• Carregando...
Bodebrown lança primeira cerveja gastronômica em jantar harmonizado no Limoeiro
| Foto:

Samuel Cavalcanti, da Bodebrown, com a chef Vania Krekniski e seu marido e sócio Edvaldo Maciel, do Limoeiro. (Foto/ FB Comunicação)

La Grisette Supérieur, o novo rótulo da Bodebrown.

A ideia é muito boa. E saborosa. Uma cerveja gastronômica criada em parceria com chefs de respeito, com inspiração em torno de um ingrediente comum, tanto ao prato quanto à bebida.

Foi com esse enfoque que a premiada cervejaria Bodebrown lançou um novo projeto, voltado a celebrar a união entre boas mesas e bons copos, o “Bière de Table”. O projeto propõe explorar ingredientes de pratos e sobremesas de chefs apaixonados que pelo que fazem, trazendo consigo, além de uma experiência sensorial, uma história que nasce no campo, assim como os ingredientes da cerveja e do prato.

A primeira das crias é a La Grisette Supérieur, colaboração do cervejeiro da Bode, Samuel Cavalcanti, com a chef Vania Krekniski, do restaurante Limoeiro Casa de Comidas. Para celebrar o lançamento, estão promovendo dois jantares, na terça-feira (04) e na quarta, ambos a partir das 19h30.

O ingrediente escolhido como ponto de união entre o cardápio e a cerveja é o trigo sarraceno. No caso da La Grisette Supérieur, entra como componente de uma receita de origem belga, da região do Hainaut, da Valônia. O estilo é o Grisette, que, apesar do valor histórico é pouco conhecido. Conta a história que, no início do século XX, em Hainaut, Bélgica, cada pequena cervejaria produziu uma cerveja de alta fermentação (Ale), que foi elaborada a partir de barris de madeira. Esta cerveja tradicional foi o orgulho das cervejarias locais e saciou a sede dos clientes mais exigentes. Na Cervejaria Friart, esta cerveja, no qual sua fórmula era um segredo bem guardado, era chamada de Grisette. A partir daí vieram as variações, mas sempre em torno do mesmo tema.

Por aqui, no caso da nova cerveja da Bodebrown, trigo do tipo Spelta, uvas brancas provenientes da Serra Gaúcha e o lúpulo alemão Halertay Blanc completam a alquimia. O resultado é uma cerveja de baixo amargor, com 6,1% de álcool, de coloração dourada, sabor maltado, levemente cítrica, suave e com presença de notas frutadas que remetem ao vinho branco. Tudo isso com muito equilíbrio.

Quanto ao trigo sarraceno, utilizado tanto na elaboração da cerveja quanto do prato principal a ser harmonizado, chegou ao Brasil trazido por imigrantes poloneses e ucranianos, no século passado, dentro de suas malas. Atualmente é plantado na região de Itaiópolis, Santa Catarina, de onde são os fornecedores da cervejaria e do restaurante.

Cardápio harmonizado

, , o

Garganelli com ragu de linguiça de Prudentópolis e trigo sarraceno, o inspirador das parcerias da Bodebrown e prato principal dos eventos no Limoeiro. (Foto/ FB Comunicação)

O prato principal do cardápio a ser servido no Limoeiro é um prato campeão. Foi considerado o melhor do Paraná pelo Prêmio Brasil Sabor 2016, em premiação recente. Trata-se do Garganelli com ragu de linguiça de Prudentópolis e trigo sarraceno, inspirador da parceria com a Bodebrown. Um prato bem da terra, que tem tudo a ver com as origens da chef, descendente de ucranianos. Tive a oportunidade de experimentar e fiquei fascinado pela delicadeza da combinação da massa com o toque mais acentuado da linguiça e o complemento perfeito do trigo sarraceno.

Biscoito de fubá, espuma de queijo, farofa de uarini e rapadura.

Mas esse é apenas o prato principal do cardápio, que começa com duas entradas bem expressivas: Ravióli recheado de musseline de batata-salsa na manteiga, amêndoas e uvas e Biscoito de fubá, espuma de queijo, farofa de uarini e rapadura (uarini é aquela farofa do norte feita com mandioca e também conhecida como ovinha), com uma surpreendente folha de hibisco tostada.

As sobremesas também são duas, começando com uma incrível Panna cotta  com doce de butiá e coco de butiá. O butiá – acho que todos sabem – é o nosso coquinho, cuja polpa vem também de Santa Catarina e gera esse doce com sabor de infância. E, para completar, o caroço, o coquinho interno, tostado em gratificante combinação. Tem também a Sopa de açaí e framboesa com chantilly de bala de banana. O chantilly é feito após a apuração da bala de banana até se dissolver completamente e daí, pelas mãos habilidosas da chef, se transformar no complemento do prato.

O preço por pessoa é de R$ 100 por pessoa (inclui jantar e duas garrafas de 330 ml da La Grisette Supérieur) e os convites estão à venda no site da Bodebrown. Recomenda-se a compra antecipada, pois a procura está sendo grande e as vagas são limitadas.

O evento marca também o início da venda das cervejas da Bodebrown no Limoeiro, que destaca as artesanais paranaenses em sua carta.

Panna cotta com doce de butiá e coco de butiá – uma sobremesa bem regional, com sabores que remetem à infância. (Foto/ FB Comunicação)

Limoeiro Casa de Comidas

Avenida Marechal Humberto A. Castelo Branco, 669 – Tarumã

Fone: (41) 3014-8014

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

Salvar

Salvar

Salvar

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]