comissão técnica por ter acompanhado a Bélgica”, declarou o treinador brasileiro, em coletiva nesta quinta-feira (5), ao complementar uma análise do auxiliar Cléber Xavier sobre as qualidades do adversário na briga por uma vaga na semifinal.

A fala de Tite foi uma surpresa, pois diferiu da informação repassada inicialmente pela CBF antes do torneio. De acordo com a entidade, o Furacão ficaria responsável por fazer um estudo sobre Coreia do Sul e Islândia. Caberia apenas ao Coxa a observação da equipe da Bélgica.

A reportagem, porém, procurou a assessoria da CBF para esclarecer o assunto. Analista de desempenho do Atlético, Bruno Baquete integra a equipe do CPA (Centro de Pesquisa e Análise da CBF) na observação de possíveis adversários na Copa, logo, o Atlético também teve um representante na análise dos belgas.

>> Está bem preocupado com a Bélgica? Calma, veja como o Brasil pode avançar na Copa

>> Entenda a Bélgica, o perigoso adversário do Brasil

Antes do Mundial, a CBF pediu a uma série de clubes brasileiros que analisassem potenciais rivais na Rússia e enviassem relatórios para auxiliar a comissão técnica da seleção.

E foi a equipe de análise de desempenho alviverde que municiou Tite com informações estratégicas sobre a já famosa “ótima geração belga”, com os expoentes Hazard, De Bruyne e Lukaku.

>> Por que respeitar Lukaku na Copa? Ele mesmo responde com história de arrepiar

>> A Bélgica vai acabar com ‘marasmo’ de Alisson na Copa

A observação do grupo de profissionais do Coritiba terminou dia 11 de junho, na vitória da Bélgica sobre a Costa Rica, por 4 a 1, no último amistoso preparatório dos europeus – dentre os funcionários do Coxa participantes, destaques para Tiago Vale, analista de desempenho da equipe profissional coxa-branca, e Pepo, ex-jogador do clube.

Toda a operação foi coordenada pela CBF, apesar de os clubes terem tido autonomia e independência para enviar as observações que achassem necessárias.

Veja a divisão completa feita pela CBF

Atlético-GO: França

Atlético-MG: Rússia

Atlético -PR: Islândia e Coreia do Sul

Avaí: Costa Rica

Bahia: Irã

Botafogo: Japão e Suécia

Chapecoense: Inglaterra

Corinthians: Arábia Saudita e Panamá

Coritiba: Bélgica

Cruzeiro: Polônia e Croácia

Fluminense: México

Grêmio: Marrocos e Suíça

Palmeiras: Tunísia e Dinamarca

Ponte Preta: Espanha

Santos: Portugal

São Paulo: Alemanha e Austrália

Sport: Sérvia

Vasco: Nigéria e Egito

Vitória: Senegal

>> Seleção brasileira testa serviço de inteligência do Coritiba contra a Bélgica

>> Quem dá mais? Brasil e Bélgica terão premiação milionária por título da Copa

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]