• Carregando...
Gustavo Fruet (PDT) (Foto: Antonio More/Gazeta do povo)
Gustavo Fruet (PDT) (Foto: Antonio More/Gazeta do povo)| Foto:

No domingo (27), o deputado federal eleito Gustavo Fruet (PDT) procurou o líder de seu partido na Câmara, deputado André Figueiredo, para pedir aval para a instalação de uma CPI para apurar o rompimento da barragem de rejeitos de minério da Vale, em Brumadinho (MG). Com a anuência do líder da legenda, Fruet informou que já começará a coletar assinaturas de outros parlamentares na sexta-feira (1), quando o novo Congresso toma posse.

O ex-prefeito de Curitiba avalia que esse é o momento de o Congresso ter protagonismo e a CPI é o instrumento mais forte para essa atação.

LEIA MAIS: Paraná envia para Brumadinho bombeiros altamente especializados em buscas

“O Congresso está muito na agenda do governo, mas uma tragédia como essa muda a agenda. Não que questões como a reforma da previdência devam ser deixadas para trás, mas agora, em relação a Brumadinho, temos que ter posição”, afirma.

Fruet, que já atuou como sub-relator da CPI dos Correios – que investigou o mensalão petista em 2005 –, acredita que a Comissão Parlamentar de Inquérito pode ser uma ferramenta capaz de pressionar as empresas mineradoras e os órgãos responsáveis pela fiscalização de barragens além de atuar no acompanhamento do levantamento de reparos, valores e responsáveis pela tragédia.

Acompanhe o blog no Twitter. 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]