• Carregando...
Barbarium Beer Pub, entre cervejas artesanais e petiscos
| Foto:
Valterci Santos
ufutftuftu
Valterci Santos
Hells Kitchen.
Valterci Santos
Valterci Santos
Carré viking.
Divulgação
Guiness Brownie – também tem sobremesa.

Cervejas especiais, muito mais que especiais. Aos poucos (e muito aos poucos ainda) o brasileiro começa a deixar de beber cerveja por quantidade, apostando mais no sabor e na qualidade.

Porque era assim, vamos convir (ou melhor: ainda é para a grande maioria). O que importava era o volume, quantas latinhas ou garrafas eram consumidas. Das primeiras até que se sentia algum sabor. Terceira taça em diante já era tudo igual, mais o gesto compulsivo de levar a taça à boca e dali a pouco enchê-la novamente.

Pior que isso, só isso na praia. Tenho um amigo que leva as latinhas geladas no carro e já começa a abrir quando sente o primeiro cheiro de mangue, no rol daqueles que confundem a praia com excessos ou baderna.

Por isso é importante a crescente oferta de cervejas especiais e artesanais. Primeiro, por passar a informação de não existirem aquelas mesmas de sempre, todas elas de mesmo sabor, variando apenas os rótulos. E também pela oportunidade que oferecem de regeneração aos que não imaginariam ser possível sentir prazer na diferença entre uma e outra – dentre as infinitas diferenças existentes.

E para esses que agora migram para estabelecimentos que trazem essa diversidade toda (e Curitiba tem sido muito receptiva a todos os que abriram de uns tempos para cá), surgiu uma nova opção, o Barbarium Beer Pub, especializado em cervejas especiais e chopes artesanais – todos aqui das redondezas.

Começa que fica em uma região bem interessante, localizado pouco antes do “fervo” da Rua Chile, favorecido pela mão da rua. E completa pelo que oferece, já a partir do ambiente agradável, com decoração toda voltada às cervejas e ao rock. Que, aliás, faz a trilha sonora dos ambientes. O Barbarium é especializado em cervejas artesanais e especiais, com saborosas opções de comes no cardápio,

Tudo ideia de três jovens empresários, Diego Pestana, Jeferson Tracz e Celso Wendrychowski, que estudaram juntos na UTFPr e de lá saíram juntos para abrir uma indústria metalúrgica, que vai indo muito bem a ponto de permitir que, também juntos, partissem para a casa especializada em cervejas.

Os chopes são os que puxam a fila. Dentre eles, o Bodebrown, da premiada cervejaria curitibana (Vila Hauer) e a expressiva Red Weizen, da Wensky, de Araucária. A oferta é variada, conforme a produção das microcervejarias. Além dos chopes, inicialmente o bar oferece 20 rótulos de cervejas especiais engarrafadas.

Os petiscos do cardápio são assinados pelo (também jovem) chef Leandro Rodrigues. Entre os quais, o Hell’s Chicken (tulipa de frango temperada na cerveja, com especiarias e muita pimenta); a Linguiça Alana (um metro de linguiça totalmente artesanal, com cortes selecionados de porco e especiarias); a Costelinha Asterix (costelinha de porco assada e levemente defumada, com molho barbecue da casa e molho Barbarium, feito de redução de bechamel, pimenta e bacon; e o Carré Viking (elaborado com redução de cerveja escura e especiarias, acompanha batata sautée). E se bobear tem até sobremesa, como o Guiness Brownie (brownie elaborado com cerveja Guiness, acompanhado de sorvete de creme e calda de chocolate), que cai muito bem com uma cerveja escura.

Bem, do cardápio, petisco é modo de dizer, pois as porções são muito bem servidas. E há até uma intrigante opção de eisben, o Eisbein Obelix, o joelho de porco assado com acompanhamento de chucrute e salsichas alemãs. Pus na minha cabeça que ainda volto lá só para experimentar isso, aceitando sugestão da cerveja que melhor harmonizar, conforme indicação do Celso Wendrychowski, o sommelier de cervejas do Barbarium.

Valterci Santos

Barbarium Beer Pub
Rua Chile, 1.765 – Rebouças
Fone: (41) 3408-5216

=-=-=-=-=

Entre em contato:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]