• Carregando...
Mukeka agora tem três chefs. E são três feras
| Foto:

O restaurateur Fabrício Dantas com os chefs Ivan Lopes, Ivo Lopes e Rodrigo Martins, que agora comandam, juntos, a cozinha do Mukeka. (Foto/ Divulgação)

Deu na imprensa: Mukeka tem agora Rodrigo Martins comandando a cozinha. Certo? Certo.

Mas será? Mukeka tem agora Rodrigo Martins comandando a cozinha. Certo? Errado. Ou, melhor dizendo, mais ou menos certo.

Rodrigo Martins assumiu mesmo a cozinha do Mukeka Cozinha Brasileira no último dia 5, mas acontece que não estará sozinho na nova empreitada. Serão três os responsáveis pela cozinha da casa, pois, além dele, os irmãos Lopes, Ivo e Ivan, acabam de assinar contrato para o trabalho em conjunto que já começou.

Rodrigo, Ivo e Ivan passaram o domingo reunidos com o restaurateur Fabrício Dantas, traçando planos para o futuro. Futuro imediato, que já começa nesta segunda-feira (09), com a exclusão de alguns pratos do cardápio da casa e a proposta de sugestões do dia, enquanto o novo menu vai sendo concebido. A cada dia haverá uma nova proposta, que, conforme a aceitação dos clientes, poderá entrar na nova ementa.

A primeira sugestão, desta segunda-feira, será uma Moqueca de pirarucu com banana-da-terra e palmito pupunha ao molho iemanjá, com pirarucu fresco vindo do criadouro de Miracatu (na BR-116, entre Curitiba e São Paulo). O peixe e cozido na manteiga de garrafa, limão e dendê e o Molho Iemanjá leva, entre outros ingredientes, gengibre, suco de laranja e água de coco. Na finalização, curry, manteiga de garrafa, leite de coco e pimenta dedo-de-moça. O prato será oferecido a R$ 71 para uma pessoa e a R$ 127 na porção para duas pessoas.

Esta mesma moqueca será o tema da aula-show também desta segunda, no Estúdio Bom Gourmet Pátio Batel. E o que deveria ser uma aula isolada de Rodrigo Martins, terá, pela primeira vez, juntos, os três novos comandantes do Mukeka, ensinando, a partir das 19h30, o passo a passo da especialidade e ainda dar dicas de combinações. E é bom lembrar: é de graça.

MasterChefs e muito mais

Os planos de Fabrício Dantas para o futuro da casa não param na montagem desse supertime de chefes de cozinha. Vão muito além disso, a começar pela proposta de trazer, a cada mês, um integrante do programa MasterChef Profissionais para parceria com o cozinheiro da casa, como ocorreu em dezembro, com o grande sucesso da presença no restaurante do chef Dário Costa, que dividiu a cozinha com Ivo Lopes e forçou o restaurante a abrir duas sessões extras para atender a demanda de interessados.

Os novos convidados virão a partir de fevereiro (dia 14) e a primeira atração está em fase final de negociação. Não é possível adiantar o nome, mas há uma boa pista: será uma mulher a cozinhar junto com Ivo, que, também como ex-integrante do programa da TV Bandeirantes, será sempre o anfitrião de seus companheiros de tantas jornadas.

Além disso estão sendo programados eventos especiais e jantares temáticos, como o que ocorre todas as quintas-feiras, na parceria com a Cervejaria Bodebrown, propondo a perfeita harmonização da cozinha da casa com a variação das cervejas apresentadas.

Cozinha da casa que continuará investindo cada vez mais na proposta dos sabores brasileiros, o grande mote que seduziu Ivan Lopes a deixar o comando da gastronomia do restaurante Terra Madre para assumir as panelas do Mukeka, inaugurado em 2013. Deixaria o cargo em agosto de 2015 por desentendimentos com os antigos sócios, hoje não mais no empreendimento.

Parceria antiga

Ivan, Rodrigo e Ivo em evento no Terra Madre, em 2012. (Foto/ Arquivo)

Rodrigo Martins e Ivo Lopes já se conhecem há muito tempo. Muito tempo mesmo, vinte anos, pois, enquanto Martins chegava a São Paulo para trabalhar com o chef francês Laurent Suaudeau, Lopes deixava o Locanda Della Mimosa, em Petrópolis (do chef Danio Braga, que chegou a comandar, como consultor, o Capoani, em Curitiba, depois de Flávio Frenkel), para a cozinha do Roma Jardins, do pai de Paulo Barros, que também viria a ser chef famoso.

O primeiro trabalho dos dois juntos foi em 1999, no Restaurante Brooklyn, onde Rodrigo Martins era o chef da brigada que tinha Ivo na praça de risotos e massas e outro iniciante, Jefferson Rueda (hoje em pleno sucesso n’A Casa do Porco Bar, que só tem carne de porco no menu) era responsável pelas carnes. Foi nessa época que Ivan Lopes – irmão mais novo de Ivo – chegou. Era ajudante de farmácia, queria ingressar na profissão e ganhou a chance de trabalhar com a turma, aprendendo aos poucos. Acertou a mão e de lá foi para Visconde de Mauá, no Rosmarinus, que existe até hoje.

Martins e Ivo Lopes ganharam a opinião pública paulistana dali em diante. Rodrigo fez dupla com Rueda do Pomodori e Ivo foi trabalhar ao lado de Paulo Barros, no Due Cuochi, que hoje tem várias casas e ainda mantêm no cardápio algumas criações do chef.

A chegada dos três a Curitiba se deu por conta do trabalho no Grupo Vino!, que teve Rodrigo Martins como seu chef consultor. Para a inauguração do Ristorante Terra Madre, em 2005, Ivo Lopes veio para comandar a brigada, enquanto Ivan chegava para ser o tournant, função que exige profissional com conhecimento de diversas áreas na cozinha, pois ele substitui os cozinheiros nos diferentes setores em dia de folga ou quando falta algum. Um ano depois Ivo saiu, veio outro chef, mas logo em seguida Ivan assumiu a cozinha, onde permaneceu até aceitar o desafio de comandar o Mukeka.

Em 2012, na comemoração dos sete anos do Terra Madre, os três cozinharam juntos, num jantar memorável, registrado aqui no blog.

Primeiras ações

Rodrigo Martins, Ivo Lopes e Ivan Lopes já estão trabalhando juntos, mas nenhum deles assume importância maior na hierarquia do restaurante. Os três têm o mesmo peso em decisões e opiniões, embora nos próximos dias Martins esteja mais presente que os irmãos, pois estes ainda têm de saldar alguns compromissos assumidos como consultores de várias casas e como responsáveis por eventos em restaurantes de vários pontos do país.

Mas é só o tempo de descarregar as agendas para que a parceria dos três seja novamente consolidada e o curitibano materialize uma ótima opção na guinada da gastronomia nacional, que já vem chancelando o Mukeka Cozinha Brasileira nos últimos tempos.

Mukeka Cozinha Brasileira

Rua Machado de Assis, 417 – Juvevê

Fone: (41) 3156-3028

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]