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L’Épicerie agora é mais que um bistrô. É Maison e lança cinco sabores de geleias
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O kit de geleias da Maison L’Épicerie, que está sendo lançado no mercado. (Foto/ Anacreon de Téos)

Que o L’Épicerie é o ícone da gastronomia francesa em Curitiba não há a menor dúvida. Desde os seus primeiros tempos, em 2007, o pequeno bistrô instalado ali no Bigorrilho não mudou praticamente nada, oferecendo pratos franceses clássicos, com uma ou outra variação em sugestões do dia ou eventos especiais.

Gustavo Alves e Fanie Delatte – esse casal franco-brasileiro que tão bem soube equilibrar os sabores para apresentá-los aos curitibanos – construíram o conceito do restaurante em torno da qualidade dos produtos, dos sabores dos pratos e da maneira de bem receber. E, desde sempre, raras são as noites em que não há ocupação plena da casa.

Tempos atrás, quando escrevia os textos finais do livro Marca de Chef, lançado pela Gazeta do Povo, tive um contato mais frequente com Gustavo (e com os demais treze chefs focados no livro), trocando ideias não apenas sobre as receitas por ele apresentadas para a publicação, mas sobre outros assuntos correlatos à gastronomia.

Descobri, por exemplo, que ele mantinha algumas experiências com a cozinha molecular, que estava, então, em seu auge. E que, invariavelmente, também realizava incursões por outras áreas que não necessariamente à proposta por seu bistrô. Mesmo que continuasse, como até hoje, fiel à linha clássica da cozinha francesa.

“Ninguém pode estagnar” – era o que me dizia, disposto a preencher o espaço do dia que o restaurante, que só abre para o jantar, não consumia. E foi assim que ele, o chef, e Fanie, a restauratrice, começaram a amadurecer a ideia de produzir alternativas – abolindo, de imediato, uma das primeiras ideias que surgiu, a de abrir outro restaurante, pelo alto custo do investimento e por ser impossível de dar conta de fazer tudo bem feito.

O que começou a pegar foi a ideia de reproduzir aqui uma prática muito comum na França: utilizar o nome de conceito para produzir e comercializar comida pronta, sem ser congelada, de boa qualidade. Produtos esterilizados, sem conservantes, como sopas, molhos e geleias.

E assim, muito pé-no-chão, começaram pelo que seria mais simples: as geleias. É o primeiro produto da Maison L’Épicerie, com todo o processo de identidade visual desenvolvido pela Komm Design Strategy, especialista na área e com muitos clientes de sucesso no segmento.

Então, tudo acertado, os primeiros produtos da Maison L’Épicerie estão chegando ao mercado. São cinco sabores de geleias: Figo, Framboesa, Mirtillo, Morango e Tomate – que, para quem não sabe, também é uma fruta e sempre proporciona doces incríveis. As geleias são comercializadas em dois tamanhos, com embalagens de 140g (R$ 19 cada) e num kit com os cinco sabores em pequenos vidros de 40g (R$ 38) – este uma ótima indicação para presente a um gourmand.

Como esse só foi o passo inicial, outros projetos já estão em andamento, em fase de testes e análises laboratoriais. E já há uma previsão de lançamento de três molhos para o início de 2015. São justamente os molhos mais consumidos no bistrô: poivre, mostarda de Dijon e Demiglace. A seguir serão lançadas três ou quatro sopas, que também já estão sendo testadas.

De momento as geleias estão sendo vendidas somente no restaurante ou por encomenda pelo e-mail maison@lepicerie.com.br. É quase que uma fase experimental, pois o feed back da venda do produto e as primeiras reações dos clientes servirão para estabelecer os conceitos finais antes de ampliar a comercialização para as grandes redes e outros pontos de venda.

 

 

L’Épicerie – Bistrot Français

Rua Fernando Simas, 340 – Bigorrilho

Fone: (41) 3079-1889

 

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