• Carregando...
Plenário da Câmara dos Deputados. Foto: Leonardo Prado/Câmara dos Deputados
Plenário da Câmara dos Deputados. Foto: Leonardo Prado/Câmara dos Deputados| Foto:
Plenário da Câmara dos Deputados. Foto: Leonardo Prado/Câmara dos Deputados

Plenário da Câmara dos Deputados. Foto: Leonardo Prado/Câmara dos Deputados

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou às 21h35 desta segunda-feira (10) o corpo principal da polêmica Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, de autoria do Executivo, com mudanças feitas pelo relator, o deputado federal Darcísio Perondi (PMDB-RS), aliado do Planalto.

A chamada “PEC dos gastos públicos” recebeu 366 votos favoráveis e 111 contrários, além de duas abstenções. O presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que conduziu a sessão, optou por não votar. Por se tratar de uma emenda, eram necessários no mínimo 308 votos (três quintos da Casa).

Em linhas gerais, a PEC não permite que os gastos públicos sejam extrapolados para além da correção inflacionária, pelos próximos 20 anos.

PARANÁ

Entre os 30 deputados federais da bancada do Paraná, apenas quatro votaram contra a PEC: Aliel Machado (REDE), Assis do Couto (PDT), Enio Verri (PT) e Marcelo Belinati (PP).

Entre os quatro, apenas o pepista Marcelo Belinati, eleito prefeito de Londrina no último dia 2, não seguiu a orientação do próprio partido, que defende a PEC. Não é a primeira vez que o parlamentar londrinense vai na contramão do Planalto. Recentemente, Belinati também se posicionou contra a proposta que flexibiliza a participação da Petrobras na operação dos blocos de petróleo do pré-sal.

Outros quatro parlamentares estavam ausentes: Christiane Yared (PR), Dilceu Sperafico (PP), Takayama (PSC) e Zeca Dirceu (PT) não participaram da votação.

Votaram a favor da PEC os seguintes parlamentares: Alex Canziani (PTB); Alfredo Kaefer (PSL); Diego Garcia (PHS); Edmar Arruda (PSD); Evandro Roman (PSD); Fernando Francischini (SD); Giacobo (PR); Hermes Parcianello (PMDB); João Arruda (PMDB); Leandre (PV); Leopoldo Meyer (PSB); Luciano Ducci (PSB); Luiz Carlos Hauly (PSDB); Luiz Nishimori (PR); Nelson Meurer (PP); Nelson Padovani (PSDB); Osmar Serraglio (PMDB); Paulo Martins (PSDB); Rubens Bueno (PPS); Sandro Alex (PSD); Sergio Souza (PMDB); e Toninho Wandscheer (PROS).

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]