• Carregando...
Jamón, um livro degustação que, lançado pela Josep Llorens & Fils, da Espanha, chega agora ao Brasil. Com direito a degustação de algumas "páginas". (Fotos/ Divulgação)
Jamón, um livro degustação que, lançado pela Josep Llorens & Fils, da Espanha, chega agora ao Brasil. Com direito a degustação de algumas "páginas". (Fotos/ Divulgação)| Foto:

O espanhol Josep Llorens lança um livro sobre os presuntos de seu país, com direito a degustação de alguns deles.

Não tem aquele momento de estar lendo um livro, vendo as fotos de pratos ou produtos e começar a bater uma vontade de dar uma dentada naquela linda imagem? E ficar apenas na vontade, evidentemente?

Pois agora, seus problemas terminaram. Está chegando ao mercado um livro com partes comestíveis. E justamente tratando de um dos produtos mais saborosos que se conhece: o presunto espanhol, o jamón.

Já está por aqui o livro “Jamón”, livro-degustação que traz cinco embalagens do presunto espanhol, assinado por Josep Llorens, uma das referências em presunto naquele país de incomparáveis presuntos.

O autor é o próprio Llorens, que, no caso, assina como Ramón Requena – seu nome completo é Ramón Josep Llorens Requena -, presidente do grupo Josep Llorens I Fills e embaixador deste verdadeiro tesouro espanhol, que criou um exemplar no qual é possível conhecer a história deste produto gastronômico e desfrutá-lo.

A ideia de desenvolvimento do livro foi proporcionar uma experiência única e, ao mesmo tempo, informar sobre aspectos do verdadeiro Pata Negra. Sendo assim, assuntos como a raça, habitat, alimentação, processo de cura, corte e as diferentes categorias de Jamón existentes são abordados.

Ao folhear “Jamón” o leitor se depara com cinco embalagens do presunto espanhol, sendo que as peças foram cortadas à mão e embaladas à vácuo para que a qualidade fosse mantida. São elas: Premium (Jamón Bellota 100% raça pura), Bellota (Jamón Bellota 75% raça ibérica), Cebo Campo (Jamón Cebo 50% raça ibérica), Cebo (Jamón Cebo 50% raça ibérica) e Jamón Serrano Gran Reserva. Cada uma vem com 50g e o livro deve ser mantido sob refrigeração.

Os produtos Josep Llorens

Já tive a oportunidade de escrever aqui algumas vezes sobre os produtos Josep Llorens que chegam ao Brasil. Na maioria das vezes com a presença entre nós de seu simpático presidente, a comandar degustações e eventos gastronômicos.

Da Andaluzia, no sul da Espanha, originam-se o Jamón Ibérico e o Jamón Serrano, com a assinatura da Josep Llorens. A matéria-prima, a alimentação, o processo de cura e a produção limitada são tão especiais e minuciosos que transformam peças de presunto em verdadeiras joias da gastronomia.

O Jamon Ibérico ganhou o apelido de Pata Negra por ser feito a partir do pernil traseiro dos porcos ibéricos. Os animais receberam esse nome por causa das unhas pretas e se alimentam exclusivamente da bellota, uma espécie de castanha produzida pela árvore sobrero, que leva 100 anos para dar frutos. É essa alimentação e o fato de eles pastarem livremente pelos bosques de carvalho que fazem toda a diferença no produto final, já que a bellota confere à carne uma textura especial e um sabor adocicado sem igual.

Na Josep Llorens o processo de fazer presunto é artesanal, o que influencia no teor de sal, umidade e gordura e, consequentemente, confere rendimento superior à concorrência.

A Josep Llorens I Fills é uma empresa familiar fundada no início dos anos 80 e dedicada exclusivamente à elaboração de jamones e embutidos, tanto ibéricos quanto serranos.

O livro “Jamón” pode ser encontrado, em Curitiba, nas lojas especializadas em gastronomia do Mercado Municipal, na rede Adega Brasil e – como se dizia antigamente – nas melhores casas do ramo. Preço sugerido, em Curitiba: R$ 381,90.

E aí, desde já, lanço aqui uma sugestão aos produtores e importadores: não seria interessante produzir também um refil, para que não seja privilegiado apenas quem fizer a primeira leitura? Seja como for, um belo presente ou uma interessante aquisição para o saber (e o paladar) gastronômico.

Todos os produtos Josep Llorens são trazidos ao Brasil pelas importadoras Porto a Porto e Casa Flora.

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Confira outras postagens no blog sobre os produtos Josep Llorens

Linha premium dos produtos Josep Llorens chega ao mercado brasileiro

Terça é dia de “tapas” no Olivença

Uma tarde (aberta ao público) de sabores espanhóis na Adega Brasil

Jamón, vinhos e cardápio espanhol na segunda-feira da Adega Brasil

Chouriços, Fue, Jamón Iberico, Jamón Serrano… hum!!

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]