• Carregando...
Os espumantes da Villaggio Grando se superam a cada ano. Saiu a safra 2015
| Foto:

Os espumantes Brut e Rosé (de rótulo novo) da Villaggio Grando, safra 2015, que acabam de chegar no mercado. Encarando qualquer um lá de fora a preços atraentes. (Foto/ Anacreon de Téos)

Já declarei aqui minha empatia com os espumantes da vinícola catarinense Villaggio Grando. Estão entre os melhores nacionais, sem dúvida (deste que vos escreve, pelo menos). E agora, no fim de semana, por incrível coincidência, passei ali na Casa da França, que os representa por aqui, para buscar uma ou duas garrafas, e fui surpreendido com a agradável informação: acabara de chegar a produção da safra 2015.

– Qual vai levar, a brut normal ou a rosé?

– À essa altura, curiosidade pesando, ambas.

E não me arrependi, pelo contrário, tive prazer em degustá-las. A primeira, a brut, num jantar na casa de amigos, escoltando um Tartar de salmão com cream cheese (receita infalível do chef Júnior Costa). A outra, a rosé, é uma das minhas favoritas em todos os aspectos – inclusive comparando com espumantes, cavas e outros derivados europeus. E agora ainda de novo visual, rótulo preto, mais sóbrio, mais introspectivo, mais presente.

São dois espumantes bem diferentes entre si. Lançado em 2010, o Brut é elaborado a partir das uvas Pinot Noir, Pinot Meunier e Chardonnay. É produzido pelo método charmat, espumantizado, mantendo sua cor leve e sua perlage extremamente fina e intensa. Tem 11,5% de álcool e não estagia em carvalho. Evoluiu bem em relação às safras anteriores, com um residual menor de açúcar. Está convidativo.

Já o Villaggio Grando Brut Rosé é resultado da combinação das uvas Pinot Noir e Merlot, produzido pelo método charmat (mas ninguém diz não parecer champagne) e com teor alcoólico de 11,5%. Também sem estagiar em barris de carvalho, tem cor límpida e rosada, com perlage fina, linda e intensa. Frutado, levemente floral, tem alguma coisa de morango e goiaba nos aromas e, na boca, um frescor cativante. E nesse 2015 está ainda mais acentuado, com uma cremosidade inerente aos melhores espumantes.

Os preços são muito convidativos, R$ 39,90 o Brut e 42,90 o Rosé. E fazem páreo (com vantagem em boa parte dos casos) para muitos importados que às vezes pegam pelos nomes ou pela impostação do sotaque de quem apresenta.

Casa da França

Rua Pasteur, 155 – Batel

Fone: (41) 3224-2944

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]