• Carregando...
Governador Ratinho Junior (PSD) (Foto: Alep)
Governador Ratinho Junior (PSD) (Foto: Alep)| Foto:

Em seu discurso aos deputados no início dos trabalhos da Assembleia Legislativa na segunda-feira (4), o governador Ratinho Junior (PSD) deixou claro que seu governo gastará energia na atração de investimentos para o estado. A ideia central do discurso do governador é a de que o Paraná é uma “terra de oportunidades”.

Atrair investimentos não ideia nova no Palácio Iguaçu. Esse era o objetivo central do programa Paraná Competitivo, criado pelo ex-governador Beto Richa (PSDB) no início de seu primeiro mandato. Ainda que o governo tenha defendido o programa como uma das principais realizações da era Richa, a falta de transparência, a inconsistência dos dados e o baixo impacto na geração de empregos são fatores que depõem contra o sucesso do programa.

Ratinho não apresentou um programa específico com medidas para atrair investimentos, mas há diversos sinais que indicam uma boa interlocução com o empresariado, que pode ser aporta de entrada para investimentos.

A primeira evidência é o fato de o G7, grupo que reúne representantes do setor produtivo do Paraná, ter financiado o estudo da Fundação Dom Cabral que redesenhou a estrutura administrativa do estado. Amparado por essas instituições, Ratinho tem feito um discurso voltado a questões estruturantes do ambiente de negócios. Em vez de benefícios fiscais pontuais, o governo parece dedicar mais energia a questões de infraestrutura e regulação.

Exemplos disso são, por exemplo, o projeto aprovado pela Assembleia Legislativa que facilita as Parcerias Público-Privadas e a criação de um comitê de concessões em parceria com o governo federal. Nesse comitê serão definidas as condições das novas concessões. Para o Anel Viário, por exemplo, o objetivo do governo é reduzir em 50%a tarifa dos pedágios – outra medida que tem o amparo do setor produtivo do estado.

Outra frente de ação do governo tem sido a atração de investimentos para as estatais do estado. No fim de 2018, ainda antes de tomar posse como governador, Ratinho foi a Nova York participar de encontros com investidores no Copel Investor Day. Nos encontros ele falou sobre empoderar a Agepar, a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná, como forma de dar mais tranquilidade aos investidores. Ele também deixou clara a intenção de vender os ativos que não sejam centrais para a atividade da estatal, como, por exemplo, a Copel Telecom.

Evento similar está acontecendo nesta terça-feira (5), com o Paraná Day, organizado pela consultoria XP Investimentos para aproximar investidores e órgãos públicos. No encontro, o governador já sancionou pela manhã a nova legislação de PPPs – um sinal evidente do interesse do governo em se abrir para a iniciativa privada. Além de Ratinho e dos investidores, participam do encontro os diretores das estatais paranaenses.

Acompanhe o blog no Twitter. 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]