• Carregando...
Olivença, restaurante de cozinha ibérica, vai ser inaugurado em Curitiba
| Foto:
Hélio Loureiro

O chef português Hélio Loureiro será o mentor da cozinha do Olivença, a ser inaugurado em Curitiba.

Está em Curitiba uma das maiores estrelas da cozinha ibérica. O chef português Hélio Loureiro desembarcou nesta sexta-feira (16)  para elaborar e assinar o cardápio de um novo restaurante do grupo Vino!, o Olivença, que deve ser inaugurado ainda neste mês de agosto. Elaborar é maneira de dizer, pois a tecnologia hoje permite que tudo seja feito à distância. O menu já está fechado e o chef veio a Curitiba para implantá-lo e para começar a treinar a brigada de trabalho.

Loureiro é chef do Hotel Palácio Porto, na cidade de mesmo nome, e possui um extenso currículo de banquetes para a presidência da república portuguesa e outros chefes de estado europeus, além de comandar um programa de TV e coordenar a gastronomia da seleção de futebol do seu país.

O Restaurante Olivença vai funcionar em um imóvel que não tem sido muito generoso com aqueles que ali se estabelecem – e por isso o desafio é ainda maior. Fica ali na rua Teixeira Coelho, no Batel, onde existiu por algum tempo a Forneria Belluna, que trocou de mãos e de estilo sem conseguir sobreviver muito tempo. Foi sucedida pelo Dop Cucina, restaurante muito bom tocado pelos irmãos Roberto e Eduardo Cartaxo e que, apesar do bom movimento, fechou suas portas há pouco mais de três meses.

Gilberto Prado 7

Gilberto de Paula Prado vai tocar a cozinha do Olivença.

O imóvel foi completamente reformado, com projeto da arquiteta Claudia Pereira, e o restaurante terá a proposta de uma cozinha inspirada na gastronomia de Portugal e Espanha, cozinha ibérica. E aí se explica a escolha do nome, pois Olivença é uma cidade que se situa exatamente na fronteira entre os dois países e que durante séculos foi razão de litígio entre os vizinhos. Atualmente é um território português, mas administrado pelos espanhóis.

Hélio Loureiro vem apenas para montar o cardápio e acompanhar a abertura da casa, prestando consultoria a partir daí. Para executar os pratos criados pelo chef português a responsabilidade será de Gilberto Prado, que nem precisará de muito esforço para reconhecer o novo local, pois era ele o responsável pela cozinha do DOP Cucina, que ali funcionava.

Boa expectativa, portanto, para o que possa vir de melhor para a gastronomia curitibana.

 

=-=-=-=

 

Entre em contato:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]