• Carregando...
Na ação, a senadora afirma que o deputado atingiu sua dignidade e incorreu no crime de injúria (Foto: Marcelo Andrade / Gazeta do Povo)
Na ação, a senadora afirma que o deputado atingiu sua dignidade e incorreu no crime de injúria (Foto: Marcelo Andrade / Gazeta do Povo)| Foto:

A senadora Gleisi Hoffmann (PT) entrou com uma ação judicial contra o deputado estadual Ricardo Arruda (PEN). No processo, Gleisi alega que em sua página de Facebook o deputado publicou um vídeo com mensagens ofensivas direcionadas a ela e ao Partido dos Trabalhadores. No vídeo, Arruda usa expressões como “partido criminoso”, “partido que tomou o poder e saqueou o Brasil” e “são mentirosos, bandidos e vagabundos”.

Na ação, a senadora afirma que o deputado atingiu sua dignidade e incorreu no crime de injúria.

Em sua página de Facebook, o deputado comentou a ação judicial.

“A senadora não aguentou ouvir a verdade e agora vem me processar. Ninguém vai me calar de falar que o governo petista deixou o país quebrado com 14 milhões de desempregados”, escreveu.

No fundo, a querela é uma expressão da tática eleitoral que Gleisi Hoffmann e Ricardo Arruda vêm adotando para saírem vitoriosos do pleito de outubro.

Arruda aposta em uma estratégia de campanha que estende para a disputa eleitoral a retórica de polarização que se consolidou durante o período do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Para isso ele precisa de inimigos e contendas públicas. Se o fantasma de Dilma já não assusta, há que se encontrar outros: Gleisi, o PT e a esquerda são seus alvos preferenciais, mas ainda há espaço para brigas com a imprensa e com artistas que expõem obras de arte que não seguem sua cartilha.

Gleisi, por outro lado, investe na defesa cada vez mais ferrenha do PT. É o que lhe cabe, tanto do ponto de vista institucional – já que ela é a presidente nacional do partido – como pelo aspecto eleitoral. Nem o mais otimista dos petistas deve trabalhar com a hipótese de Gleisi repetir os 3,2 milhões de votos que a elegeram em 2012. Uma campanha majoritária é improvável e o voto da militância petista é indispensável para Gleisi conseguir uma cadeira na Câmara Federal. Para isso, entretanto, ela não pode abrir mão da posição de grande defensora da legenda.

Independentemente da decisão judicial, Gleisi ganha com seus eleitores ao defender a honra petista e Arruda também fatura com os seus ao atacar o PT e, mais ainda, por ser processado por isso.

Veja o vídeo que deu origem à ação:

Acompanhe o blog no Twitter. 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]