• Carregando...
Jantar para saborear as receitas preferidas de Vinícius de Moraes, lançadas em livro
| Foto:

livro viniciusAlém de poeta, compositor, cantor e diplomata, Vinícius de Moraes também foi um bom cozinheiro. Recentemente a revista Gosto publicou interessante matéria sobre as preferências gastronômicas do “poetinha”, que tinha apreço pelas receitas tradicionais brasileiras feijoada, frango assado, carne de panela, pastéis, mas também degustava com prazer os mais diversos pratos da cozinha internacional, desde que tivesse à mesa um bom papo, o seu tempero predileto para qualquer refeição. De preferência, entabulado com alguém que demonstrasse a mesma fome pela vida que ele, como o poeta chileno Pablo Neruda, com quem costumava saborear frutos do mar acompanhados de vinho branco.

A lembrança da revista decorreu da comemoração de seu centenário, transcorrido semanas atrás. Mas ideia de contar a história gastronômica do poeta em livro partiu de Luciana de Moraes, filha de Vinícius, que buscou reproduzir as lendárias ceias de Natal na casa dos avós paternos. Depois da morte de Luciana, em 2011, Edith Gonçalves, 57, sua companheira por 23 anos, assumiu o projeto ao lado da chef e produtora gastronômica Daniela Narciso.

O livro Pois sou um bom cozinheiro é dividido em três grandes momentos: A Casa, que traz receitas desde os sabores da infância e os almoços em família até a fase adulta com os pratos que Vinicius gostava de preparar; depois A rua, onde entram receitas e histórias dos lugares por onde Vinicius passou, morou e gostava de frequentar com os amigos; e por último A obra, capítulo que traz receitas de pratos citados na obra do poeta e interpretados por Chefs renomados e começa com uma brincadeira, na qual Alex Atala interpreta a famosa Receita de Mulher.

Publicado pela Companhia das Letras em Outubro de 2013, o livro traz 98 receitas, 290 páginas, 25 Chefs convidados, muitos poemas e receitas originais de família ou dos restaurantes que Vinicius frequentava.

Gastronomia itinerante

Na programação de seu lançamento, o livro passa por um festival gastronômico itinerante, passeando por restaurantes de todo o Brasil, a começar pelos chefs que participaram, apresentando menus inspirados em Vinicius de Moraes.

Em Curitiba, o evento será realizado no Atelier Bistrô e Bar, a partir desta terça-feira (03), devendo se estender até o fim da semana. A noite de abertura contará com a presença de Daniela Narciso, que virá à cidade especialmente para a ocasião.

O menu selecionado pelo chef João Calmon terá de entrada Bolinho de aipim e bacalhau com ovinho de codorna estalado; Lombinho de porco defumado e tostadinho com inhame e couve mineira, como prato principal  e, de sobremesa, o famoso Pudim de pão. Para beber, raspadinha de whisky ou uma dose “em copo alto com pouca água e muito gelo”, como o poeta apreciava.

Os clientes que pedirem o menu – no valor de R$60 por pessoa (R$70 com a opção alcoólica) – poderão adquirir o livro a preço especial.

 

 

Atelier Bistrô e Bar

Alameda Augusto Stelfeld, 1527 – Bigorrilho

Fone: (41) 8808-2232

E-mail: contato@atelierbistroebar.com.br

 

=-=-=-=-=-=

Entre em contato:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]