• Carregando...
(Foto: Divulgação/Facebook)
(Foto: Divulgação/Facebook)| Foto:

Após anunciar no programa eleitoral de segunda-feira (17) que retomaria a campanha ao Senado, o ex-governador Beto Richa (PSDB) convocou para esta terça-feira (18) um evento que teria o objetivo de medir o que restou dos apoios políticos e, na medida do possível, animar a militância para o recomeço da campanha.

O maior destaque do evento, entretanto, foi a baixa adesão de aliados, especialmente os mais relevantes no cenário político local. Deputados estaduais compareceram apenas três: Luiz Claudio Romanelli (PSB), Alexandre Cury (PSB) e André Bueno (PSDB).

Fernanda Richa, esposa do governador que também foi presa pela operação do Gaeco, não compareceu ao evento. Ela costumava comparecer aos atos políticos do marido e era vista como um dos mais eficientes cabos eleitorais do tucano.

LEIA MAIS: Expulsão de Beto Richa não faz sentido jurídico; é mera propaganda de Cida

Uma justificativa para o baixo quórum dada por um parlamentar é de que o evento era direcionado a prefeitos e vereadores do interior e, por isso, os deputados estaduais não foram chamados. Se ainda gozasse de apoio, o primeiro evento político de Richa após sair da prisão deveria ser obrigatório para candidatos e outros apoiadores. Um encontro apoteótico talvez fosse o único caminho possível para manter a candidatura viável.

Mesmo olhando para o público alvo, o comparecimento foi baixo. A imprensa não pôde participar do encontro, mas estima-se que apenas 25 prefeitos foram ao comitê do tucano na manhã desta terça-feira.

Entre as ausências sentidas estão aliados de primeira hora de Richa como os tucanos Ademar Traiano e Valdir Rossoni.

VEJA TAMBÉM: Cida exige que Beto renuncie, mas tucano diz que candidatura é “irreversível”

Parlamentares que integraram a base de apoio do ex-governador comentam que haveria constrangimento e possíveis danos às pretensões eleitorais de cada um caso fossem ao evento. Pelos mesmo motivos, há candidatos refazendo materiais de campanha para tirar menções ao ex-governador.

Desde que a candidata Cida Borghetti (PP) solicitou à coligação a retirada da candidatura de ao Senado, o abandono à candidatura do tucano foi oficializado e deixou de ser um constrangimento para antigos aliados.

Em seu discurso no evento, Richa deixou claro que sabe disso.

“Pode ter certeza de que esse momento jamais sairá da minha mente. É nessas horas que a gente conhece quem são os verdadeiros amigos. Infelizmente, alguns se afastaram”, disse.

Acompanhe o blog no Twitter. 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]